Tópico II: Cidades Globais




O conceito de cidade global refere-se ao desempenho econômico, logístico, estrutural e o grau de influência em nível global. Quando se fala em cidades globais imagina-se que seja uma cidade de grande aglomeração urbana (metrópole ou megalópole), mas essa idéia fica em segundo plano. Desse modo, existem cidades consideradas médias que são globais, em contrapartida outras são megacidades com mais de 10 milhões de habitantes e nem por isso ocupa essa condição.
As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso
tecnológico.

Nessas cidades, há grande concentração e movimentação financeira, sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de transnacionais, importantes centros de pesquisas, presença de escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, contabilidade, publicidade, bancos e advocacia, além das principais universidades.

São dotadas de infraestrutura necessária para a realização de negócios nacionais e internacionais, aeroportos, bolsa de valores e sistemas de telecomunicações, além de uma ampla rede de hotéis, centros de convenções e eventos, museus e bancos. Possuem serviços bastante diversificados, como jornais, teatros, cinemas, editoras, agências de publicidade, entre outros.

A instituição responsável por classificar as cidades como global ou não, é a Universidade de Loughborough (Londres) em uma fase inicial e posteriormente aperfeiçoada pela Globalization and World Cities Study Group & Network.

Atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, conforme o grau de influência e importância mundial. A Europa é o continente que mais possui cidades globais.

As cidades mais influentes do mundo foram classificadas em três diferentes classes (Alfa, Beta e Gama). Sendo a classe Alfa as cidades de maior influência no planeta, a Beta, intermediária, e a Gama corresponde às cidades globais de menor expressão mundial.

Grupo Alfa – Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão.

Grupo Beta – Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri.

Grupo Gama – É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, atualmente são 35, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires.

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:


6ª Questão: (Seduc – CE Simulado Enem 2014)
Leia o texto abaixo:

As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico.


As cidades globais são caracterizadas

(A) pela característica demográfica das cidades.
(B) pela desarticulação com os fluxos globais.
(C) pela representatividade na economia mundial.
(D) pelo desenvolvimento das atividades primárias.
(E) pelo poderio bélico global dessas cidades.

Questão Alternativa
As cidades globais são grandes metrópoles que se desenvolveram em virtude do processo de globalização, que atingiu até mesmo grandes cidades de países emergentes, como São Paulo. Essas cidades são responsáveis pela articulação da rede urbana em nível mundial.

(A) São chamadas cidades globais os centros urbanos que detem os principais centros financeiros e bancários do planeta.
(B) Concentram o controle administrativo de grandes empresas ou de organizações internacionais, além de serviços modernos e especializados”.

(C) São cidades em que as transformações do espaço urbano ocorreram de forma mais intensa, transformando-as em verdadeiros centros decisórios do poder político e comercial mundial.

(UFC-CE) Na estruturação dos espaços mundiais “a internacionalização da economia vem consolidando, nas últimas décadas, as chamadas cidades globais – os vetores mais importantes da globalização.”
Folha de S. Paulo, 02 de maio de 1999. Especial Cidades Ano 2000.  
Com base no texto acima, pode-se afirmar que:

I – as cidades globais são aquelas que concentram conhecimentos em serviços ligados à globalização (escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, publicidade, bancos, entre outros)
II  - as cidades globais formam uma rede de cidades por onde transitam a maior parte dos fluxos de capital que alimentam os mercados financeiros internacionais.
III – entre as cidades globais, destacam-se Nova York, Tóquio, Londres, (no “primeiro mundo”), além de outras, como S. Paulo e México.  (nos países em desenvolvimento ou “terceiro mundo”).

De acordo com o exposto, assinale a opção correta:

a) I e II estão corretas.                                        .
b) II e III estão corretas.                                     
c) I, II e III estão corretas.
d) apenas I está correta.
e) apenas II está correta.

13. (UNIFESP) Megacidades são aglomerações urbanas que:

a) alojam centros do poder mundial e sedes de empresas transnacionais.
b) concentram mais de 50% da população  total, em países pobres.
c) têm mais de 10 milhões de habitantes, em países ricos ou pobres.
d) pertencem a países de grande importância no comércio mundial.
e) não têm infra-estrutura de comunicação suficiente, apesar de serem grandes.


1- Entende-se por Conurbação - (UFPR- adaptada):

a) A expansão vertical das cidades, ocasionando problemas ambientais referentes à circulação do ar;
b) O encontro de duas ou mais cidades, formando grandes aglomerados urbanos intermunicipais;
c) Problemas gerados pela grande população sem moradia nas cidades;
d) Problemas urbanos referentes à ineficácia dos transportes públicos;
e) Processo de migração em massa de pessoas do campo para a cidade.


3. Esta é uma clássica definição sobre as chamadas cidades globais: “As cidades globais são os principais centros financeiros e bancários do planeta. Concentram o controle administrativo de grandes empresas ou de organizações internacionais, além de serviços modernos e especializados”. As mais importantes cidades globais são - (Ibmec-RJ):
a) Berlim, Nova York, Paris. 
b) Los Angeles, Paris, Londres. 
c) Washington, Moscou, Pequim. 
d) Nova York, Londres, Tóquio. 
e) Detroit, Estocolmo, Amsterdã

 

Tópico II: Cidades Globais Tópico II: Cidades Globais Reviewed by Gilvan Fontanailles on novembro 26, 2014 Rating: 5

2 comentários

Slider

[recent]

Anuncios!