LISTA 01 – Embriologia Animal: Blátulação - AULA 02



RESUMO TEÓRICO
OBJETO DO CONHECIMENTO
Assunto: Embriologia Animal- Blátulação
Nessa aula vamos falar um pouco mais sobre segmentação especificamente sobre blástulação, galera partindo do que você viu na aula passada a mórula então vai entrar no segundo processo na sequência de desenvolvimento do embrião, a blastulação. Ou seja, A partir do estágio de formação da mórula, o que vai acontecer nesse novo estágio embrionário é que embora as células estejam se dividindo elas também iniciam um processo de produção de um líquido que acaba  sendo concentrado no meio da estrutura da mórula, empurrando as células para as extremidades formando um círculo como você pode observar na figura abaixo,


BLASTULAÇÃO
Após a sua formação, a mórula irá começar a absorver líquidos do meio e este líquido será retido no interior de uma cavidade interna que se forma na blástula, o segundo estágio do desenvolvimento embrionário do anfioxo.

A blástula é formada por uma camada única de células, a blastoderme, que envolve uma cavidade central e fechada, a blastocele. Note que, como a segmentação do zigoto foi total e desigual, a blastoderme é formada por micrômeros e macrômeros.


Após a formação da Blástula, essa nova estrutura embrionária, passa a sofrer algumas divisões celulares diferente nas suas camadas. Por quê?  Isso ocorre porque a sua camada externa ela se divide mais rápido em relação a camada interna gerando um processo de INVAGINAÇÃO.

Que vai se tornando mais intenso

Até chegar ao um estágio de GRASTULA


EXERCÍCIOS RESOLVIDO
1ª Questão: FCC-SP No desenvolvimento embrionário de certa espécie,um embrião de 30 horas é constituído por centenas de pequenas células que limitam uma cavidade preenchida por um líquido. Isto significa que, nesse intervalo de tempo, o embrião terminou a fase de:

a) clivagem e chegou à fase de mórula.
b) mórula e chegou à fase de blástula.
c) mórula e chegou à fase de gástrula.
d) blástula e chegou à fase de gástrula.
e) blástula e chegou à fase de clivagem

Comentário:
A partir do estágio de formação da mórula, o que vai acontecer nesse novo estágio embrionário é que embora as células estejam se dividindo elas também iniciam um processo de produção de um líquido que acaba  sendo concentrado no meio da estrutura da mórula, empurrando as células para as extremidades formando um círculo, ao começar a absorver líquidos do meio e este líquido será retido no interior de uma cavidade interna que se forma na blástula, o segundo estágio do desenvolvimento embrionário do anfioxo.

2ª Questão: (UFSE) Um embrião esférico, constituído por uma única camada de pequenas células que circunda uma cavidade preenchida por um líquido, está na fase de:
a) zigoto.
b) mórula.
c) gástrula.
d) nêurula.
e) blástula.

Comentário:
Alternativa “e”. A blástula é uma estrutura formada por uma camada de célula (blastoderme) que delimita uma cavidade interna cheia de líquido denominada blastocele.

Alguns autores consideram a camada interna que se forma durante a gastrulação como mesentoderme, que mais tarde originará a endoderme e a mesoderme. Outros já a consideram como endoderme, pois está em oposição à ectoderme.
A segmentação ou clivagem consiste no processo de divisão da célula-ovo (ovo)onde ocorre uma série de divisões mitóticas produzindo células denominadas blastômeros, culminando com o aparecimento da blástula. Com o aparecimento da mórula as divisões prosseguem e as células centrais começam a se deslocar para a periferia, produzindo uma cavidade central cheia de líquido. Ao final do processo surge a blástula, com uma camada externa de células denominada blastoderme e um espaço interior denominado blastocele, contendo líquido (vitelo).


3ª Questão: Nos seres humanos, por volta do quarto ou quinto dia de desenvolvimento, observa-se a formação de uma cavidade cheia de líquido no embrião. O surgimento dessa cavidade marca o início da fase de:
a) gástrula.
b) clivagem.
c) nêurula.
d) blástula.
e) feto.

Comentário:
Alternativa “d”. Na fase de blástula, o embrião é chamado de blastocisto e a cavidade cheia de líquido é chamada de blastocela.

4ª Questão: (Uespi) O momento da implantação do embrião no útero ocorre aproximadamente

a) 3 dias após a fecundação no estágio de mórula.
b) 5 dias após a fecundação no estágio de gástrula.
c) 6 dias após a fecundação no estágio de blastocisto.
d) 12 dias após a fecundação no estágio de blástula.
e) 2 dias após a fecundação no estágio de mórula.

Comentário:
Alternativa “c”. No estágio de blastocisto, ocorre o processo de nidação, em que acontece a implantação do embrião na mucosa uterina.
LISTA 01 – Embriologia Animal: Blátulação - AULA 02 LISTA 01 – Embriologia Animal: Blátulação - AULA 02 Reviewed by Gilvan Fontanailles on abril 24, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!