UVA/2003.1 - Vestibular Comentado Geografia

01ª- Questão:  A fome, drama tão antigo quanto crônico, voltou às manchetes nacionais diante do compromisso do presidente Luis Inácio Lula da Silva, logo após sua eleição, em erradicar o problema. (Diário do Nordeste 10-11-2002).

A miséria espanta em qualquer lugar do mundo, mas no caso brasileiro é moralmente inaceitável porque o Brasil é o mais rico entre os países com maior número de pessoas miseráveis. Isto torna inexplicável a pobreza de milhões de brasileiros.
Analise as afirmativas abaixo.

I - O plano de Lula para erradicar a fome no nosso país chama-se: Fome Zero: Uma Proposta de Política de Segurança Alimentar para o Brasil.
II - Os Estados Nordestinos são os que apresentam maior índice de pobreza do País. Todos, à exceção do Rio Grande do Norte, têm mais de 50% da sua população abaixo da linha de pobreza


III - O primeiro contingente de miseráveis surgidos no nosso país foram os escravos. Mesmo depois da Abolição, eles continuaram vivendo numa situação de pobreza extrema. Essa herança reflete-se até hoje em estatísticas como as taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil, proporcionalmente maiores entre a população negra.

IV - O Maranhão é o estado nordestino recordista em exclusão social. O percentual de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza é de 63%.
Estão corretos:

(A) os itens I,II,III e IV.
(B) somente os itens I e II.
(C) somente os itens III e IV.
(D) somente os itens II e IV.

Tema: Fome
Assunto: Brasil:  desigualdades regionais
Geografalando – COMENTA:

Todos os itens trazem a realidade que diz respeito a fome e seus percentuais alarmantes no NE do Brasil. Também apresentam o nosso passado colonial escravagista com os primeiros miseráveis da nossa história com continuação até nossos dias.


02ª- Questão:  Sobre a urbanização brasileira não é correto afirmar:

(A) A aceleração do processo de urbanização ocorreu principalmente após a Segunda Guerra Mundial, quando também se intensificou a industrialização.
(B) Uma das tendências da urbanização na década de 1970 diz respeito ao aparecimento, no interior, de centros de contato e de intermediação entre as regiões de desenvolvimento urbano-industrial e as áreas de avanço da frente pioneira.
(C) A tendência mais marcante da configuração espacial da urbanização, no período 1970 a 1980, refere-se ao aumento da concentração urbana nos espaços metropolitanos.
(D) O processo de urbanização no período de 1980 a 1990 estabiliza-se, evidenciando um padrão definido na distribuição espacial da população no território nacional.

Tema Urbanização
Assunto: Processo de urbanização brasileira
Geografalando – COMENTA:– COMENTA:
O processo de urbanização brasileira não estabilizou-se entre 1980 a 1990 pois o país ainda apresenta elevado índice de êxodo rural, principalmente nas regiões mais pobres. Além de elevadas desigualdades sociais e regionais.
Resposta correta: “D”

03ª- Questão:   Sobre o clima e a vegetação do Nordeste do Brasil podemos afirmar corretamente:

I - A área de clima semi-árido do Nordeste é conhecida como Sertão.
II - Os brejos são lugares úmidos que aparecem em pleno Sertão semi-árido, localizados no sopé das serras e chapadas.

III - A faixa de terras localizada entre o litoral úmido e o interior semi-árido, na qual chove mais em alguns lugares e em outros chove menos é chamada de Zona da Mata

IV - Cerrado é a mata rala e espinhenta que domina as paisagens do Sertão nordestino

Estão corretos os itens:

(A) I e II
(B) II e III
(C) III e IV
(D) I e IV

Tema: Clima Vegetação
Assunto: Características fitogeográficos do território brasileiro  
Geografalando – COMENTA: – COMENTA:

A Zona da Mata apresenta elevado índice pluviométrico. O cerrado é a paisagem do Centro-Oeste, sendo a vegetação dominante do Sertão nordestino, a Caatinga.  São corretos apenas os itens I e II.
Resposta correta: “A”

04ª- Questão:   Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, localizando os pontos extremos do Brasil.

(A) Ponto extremo norte
(B) Ponto extremo oeste
(C) Ponto extremo sul
(D) Ponto extremo leste

( ) Arroio Chuí - no Rio Grande do Sul.
( ) Nascente do rio Ailã, na Serra do Caburaí - em Roraima.
( ) Ponta Seixas - na Paraíba.
( ) Serra da Contamana - no Acre.

A sequência correta, de cima para baixo é:

(A) A,B,C,D.
(B) C,A,D,B.
(C) D,A,C,B.
(D) B,C,A,D.

