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Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


30/11/2016

DEMOCRACIA e CIDADANIA


Fala galera! Tudo bem? na aula de hoje vamos falar um pouco sobre os conceitos de democracia e cidadania, compreender o sentido de democracia em direfentes sociedades relacionada com o termos cidadão/cidadania! Show !!!!⛹ Então vamos lá!

 DEMO/CRACIA palavra de origem grega → DEMOS  (povo) +  KRATOS (poder)
É importante você saber que o conceito de Democracia e Cidadania são coexistentes.

O termo Democracia surgiu na Gcia antiga, século V a.C. A Democracia é, assim um regime 'político' (polis =cidade) que supõe o governo direto ou indireto da população mediante eleições regulares nos município, estados ou país.
Já o conceito de "CIDADÃO" na Grécia antiga tinha uma conotação diferente dos dias atuais. Por exemplo:

CIDADÃO seria os nativos da cidade, nascidos homens em Atenas, filhos de pai e mãe atenienses, adultos e que fossem proprietários de terras e após servir o exercito.
NÃO CIDADÃO → mulheres, jovens e criança, escravos estrangeiros(eram excluídos socialmente em seus direitos).

PERGUNTA: havia democracia na Grécia antiga? Sim! Mas não tão real quanto parece.

Direito e Deveres → Esse termo de igualdade só aparece séculos depois com a Revolução Francesa no final do século XVIII, e foi só a partir dai que os homens passam a ser vistos juridicamente iguais

A ideia da frase da Democracia como sendo o exercício do povo, pelo povo e para o povo aparece no Final do Século XIX nos EUA com Abraham Licoln  Presidente dos EUA. A ideia central da frase é a de participação popular como exercício político.
Vamos pensar em algumas palavra que nos lembram a ideia do sentido de participação popular.
-Voto    - liberdade de impressa  - liberdade de associação 
- Igualdade   - Direito     - sindicalismo – pluripartidarismo etc...
  
Observe que essas palavras estão ligadas a ideia de democracia (não existe essa ação em outro modelo de político de governo).
-Por que?????
Porque elas representam ações que possibilitam a participação do povo como reconhecimento de garantia de igualdade, de justiça, de isonomia, pois de certa forma, desrespeita a ideia de democracia.

Como assim???
Participação popular = Democracia
Exemplificando:

- A questão do racismo (cotas nas universidades) 
- Preconceito ou discriminação (bunllying na escola, relacionado a homossexuais, negros, etc.. ou a inda no mundo trabalho.

CONCEITO DE CIDADÃO → Aquele que está no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado!
SIGNIFICADO DE DEMOCRACIA:  Poder do povo/Governo do povo → depende do período histórico e da sociedade que se tem como referencia, com suas diferenças e ideologias.

DEMOCRACIA E SUAS VERTENTES(derivações):
em algumas sociedades, a ideia de democracia concerne apenas;
- a esfera política(Vota e ser votado) como é no caso do Brasil.
- a vida econômica (participação do orçamento publico) como em algumas cidades brasileira como Fortaleza.
- social (decisão de leis públicas e privadas).
- Cultural (opinar sobre os espaço, onde serão instalados teartros, cinemas).
- lazer (participação na construção e/ou reformas de praças).

CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA UM GOVERNO DEMOCRÁTICO.
          Direitos (educaçã, saúde, segurança, habitação) e Deveres iguais, qualquer que seja a sua classe social, seu genêro(masculino ou feminino), sua etnia(branco, negro índigena) etc..   
                               

Galera! Esse tema que estamos estudando vai tratar de todas essas problemática que assolam a nossa democracia.
Agora como você poderia tratar desse tema se ele fosse cobrado em uma redação do Enem? No caso de uma redação. Digamos que o tema trabalhado fosse o de liberdade de impresa. Você poderia desenvolvê-la a partir da ideia que a impresa é um aparelho social mediador (por natureza) entre os atos políticos e as manifestações populares em nossa sociedade atualcomo vei sendo nesses ultimos anos, ou ainda como orgão da sociedade que faz critica aos atos políticos!


ATIVIDADE PROPOSTA:

1ª Questão:(PITÁGORAS) Leia o texto a seguir e responda ao que é proposto.
A Constituição de 1934 consagra o princípio da soberania popular segundo o qual “todo poder emana do povo e em seu nome será exercido”. A Constituinte de 1988 preferiu declara que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

a) EXPLIQUE a diferença entre os termos Constituição e Constituinte.

b) COMPARE os enunciados das Constituições de 1934 e 1988 acima. Qual o significado da mudança do texto?


c) (PITÁGORAS) DESCREVA a diferença entre democracia direta, representativa e participativa.


2ª Questão: Cite três exemplos de participação popular no poder, além do voto, que contribuem para a efetivação do direito de cidadania.



GABARITO:

Questão:  
a) Constituição se refere à Carta Magna, e Constituinte aplica-se à assembleia, à reunião de parlamentares encarregados de construir a Constituição.

b) A Constituição de 1934 consagra o princípio da soberania popular que diz: "todo poder emana do povo e em seu nome será exercido", caracterizando que o povo terá seus representantes no poder. A Constituição de 1988 preferiu declarar que "todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos diretamente, nos termos desta Constituição", mostrando-se que, além do representante, o povo pode exercer o poder diretamente, sem intermediários.  

c) 
2ª Questão:
São entendidos como exemplos possíveis para participação direta:
- Plebiscitos
- Referendos
- Consultas populares
- Projetos de iniciativa popular
- Orçamentos participativos
- Conselhos gestores para políticas públicas

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