UVA/2003.2 - Vestibular Comentado Geografia


GEOGRAFIA
COMENTÁRIOS:   Professores   Fernando Collet e Liduína Gomes

1ª- Questão:   Os movimentos sociais urbanos sempre estiveram presentes na história do Brasil, apesar de seu pouco conhecimento pelo povo. Sem considerar as lutas do povo brasileiro, ocorridas ao longo da nossa história, podemos apontar como alguns dos movimentos sociais urbanos da atualidade:


I - os que lutam pelo fim da violência urbana e pela proteção à criança de rua ou à criança carente.
II - o dos aposentados, contra a perda do valor real da aposentadoria
III - os dos sem-teto
IV - os  da  defesa  da  mulher  e  da  criança,  contra  a  violência  a  que  são submetidas.
V - os dos sem terra, principalmente o MST. Estão corretos:

(A) os itens II,III,IV e V
(B) os itens I,III e V
(C) os itens I,II,III e IV
(D) todos os itens

Tema Movimentos sociais 
Assunto:  MST – Movimento dos trabalhadores sem terra
Geografalando – COMENTA:
Um dos grandes movimentos sociais de atualidade brasileira, é sem dúvida o MST que entre outros, lutam pelo assentamento do homem na terra, através da desapropriação de latifúndios improdutivos o que caracteriza o MST, enquanto movimento rural.

Resposta correta: “C”

2ª- Questão:   Geralmente  se  afirma  que  a  poluição,  apesar  de  existir  anteriormente, somente passou a representar um grande problema para a humanidade a partir:

(A) da Primeira Guerra Mundial
(B) da Revolução Francesa
(C) da Revolução Industrial
(D) da explosão da bomba atômica.


Tema: Questão Ambiental
Assunto: Poluição atmosférica
Geografalando – COMENTA:

Com o surgimento da Revolução Industrial teve início o intenso processo de produção e consequente consumo dos bem produzidos pela natureza, gerando o fenômeno da poluição.

Resposta correta: “C”

3ª- Questão:   Durante o período colonial, a principal atividade econômica do Ceará foi:

(A) a pecuária.
(B) a exploração vegetal.
(C) a mineração.
(D) o comércio.

Tema: Economia no Brasil colonial 
Assunto: Ciclo econômico 
Geografalando – COMENTA:

A pecuária marcou um ciclo de atividade econômica do Sertão do Ceará no período colonial.
Resposta correta: “A”


4ª- Questão:   Ambientalistas, pesquisadores e executores de programas em defesa do meio ambiente estão preocupados em salvar o que resta da Mata Atlântica. Os estragos provocados no seu “habitat” natural, por diversos fatores, alcançam níveis irrecuperáveis.

Sobre a Mata Atlântica podemos afirmar que:

1 - As manchas remanescentes da Mata Atlântica, no Ceará, estão localizadas nas porções mais elevadas do Maciço de Baturité, no Planalto da Ibiapaba, nas Serras da Meruoca, de Uruburetama e do Araripe e na Região Metropolitana de Fortaleza.
2 -Da porção original da Mata Atlântica, no território brasileiro, só restam 8%.
3- A prática agrícola desordenada, a destruição intensiva da cobertura vegetal para a produção de lenha como matriz energética e, como consequência imediata, o agravamento do clima estenderam a semi-aridez a 93% do território cearense.
4 - A Mata Atlântica acompanha o litoral brasileiro, do Rio Grande do Sul até o Amapá, sendo assim o maior bioma brasileiro.

Estão corretos os itens:

(A) 1,2 e 3
(B) 2 e 4
(C) 1 e 4
(D) 1,2,3 e 4

Tema: Dominios morfoclimáticos   
Assunto: Ciclo econômico 
Geografalando – COMENTA:
A mata atlântica abrange a costa atlântica do Brasil do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, sendo encontrada atualmente nas áreas de grande altitude.
Resposta correta: “A”

5ª- Questão:   Mesmo em tempos de estagnação econômica dos últimos 10 anos, o Nordeste cresceu mais do que o Brasil e demonstrou uma economia mais estável. No entanto, detém a pior posição do PIB per capita.