Tema: Pontos extremos.
Assunto: Características do território brasileiro
Geografalando – COMENTA: – COMENTA:
A questão aborda os pontos extremos do território brasileiro. Exige apenas a relação correta  entre os itens. Resposta correta: “B”

05ª- Questão:  O Brasil foi marcado, social e territorialmente, pelo processo de colonização ibérico, e até hoje perduram os desafios para construir uma sociedade mais justa, capaz de respeitar seu imenso patrimônio natural.

Analise as alternativas abaixo que tratam sobre o assunto.

I - Os contornos territoriais do Brasil foram traçados, no período colonial, segundo as estratégias formuladas pela Coroa portuguesa, no confronto com as demais potências do mercantilismo.  

II - A ocupação e o povoamento, ao longo do período colonial, se fazem segundo a lógica de empresa mercantil, primário-exportadora, baseada no trabalho escravo.
III - A estrutura social da Colônia foi preservada após a independência, que manteve, por intermédio da monarquia, um Estado unificado territorialmente, fundado no trabalho escravo.
IV - A grande propriedade rural manteve-se durante a industrialização e constituiu-se em um fator de concentração de riqueza, renda e poder que perdura até os dias atuais.
Estão corretos:

(A) somente o item III.
(B) somente os itens II e IV.
(C) somente os itens I e III.
(D) os itens I,II,III e IV.

Tema: Construção do espaço geográfico brasileiro
Assunto: Características do processo de colonização do espaço brasileiro.

CLF – COMENTA:
A  questão  aborda   o   processo  de   colonização  ibérica  com   suas  características  e consequências. Todos os itens convergem para explicar claramente a estrutura social, fundiária, econômica, montado e sustentado pela colonização portuguesa, caracterizando o Brasil como a típica colônia de exploração. Nos dias atuais convivemos com o resultado desse processo: má distribuição de renda, latifúndios improdutivos, entre outros.

Resposta correta: “ D”

05ª- Questão:  Se o Brasil é um país pobre em bacias lacustres, o mesmo não se pode dizer em relação aos rios, já que nossa rede fluvial é muito vasta e possuidora de um grande potencial hidráulico.

(A) Maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia Amazônica está situada entre o planalto das Guianas (ao norte), o planalto Central (ao sul), o oceano Atlântico (a leste) e os Andes (a oeste (B) Drena terras de seis países: Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil.
(B) A bacia Amazônica e a bacia do Paraguai são bacias localizadas em áreas de planalto.
(C) Apesar do grande potencial hidráulico brasileiro, a energia elétrica produzida no país é predominantemente  de  origem   térmica,  fato  esse  que  possibilita  e  assegura  o desenvolvimento industrial das várias regiões.
(D) Na área de clima semi-árido do Brasil, o Polígono das Secas, existem rios temporários ou intermitentes. Um desses rios é o Parnaíba, na divisa entre o Maranhão e o Piauí.

Tema: Hidrografia
Assunto: Características hidrográficas brasileira
Geografalando – COMENTA:– COMENTA:

A questão dispõe a localização da bacia Amazônica.

Resposta correta: "A


06ª- Questão:  Tendo por base o mapa abaixo, identifique a ilha de Marajó


(A) 4
(B) 3
(C) 2
(D) 1

Tema: Cartografia
Assunto: Leitura e interpretação de mapas

Geografalando – COMENTA: 
A ilha de Marajó (maior ilha fluviomarinha do mundo) fica localizada na Foz do rio Amazonas, no Pará, indicada pelo nº 1.
Resposta correta: “D”


07ª- Questão:  A linha do Equador atravessa o território brasileiro em sua porção norte, passando pela cidade de:

(A) Manaus, capital do Amazonas
(B) Brasília - Distrito Federal - capital do Brasil
(C) Palmas, capital do Tocantins
(D) Macapá, capital do Amapá

Tema: Localização astronômica
Assunto: Linhas Imaginarias

Geografalando – COMENTA:
A linha do Equador corta os estados do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, sendo apenas a cidade de Macapá cortada pelo principal paralelo.
Resposta correta: "D"

08ª- Questão:  Um dos principais temores do mundo, hoje, é a expansão do chamado fundamentalismo islâmico, corrente mais radical do islamismo.

