GABARITO: D – 1: Identificar as principais características entre as regiões brasileiras




1ª Questão: Todos os itens trazem a realidade que diz respeito a fome e seus percentuais alarmantes no NE do Brasil. Também apresentam o nosso passado colonial escravagista com os primeiros miseráveis da nossa história com continuação até nossos dias.

2ª Questão:  A Região Nordeste é a principal área de repulsão do país, sendo todas as sub- regiões zonas de migrações.

Resposta correta: “C”

3ª Questão: O Brasil ainda adota uma política natalista ou populacionista devido aos fatores religiosos e políticos.
Os maiores índices de pobreza estão localizados nas  regiões norte e nordeste do Brasil.
Resposta correta: “A 

4ª Questão: A criação do Estado de Tocantins, a partir do desmembramento  do Norte de Goiás,  ocorreu em 1988
Resposta correta: "C"

5ª Questão: O Nordeste não é uma região homogênea sob o aspecto natural, possui desde florestas equatoriais no oeste do Maranhão, até as formas xerófitas no sertão.

Resposta correta: "D"

6ª Questão:  A seca não é a única responsável pela pobreza e miséria. As desigualdades sociais, fome e miséria são consequências de fatores políticos, econômicos de cunho histórico.

Resposta correta: "C"

7ª Questão: A partir de 1988, o Brasil passou a possuir 26 Estados e 1 Distrito Federal. Os territórios do Amapá e Roraima foram elevados à categoria de Estado. Fernando de Noronha foi incorporado ao estado de Pernambuco e o estado de Goiás dividido, ficando a porção norte denominada de Tocantins, o mais novo estado do Brasil.
Resposta correta: "B"

8ª Questão: A região Nordeste está dividida em quatro sub-regiões:
- Zona da Mata: ocupando a porção oriental da região.
- Agreste: área de transição entre o litoral (Zona da Mata) e o interior (Sertão).
- Sertão: maior das sub-regiões, ocupada pelo domínio do semi-árido e da caatinga.
- Meio-Norte: área de transição entre o Sertão (quente e seco) e a Amazônia (quente e úmida).
Resposta correta: "D"

9ª Questão:   
Os itens abordam a área de ocorrência e os fatores que explicam o processo de desertificação que é ocasionado pela ação conjugada de fatores naturais e a ação antrópica (agropecuária predatória, técnicas erradas de irrigação, etc.)
Resposta correta: "D"


10ª Questão: O mapa das sub-regiões do Nordeste apresenta uma área que abrange o domínio da caatinga e do clima semi-árido, conhecido como nordeste pecuário ou sertão.

Resposta correta: "C"

11ª Questão:    Desde o início da colonização até os nossos dias, a política indigenista adotada no Brasil não preservou suas terras originais, e a sua cultura sufocada pelo domínio imperialista do colonizador branco.
Os mecanismos legais de apoio e defesa do índio, não conseguem assegurar-lhes uma vida digna e a proteção do que lhes pertence de fato, e deveria pertencer de direito, a terra.

Resposta correta: "A"

12ª Questão:  Os indicadores sociais do Nordeste ainda estão longe dos níveis desenvolvidos, apresentando grandes desigualdades sociais, mostrando um verdadeiro bolsão de miséria. Quanto ao processo ambiental, é grande o processo de desertificação e destruição da paisagem litorânea.

Resposta correta: “D”

13ª Questão: Não se deve apontar condições naturais desfavoráveis para a ocorrência da fome, pois é considerado meio uma condição política.
O emprego intensivo de mão-de-obra não é causados da fome, e sim, a falta de emprego.

Resposta correta: “B”

13ª Questão: A região Nordeste apresenta um aspecto heterogêneo no que se refere a sua divisão em subunidades regionais país apresenta: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.

Resposta correta: “C”

14ª Questão: O texto retrata as características do vaqueiro do sertão nordestino.

Resposta correta: “D”

15ª Questão: O único item falso é o 3, pois na constituição de 1988 o que ocorreu foi, a transformação dos territórios de Roraima e Amapá em estados , criação do estado de Tocantins, desmembrado de Goiás e ainda a mudança do território de Fernando de Noronha que passou a ser município de Pernambuco.

Resposta correta: “B”

16ª Questão:  O Nordeste brasileiro apresenta quatro fisionomias naturais, do litoral ao interior:

- Zona da mata (I) Apresenta clima quente e úmido com ocorrência de chuvas (orográficas). Na descida das elevações, a erosão pluvial carrega sedimentos, que juntamente com a desagregação das rochas (calcário, etc.) Formam o solo fluvial massapê.

- Agreste (II) Área de transição climato-botânica, posicionada sobre a Borborema com a predominância da policultura e pecuária intensiva em pequenas propriedades.

- Sertão (III) Área marcada pela aridez do clima semi-árido, chuvas irregulares com a intermitência dos rios e com a presença da caatinga com predominância das cactáceas.

- Meio-norte (IV) Área de transição climática entre o clima equatorial (Amazônia) e o semi- árido (sertão) e a presença da Mata dos Cocais.

Resposta correta: “B”

17ª Questão: A questão aborda o zoneamento geoeconômico do Nordeste, onde, na área 01 do mapa, o Meio-norte, predomina o extrativismo vegetal. Na área 02, o sertão, a pecuária extensiva. Na área 03, o agreste, a policultura comercial e na área 04, a zona da mata, a monocultura açucareira.

Resposta correta: “B”

18ª Questão: O Brasil continua entre os países de maior concentração de renda do mundo.

Resposta correta: “C”

19ª Questão: O único correto é o primeiro item, pois na Amazônia devido à expansão da fronteira agropecuária, é uma das regiões de maiores conflitos fundiários do país.

Resposta correta: “C”

20ª Questão: O processo de industrialização no Brasil, aprofundou as já existentes desigualdades regionais. É nesse momento que surgem ações do Estado criando órgãos de desenvolvimento regional: a SUDENE (1959), SUDAM (1966), Zona Franca de Manaus (1969), dentre outras.

Resposta correta: “C”

21ª Questão:  A última vez que ocorreu alteração na divisão política brasileira foi em 1988, quando foram extintos os territórios de Roraima, Amapá e foi criado o Estado de Tocantins, o território de Fernando de Noronha foi transformado em Parque Nacional Marinho.
Resposta correta: “C”

GABARITO: D – 1: Identificar as principais características entre as regiões brasileiras GABARITO: D – 1: Identificar as principais características entre as regiões brasileiras Reviewed by Gilvan Fontanailles on outubro 28, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!