Sobre o Nordeste brasileiro é correto afirmar:

( ) Aqueles que apontam a seca como responsável pela pobreza e pela grande migração de pessoas do Nordeste brasileiro ou são ingênuos ou agem de má fé. As verdadeiras causas da pobreza e dos grandes fluxos emigratórios são fundamentalmente sociais, políticas e econômicas.
( ) O migrante do Nordeste que se dirige para os diferentes pontos do Brasil são todos originários do Sertão.
(    ) A baixa renda da maior parte da população, a concentração da propriedade e da riqueza nas mãos de poucas pessoas, o coronelismo e os mandonismos locais exercidos por famílias, conduzindo à concentração do poder político e econômico fazem do Nordeste uma área de repulsão da população.
( ) O Nordeste não deve ser visto como área-problema, mas como o grande mercado consumidor do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste. Como o exportador de mão-de-obra, parcialmente remunerada para tocar as grandes obras, reduzindo seus custos e elevando a margem de lucro dos seus executores. Ainda como exportador de capitais, por conta do que deixa de circular, na região, em razão das transferências financeiras.


(A) V,V,F,V
(B) F,V,F,V
(C) V,F,V,V
(D) F,F,F,V

Tema: Economia no Brasil  
Assunto: Desigualdade regional 
Geografalando – COMENTA:
A Região Nordeste é a principal área de repulsão do país, sendo todas as sub- regiões zonas de migrações.
Resposta correta: “C”

6ª- Questão:   Rios volumosos, calmos e navegáveis aparecem em várias partes do território brasileiro, porém são mais numerosos e importantes no domínio:

(A) da mata atlântica
(B) da floresta equatorial
(C) do cerrado
(D) da mata de araucárias


Tema: Hidrografia  
Assunto: Características hidrografia brasileira  
Geografalando – COMENTA:

A bacia Amazônica é conhecida como a maior bacia fluvial do mundo, com cerca de sete mil rios que compõem a Hiléia  Amazônica
Resposta correta: “B”

7ª- Questão:   O Centro de políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, divulgou o “ Mapa do Fim da Fome no Brasil”, baseado em dados da pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, PNAD, de 96 a 99.

A pesquisa revela que:

I - O Brasil aplica políticas e planejamento familiar rigoroso. O Estado tem a função de atuar no controle da natalidade
II - Existem hoje no Brasil cerca de 50 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de indigência (29,3% da população), recebendo uma renda inferior a R$ 80,00 per capita.
III - O Ceará é o segundo Estado brasileiro a precisar de mais investimentos para erradicar a miséria. A situação mais crítica se encontra no Noroeste cearense, onde 56% da população se encontra abaixo da linha de pobreza.
IV - Os Estados do Norte e do Centro-Oeste foram os que apresentaram o maior índice de pobreza do País.

Estão corretos os itens:

(A) II e III
(B) I e IV
(C) I,II e III
(D) I,II,III e IV.


Tema: Demografia
Assunto: Crescimento Populacional
Geografalando – COMENTA:

O Brasil ainda adota uma política natalista ou populacionista devido aos fatores religiosos e políticos.

Os maiores índices de pobreza estão localizados nas  regiões norte e nordeste do Brasil.
- Resposta correta: “A”


8ª- Questão:   O grande número de pessoas desempregadas ou subdesempregadas nas maiores cidades do Brasil deve-se principalmente ao fato de que:

(A) essas pessoas não tiveram oportunidade de estudar e por esse motivo não procuram emprego.
(B) essas pessoas não gostam de trabalhar
(C) a população urbana aumenta mais rápido que a oferta de empregos.
(D) a inflação diminui o número de empregos urbanos e aumenta os empregos rurais.

Tema: Urbanização
Assunto: Consequencias da urbanização dos países subdesenvovildos 
Geografalando – COMENTA:

A intensa urbanização que ocorrem no Brasil, provocada pelo êxodo rural desordenado ocasionou uma urbanização anômala e com elevado índice de desempregados e subempregados.

- Resposta correta: “C”

9ª- Questão:   O baixo nível alimentar, as precárias condições de habitação e saneamento básico, as jornadas de trabalho mais longas na busca de um acréscimo de rendimento e outros fatores influem de forma violenta na diminuição da esperança da vida dos brasileiros de baixa renda. À esperança de vida ao nascer, chamamos de:

(A) fecundidade
(B) natividade
(C) longevidade
(D) natalidade

Tema: Demografia
Assunto: Conceitos demograficos
Geografalando – COMENTA:

A questão aponta os fatores que provocam a longevidade de uma população
Resposta correta: “C”


10ª- Questão:   A floresta amazônica consegue crescer sobre um solo pobre graças:

(A) à umidade do clima
(B) às folhas mortas da própria floresta
(C) à grande quantidade de rios volumosos
(D) ao relevo plano

Tema: Dominios Morfoclimáticos
Assunto: Floresta Amazônica
Geografalando – COMENTA:

O solo da floresta amazônica é pobre devido ao processo de intensa lixiviação que ocorre dado o elevado índice pluviométrico da região. A vida na Amazônia é mantida principalmente devido as folhas mortas que caem e se decompõem graças ao intenso calor e umidade da floresta.