Sobre o Islamismo podemos afirmar que:

I - A palavra islamismo vem de Islã, ou, Islão, que na língua árabe significa "submissão à vontade de Deus", ou seja, Alá.
II - A difusão da nova crença e as conquistas territoriais acabaram levando à divisão do islamismo em duas correntes principais: a dos xiitas e a dos sunitas.
III - Os sunitas são mais extremados do que os xiitas e mais ardorosos em sua fé. Segundo eles, os princípios tradicionais têm de ser preservados a todo custo, mesmo que por meio de manifestações radicais. Dos sunitas deriva a facção fundamentalista.
IV - Hoje, os fundamentalistas são conhecidos por suas ações políticas violentas. O grande líder  desses  seguidores  no  século  XX  foi  o  aiatolá  Ruhollah  Komeini,  do  Irã,  que oficialmente transformou o país em uma república islâmica.

São corretos os itens:

(A) I, II, III e IV
(B) I, II e III
(C) II e III
(D) I, II e IV

Tema: Conflito Contemporâneo
Assunto: fundamentalismo islâmico  
Geografalando – COMENTA:

Todos os itens são verdadeiros com exceção do item III, que classifica os sunitas como os mais radicais, enquanto que, na realidade os xiitas é que tem essa característica.

Resposta correta: "D"

09ª- Questão:  Doutrina político-econômica que propõe a redução da participação do Estado na economia (privatizações, liberdade nas taxas de câmbios e de juros, liberdade de ação ao capital estrangeiro, fim dos monopólios privados e estatais, combate aos cartéis e monopólios, etc.)

(A) Social-democracia
(B) Neo-nazismo
(C) Neoliberalismo
(D) Comunismo

Tema: Geopolítica pós- 2ª Guerra mundial
Assunto: Modelos Econômicos  
Geografalando – COMENTA:


A resposta correta é C, referente às políticas neo-liberais tão bem exemplificadas com a recente  política  de  desenvolvimento  do  modelo  FHC  com  privatizações  em  série  e desemprego em massa.
Resposta correta: "C"

10ª- Questão:  Fenômeno natural que altera o clima, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial:

(A) El Niño
(B) Efeito estufa
(C) Smog
(D)Camada de ozônio

Tema: Climatólogia
Assunto: Fenômeno El niño
Geografalando – COMENTA:

É daí, do Pacífico Equatorial, que forma-se a grande mancha de calor que faz baixar a pressão no pacífico provocando enchentes nessa região da Costa peruana e secas na Amazônia e Nordeste brasileiro, Sudoeste africano, Indonésia e Austrália.
Resposta correta: "A"

11ª- Questão:  Os três pólos que comandam a globalização da economia mundial neste início de século são os Estados Unidos, o Japão e a Alemanha, os países mais poderosos e influentes, respectivamente do:

(A) Mercosul, Nafta e Apec
(B) Bloco do Pacífico, Alca e União Européia
(C) Nafta, do Bloco do Pacífico e da União Européia
(D) Omc, Nafta e Bloco do Pacífico

Tema: Nova Ordm Mundial
Assunto: Bloco econômicos
Geografalando – COMENTA:

Os Estados Unidos são a maior potência do Nafta, o Japão lidera o bloco dos Tigres Asiáticos e a Alemanha possui o maior PIB da União Européia.

Resposta correta: "C"

12ª- Questão:  As massas  de ar são caracterizadas, principalmente, a partir de duas qualidade ou atributos:

(A) temperatura e velocidade
(B) umidade e temperatura
(C) direção e pressão
(D) pressão e temperatura

Tema: Climatologia
Assunto: Massas de ar 
Geografalando – COMENTA:

As massas de ar são "corpos da atmosfera" com diferentes características de temperatura (podem ser frias ou quentes) e de umidade (úmidas ou secas)

Resposta  correta: "B"

13ª- Questão: 

Conceito  1  -  :  consistem  na  fusão  de  várias  empresas  cujas  atividades  se  interligam, abrangendo desde as  fontes de matérias-primas, passando  por todas as fases da produção até a distribuição do produto no mercado,   para garantir a manutenção dos preços   em níveis elevados e uma alta margem de lucro.
Conceito 2 - : correspondem a acordos comerciais entre empresas que, embora conservem a autonomia interna, se associam para distribuir entre si as cotas de produção, os mercados consumidores e determinar os preços do produto por elas fabricados.

A análise dos conceitos acima permite concluir que os mesmos   correspondem, respectivamente aos seguintes agrupamentos econômicos:

(A) oligopólios e monopólios
(B) trustes e cartéis
(C) conglomerado e holding
(D) multinacional e oligopólio

Tema: 2ª Revolução Industrial
Assunto: Organizações industriais
Geografalando – COMENTA:
Os trustes são as chamadas associações empresariais verticais e os carteis  funcionam como "sindicatos" de megaempresas em defesa de seus interesses.
Resposta  correta: "B"

13ª- Questão:   Usando como base as afirmações abaixo, assinale, com um X, a alternativa correta.

