Clima: Nuvens e Tempo Atmosférico



Objetivos
- Observar mudanças na atmosfera (tempo meteorológico).
- Registrar e perceber algumas variáveis do tempo e do clima.
- Trabalhar com dados, gráficos e mapas meteorológicos.
- Identificar as relações entre tempo e clima.

Olá pessoal!!! Tudo Bem??? 
Na aula de hoje vamos aprender uma forma prática e prazerosa de estudar o tempo atmosférico. Essa nossa aula vai servir de base para a pratica de uma aula extra-sala, isto é, para uma aula de campo.

NOÇÕES PRELIMINARES
Influenciado pela sistemática de Lineu, para classificar plantas e animais, L. Howard, em 1803, produziu o primeiro sistema de classificação das nuvens realmente utilizável. Contribuiu muito, para sua aceitação geral, não só o uso de uma terminologia latina, muito em moda na época, como a constatação científica de que as mesmas formas de nuvens aparecem sobre toda a Terra. 

O motivo dessa aula de campo é devido a dificuldade que os alunos tem sobre a climatologia, até porque os livros didáticos os conteúdos desse assunto aparecem como um somatórios de informações variadas a serem memorizadas, retratando o clima como estado médio da atmosfera.    

Uma das maneiras de entender o tempo atmosférico de um lugar é observar as nuvens presente no firmamento, isso vamos fazer durantes uma semana de forma impírica observando a sucessão dos tipos de tempo no patio de nossa escola. OK!! 

Estão vamo lá!!!

a) Atividade em sala de aula.
Para iniciamos a nossa observação climatológicas vamos primeiro conhecer os principais tipos de nuvens. e compreender o que cada um desses tipos siginificam.  
Veja a gravura abaixo:







Na classificação internacional das nuvens incluem -se dez gêneros, cujos nomes, aportuguesados na sua grafia (embora seja de uso quase universal a grafia latina), são:
1) Cirros    Ci  (vem de cirrus, cacho de cabelo, franja    como a penugem de aves  —)  são as nuvens mais altas, são delicadas, brancas, fibrosas, geralmente esbranquiçadas, com aspecto de penas ou flocos de lã.
Para alguns, lembra um “rabo de galo”. Pairam à altura média de 9 km.

2)  Cirrocúmulos    Cc  aparecem sob forma de bolinhas muito pequenas e brancas, ordenadas em bancos ou campos de nuvens. São também constituídas por cristais de gelo, mas aparecem raramente.

3)  Cirrostratos    Cs  mostram-se como véu esbranquiçado, fibroso ou liso, mais espesso que os cirros, constituído predominantemente por cristais de gelo.

4)  Altocúmulus    Ac  são  as nuvens denominadas vulgarmente de “carneirinhos”, como que novelos, habitualmente formadas por gotas de água líquida, com os bordos claros e zonas sombreadas no interior, reunidas em faixas alongadas.

5)  Altostratos    As  são, na maior parte das ocorrências, nuvens em forma de véu uniforme, cinzento-azulado, raramente fibroso, através das quais o Sol e a Lua surgem enfraquecidos na sua luminosidade, como se os víssemos por um vidro fumaçado. Os altostratos contêm gotículas de água e cristais de gelo, além de flocos de neve e gotas de chuva.

6) Nimbostratos    Ns  : espessas camadas de nuvens cinzentas -escuras, que tapam por completo a Lua ou o Sol e cuja base inferior é reforçada por nuvens esfarrapadas, que dão chuva ou neve contínuas. A precipitação pode não atingir o solo, por se evaporar antes. Os nimbostratos compõem-se, como regra geral, de gotas de água em temperaturas mais baixas que aquela em que ocorre a solidificação (chamado fenômeno de sobrefusão), gotas de chuva, flocos e cristais de neve, o u de uma mistura de formas sólidas e
líquidas.

7) Estratocúmulos    Sc  : nuvens brancas ou cinzentas, de formas arredondadas, dispersas ou reunidas em bancos, mas sempre distribuídas por uma camada horizontal pouco espessa. No inverno podem cobrir o céu, a que dão um aspecto ondulado. Elas contêm partículas de gelo misturadas com as gotas líquidas.

8)  Estratos    St  (vem de stratus, isto é, espalhado como um lençol)  são nuvens típicas dos crepúsculos.
São baixas, alongadas e horizontais. Aparecem em camadas uniformes, sem estrutura visível (aparentando nevoeiro bem alto). São constituídas por gotas de água ou, se a temperatura for muito baixa, por partículas de gelo; sua precipitação característica é o chuvisco (precipitação muito uniforme em que as gotas de água, numerosas e pequenas, parecem flutuar no ar, cujos movimentos acompanham).

9)  Cúmulos    Cu  (vem de cumulus, que quer dizer, montão de nuvens)  são nuvens arredondadas no topo, majestosas, com o aspecto de montanhas de algodão, de base plana e quase  horizontal. Indicam bom tempo e distam 1 a 2 km da superfície do solo. Quando na parte superior dos cúmulos muito desenvolvidos se forma a  bigorna,  constituída por granizo, neve ou gelo, obtém-se um novo tipo de nuvem, o Cumulonimbo – Cb.

10)  Nimbos    Ni  (vem de nimbus, nuvem)  são nuvens espessas e escuras; geralmente desfazem-se em chuva. Situam-se a menos de 2 km de altura.
Clima: Nuvens e Tempo Atmosférico Clima: Nuvens e Tempo Atmosférico Reviewed by Gilvan Fontanailles on novembro 20, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!