Resposta correta: “B”

11ª- Questão:   Analise as alternativas abaixo que tratam sobre as interferências humanas nos ecossistemas e escreva a letra V nas frases verdadeiras e a letra F nas frases falsas.

(  )A  partir  da  Revolução  Industrial,  a  população  mundial  passou  a  crescer aceleradamente, assim como a produção de bens, e os crescentes avanços tecnológicos deram ao homem grande capacidade de transformação do meio ambiente, acentuando os impactos ecológicos e, portanto, os desequilíbrios amientais.

(  )Quando se retira a cobertura vegetal de qualquer região do planeta, a primeira conseqüência negativa é a destruição da biodiversidade, ou seja, a destruição da fauna e da flora, a destruição de frágeis ecossistemas que viviam em equilíbrio.

( )Muitas ONGS (Organização Não-Governamental) têm desempenhado um papel fundamental como defensoras da natureza, ao longo das últimas décadas. Elas simbolizam a conscientização e a organização da sociedade civil na luta pela preservação dos ecossistemas do planeta.

( )A mais famosa ONG do mundo é o Greenpeace que notabilizou-se principalmente por  organizar protestos  contra a  caça predatória,  como a  das baleias, e contra testes nucleares subterrâneos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

(A) F, V, F, V
(B) F, F, V, V
(C) V, V, V, V
(D) V, F, V, V

Tema: Questão Amabiental 
Assunto: Impactos ambientais(causas e consequências)
Geografalando – COMENTA:
A questão aponta os efeitos da interferência humana nos ecossistemas, com seus efeitos e a luta de alguns setores sociais pela defesa da natureza. Todas as proposições apresentam características verdadeiras.
Resposta correta: “C”

12ª- Questão:   Em relação à urbanização nos países subdesenvolvidos, pode-se afirmar que:

I - O processo de urbanização foi iniciado de maneira avassaladora em muitos países subdesenvolvidos, notadamente na maioria dos países latino- americanos e em muitos países asiáticos após a Segunda Guerra Mundial.
II - A urbanização ocorrida nos países subdesenvolvidos é resultante muito mais das más condições de vida no campo, fruto da concentração fundiária, do subaproveitamento da terra e dos baixos salários, do que da modernização da economia em geral.
III - A urbanização nos países subdesenvolvidos é a mais antiga do planeta, tendo se iniciado com a Revolução Industrial.
IV - Nos países subdesenvolvidos a urbanização foi acompanhada de uma grande e adequada oferta de empregos urbanos nos setores secundário e terciário.

Estão corretos:
(A) os itens I, II e III
(B) os itens II, III e IV
(C) os itens I e II
(D) os itens III e IV

Tema: Urbanização  
Assunto: Características do processo de urbanização em países subdesenvolvidos
Geografalando – COMENTA:

A urbanização dos países subdesenvolvidos é considerada tardia devido ao atraso do processo industrial
Resposta correta: "C”

13ª- Questão:   Associe as colunas colocando as letras correspondentes nos parênteses em branco

(A) Países Andinos
(B) América  Anglo-saxônica
(C) Países Platinos
(D) País latino localizado na América do Norte
(E) País localizado na porção centro-oriental da América do Sul

( ) Brasil
( ) Estados Unidos e Canadá
( ) México
( ) Equador, Peru e Chile
( ) Argentina, Uruguai e Paraguai

(A) C, B, D, A, E
(B) D, C, B, E, A
(C) E, B, D, A, C
(D) A, C, B, D, E

Tema: Localização
Assunto: Posição astronômica dos países americanos
Geografalando – COMENTA:

A questão apresenta uma divisão dos países que compõem o continente Americano, cabendo apenas a correspondência

Resposta correta: "C"

14ª- Questão:   Considere dois mapas do Brasil, sendo que:

mapa A "escala 1: 10.000.000;
mapa B "escala 1: 50.000.000.

Assinale a alternativa correta

(A) Ambos os mapas apresentam a mesma riqueza de detalhes.
(B) O mapa A apresenta menor riqueza de detalhes que o mapa B.
(C) O mapa A apresenta maior riqueza de detalhes que o mapa B.
(D) O mapa B é proporcionalmente cinco vezes maior que o mapa A.
.