I A temperatura, maior  ou menor quantidade de calor existente no ar, não se apresenta de maneira uniforme.
II O aquecimento da atmosfera ocorre de forma indireta
III Devido à  forma esférica da Terra, quanto maior for a latitude maior será a temperatura
IV Visto que o aquecimento da atmosfera ocorre mediante a irradiação do calor recebido pela superfície terrestre, quanto maior for a altitude menor será a temperatura.
V A repartição das terras e das águas não influi na temperatura

(A) as afirmações I, II e V está correta
(B) a afirmação II está correta e a IV está errada III .
(C) somente as afirmações I e IV estão corretas
(D) as afirmações III e V estão incorretas


Tema: Climatologia  
Assunto: Elementos climáticos
Geografalando – COMENTA:
A questão cita as relações da latitude e altitude para com a temperatura, onde quanto maior a latitude menor a temperatura (motivo da falsidade do ítem III). Além disso ocorre gigantesca influência dos oceanos no clima, razão de ser falso o ítem V.
Resposta correta: D


14ª- Questão:   "Nos últimos anos, a ciência geográfica tem passado por grandes mudanças conceituais e metodológicas. Esse processo evolutivo, hoje, já nos fornece a idéia de que a Geografia, busca a partir das relações entre os homens e destes com a natureza no decorrer dos tempos, a explicação da organização do espaço."

Com relação a introdução à Geografia, seus métodos, concepções,   princípios e evolução, analise as frases abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas

(A) O espaço  geográfico  nada mais é do que a paisagem em sua  totalidade – a configuração territorial - , acrescida da sociedade
(B) O princípio da causalidade é a prória lei de causa   e efeito,   característica de todas   as ciências. O princípio   da causalidade foi defendido, em Geografia, por Humboldt
(C) Friedrick Ratzel, defendeu o possibilismo geográfico.
(D) O  determinismo  é  um  princípio  radical  e  fatalista,  empregado  eventualmente    em algumas situações, porém, não sempre e nem em todas.
(E) Estudar geograficamente o mundo é essencialmente investigar a dinâmica social  que está por trás das paisagens ou formas espaciais.

A seqüência, de cima para baixo, é:
(A) F, V, V, V, V
(B) V, F, F, V, F
(C) V , V, F, V, V
(D) F, F, V, F, F

Tema Correntes do pensamento geográfico
Assunto:
Geografalando – COMENTA:

Todos são verdadeiros com exceção do terceiro íten da sequência já que Frederich Ratzel foi defensor do determinismo.
Resposta correta: "C


15ª- Questão:   Um  mapa  que  representa    os  países  com  cores  diferentes  e  assinala  as  cidades  neles localizadas é classificado como:
(A) físico
(B) geológico
(C) político
(D) econômico

Tema Cartografia
Assunto: Tipos de mapas
Geografalando – COMENTA:

É exatamente nos mapas de divisão política que são identificadas as unidades federativas, a saber: os estados, além de municípios, macro, meso e microregiões.
Resposta correta: "C"


16ª- Questão:   Em outubro de 2002 o vulcão Etna, na Sicília (Itália) considerado o mais ativo da Europa, após uma série de pequenos tremores entrou em erupção. Alguns dias depois, outra área do país sofreu violentos terremotos.

A instabilidade tectônicas atuais, representadas por vulcanismos e terremotos, encontram- se relacionadas às:

(A) estruturas sedimentares páleo-mesozóicas, portadoras de intercalações basálticas
(B) zonas de dobramentos antigos, reativadas por efeitos orogênicos posteriores
(C) calotas polares, responsáveis pela subsidência nas camadas internas da Terra
(D) zonas orogenéticas modernas ou dobramentos recentes, datadas do Terciário

Tema Agentes internos da Terra
Assunto: Vulcanismo e movimento tectônico
Geografalando – COMENTA:

A maior área de atuação de terremoto e vulcanismo estão localizadas na região do Círculo do fogo que apresentam dobramento modernos (formações orogenéticas), datadas do Terciário (Era Cenozóica).
Resposta correta: "D"

17ª- Questão:   Baseado na figura abaixo, responda a questão:



Sendo 20  horas no ponto  n°1, que horas serão  no ponto n°2?         
5 horas
10 horas
17 horas
8 horas

Tema Fusos Horário
Assunto:
Geografalando – COMENTA:


A questão apresenta: Ponto 1: 90° E: 15:    6
UVA/2003.1 - Vestibular Comentado Geografia UVA/2003.1 - Vestibular Comentado Geografia   Reviewed by Gilvan Fontanailles on maio 28, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!