Assunto: Espaço Geografico

Objetivos da aula:


OláPessoal!! Tudo bem? Hoje falaremos sobre noções básicas de algumas categorias geoespacias. Nessa aula você vai aprender diferenciar os principais conceitos da ciência geográfica.

NOÇÔES PRELIMINARES:

Toda ciência é formulada por conceitos. A linguagem geográfica necessita da formulação de conceitos-chave como pré-requisito para a análise dos fenômenos geográficos. Tomando a sociedade como objeto de estudo da Geografia apontamos seus 5 conceitos fundamentais:
- LUGAR (espaço cotidiano);
- PAISAGEM (porção do espaço que vejo e sinto);
- ESPAÇO GEOGRÁFICO (espaço transformado);
- TERRITÓRIO (espaço de poder);
- REGIÃO (espaço diferente).
Todos eles guardam forte grau de parentesco entre si, pois todos se referem a ação humana modelando o Espaço. São ferramentas de análise do espaço geográfico.

O Objetivo da geografia é o estudo do espaço, espaço este físico e social, ou seja, o espaço geográfico, buscando determinar uma compreensão das transformações que alteram e condicionam esse espaço de inter-relações humanas. A palavra geografia vem do grego e significa “descrição da terra”. Durante vários anos, os especialistas dessa ciência restringiram-se a descrever a paisagem, estudando o espaço como algo estático à sociedade.

Contudo, com a evolução da geografia, houve uma mudança de foco de estudo, em que pode se perceber que a análise do espaço vai além da descrição da paisagem, inserindo-se dentro do contexto da análise das relações humanas, entende-se assim que a sociedade participa ativamente da construção do espaço através do trabalho.


Espaço Construído Pelo Homem: são os espaços resultantes da ação antrópica (humana). Esse espaço se transforma pela ação do homem sobre o meio. Exemplos dessa ação são facilmente percebidos no meio ambiente em que vivemos, como nos casos das residências; “shopping centers”; indústrias; dentre outros. Esse espaço pode ser chamado de paisagem cultural

Espaço Construído Naturalmente: esse espaço é determinado por fatores físicos e naturais (ventos, chuvas, temperatura, movimentos internos...). Esses fatores formam a paisagem natural. Exemplos: ilhas, chapadas, dentre outros.

O espaço geográfico é formado pela paisagem natural associado ao meio social, que cresce a cada dia e se torna mais dinâmico. Podemos caracterizar a paisagem como uma “fotografia”, e o espaço geográfico como uma sucessão dessas fotografias, “um filme”.

A sociedade determina a construção do espaço através do trabalho, esse fator ocasiona as diferentes formas de lugar presentes no espaço, no sentido de que o ambiente construído é gerado através de fatores típicos do grupo que vivência o lugar. 

A modificação no espaço geográfico, a qual é realizada pela sociedade, está se tornando cada vez mais intensa. Grande parte das vezes essas transformações têm acarretado grandes prejuízos para o ambiente e para a própria sociedade, por ser feita sem um planejamento eficaz. A ação do homem sobre o espaço se tornou tão intensa que hoje já é possível determinar que não exista mais paisagens plenamente naturais (primeira natureza), pois o homem, direta ou indiretamente, já interferiu no ambiente. Essa interferência é fácil de ser notada, como o desmatamento e o aumento das áreas de deserto; as mudanças climáticas; o buraco na camada de ozônio, dentre outros.
Assunto: Espaço Geografico Assunto: Espaço Geografico Reviewed by Gilvan Fontanailles on março 08, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!