Tema: Cartografia
Assunto: Escala cartográfica (Escala numérica)
Geografalando – COMENTA:

A escala A apresenta uma maior riqueza de detalhes do que o da escala B
Resposta correta: "C”

15ª- Questão:   O  efetivo  demográfico  global  sofre  alterações  em  consequência  dos movimentos:

(A)  verticais ou demográficos
(B) demográficos ou horizontais
(C) transladativos ou demográficos
(D) horizontais ou verticais

Tema: Demografia
Assunto: Movimentos demográficos
Geografalando – COMENTA:

As principais alterações são consequências dos movimentos demográficos.
Resposta correta: A


16ª- Questão:   A forma de relevo é de grande importância na caracterização:

(A) da hierarquia urbana
(B) da rede urbana
(C) da situação geográfica
(D) do sítio urbano

Tema: Urbanização
Assunto: Hierarquia urbana
Geografalando – COMENTA:

A topografia de uma área é  representada pelo sítio urbano, como planalto, planície, depressão ou acrópole.

Resposta correta: D

17ª- Questão:   Um   terremoto   de   7   graus   na   escala   Richter   atingiu   o   Japão   no   dia 26/05/2003,deixando 98 feridos.
O epicentro do abalo sísmico, o maior a atingir o Japão  nos últimos três anos, foi à grande profundidade do Oceano Pacífico.

Sobre os abalos sísmicos não é correto afirmar:

(A) São agentes externos ou modificadores do relevo
(B) São movimentos naturais da crosta terrestre que se propagam por meios de vibrações
(C) A partir do local onde se originam os abalos sísmicos, formam-se ondas sísmicas
(D) Ao serem pressionadas pelo magma, a partir do manto, as placas tectônicas sofrem atritos e podem se deslocar. Esses atritos vão gerar os abalos sísmicos.


Tema: Estrutura interna da Terra
Assunto: Agentes internos do relevo
Geografalando – COMENTA:

Os  agentes  que  provocam  terremotos  são:  vulcanismo,  tectonismo  e desabamentos internos, todos considerados agentes internos do relevo
Resposta correta: A

18ª- Questão:   O  desenvolvimento  da  agricultura  enfrenta  vários  problemas.  Um  desses problemas, decorrente da má utilização do solo, é:

(A) o aparecimento de pragas
(B) o esgotamento dos solos férteis
(C) a falta de chuvas
(D) a queima das plantações pelas geadas

Tema: Agricultura
Assunto: Impactos ambientais relacionados ao mau uso do solo
Geografalando – COMENTA:

Devido ao uso de práticas agrícolas  impróprias, o solo sofre um  processo de esgotamento que provocará um processo futuro de desertificação.
  
Resposta correta: B

19ª- Questão:   "Cuba perdeu minha confiança, arrasou minhas esperanças e frustrou minhas ilusões." (José Saramago, depois da onda e repressão a dissidentes e fuzilamento de sequestradores cubanos).

Sobre Cuba podemos afirmar que:

I - Única nação comunista das Américas, Cuba está situada na entrada do Golfo do México, bem próximo dos Estados Unidos (cerca de 170 km).
II - Cuba é a maior ilha do arquipélago das Antilhas.
III- A República de Cuba, cuja capital é Havana, é governada pelo presidente Fidel Castro Ruz, desde 1959, quando implantou o sistema socialista.
IV -  Cuba  entra  em  crise  com  a  dissolução  da  URSS,  em  1991  e  com  a intensificação das pressões dos Estados Unidos, a partir de 1992.
V -O governo norte-americano, desde o início do século XXI, está implantando em Cuba um plano de ajuda econômica para o desenvolvimento social do país.

Estão corretas:

(A) as opções I, II, IV e V
(B) as opções III e V
(C) somente a opção III
(D) as opções I, II, III e IV

Tema: Geopolítica 
Assunto: Guerra Fria
Geografalando – COMENTA:

O  bloqueio  comercial  a  ilha  de  Cuba,  promovido  pelos  Estados  Unidos marcou toda a  história do regime implantado por Fidel Castro desde 1959 até os dias atuais. Portanto falar em ajuda econômica chega a ser sarcástico.
Resposta Correta: "D"

20ª- Questão:   Os Jogos Panamericanos de 2003 serão realizados em Santo Domingo, capital da República Dominicana, país que ocupa dois terços da ilha Hispaniola, a segunda em tamanho no mar do Caribe - o restante da ilha pertence:
(A ) ao Haiti
(B) à Costa Rica
(C) à Jamaica
(D) a Porto Rico

Tema: Localização
Assunto: Posição astronômica dos países americanos
Geografalando – COMENTA:

O  Haiti  possui  um  domínio  sobre  uma  parte  da  ilha  Hispaniola  e  é considerado o país mais pobre das Américas


Resposta correta: A
UVA/2003.2 - Vestibular Comentado Geografia UVA/2003.2 - Vestibular Comentado Geografia Reviewed by Gilvan Fontanailles on maio 28, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!