VEGETAÇÃO: Formações vegetais do mundo (Noções Gerais)



Fala galera! Tudo bem? Na aula de hoje falaremos de um assunto muito fácil de ser estudado na geografia, que é as formações vegetais do mundo, isto é, vegetação mundial. Essa parte da geografia é estudada pela biogeografia. Essas formações dependendo da ciência que a estuda pode receber outras denominações como biomas, ecossistemas, e ainda domínios morfoclimáticos.

 Galera!! A distribuição das formações vegetais terrestres e seus tipos de vegetação e fauna estão diretamente ligados ao clima, uma vez que são diferentes condições de temperatura, chuva e incidência de luz solar nas várias regiões do planeta que facilitam ou impedem a existência de qualquer tipo de vida. Desse modo, praticamente, a cada tipo climático corresponde um bioma, ecossitema ou domínio morfoclimático,que é marcado por uma determinada cobertura vegetal. Geralmente se dá um nome local a um bioma ou domínio morfoclimático a área específica de ocorrência de um determinado tipo de vegetação.

Exemplo: Vegetação da floresta amazônica = bioma amazônia ou domínio morfoclimático = floresta amazônica.

IMPORTANTE: De modo geral as formações vegetais do mundo são tratadas por biomas 

Observe o mapa abaixo:
 

O que é um BIOMA?

Bioma é uma comunidade de plantas e animais, com formas de vidas e condições ambientais semelhantes, cada bioma é representado por um tipo de vegetação principal que lhe confere uma característica visual. Um bioma pode ter uma ou mais vegetações predominantes. São influenciados por vários fatores, tais como a latitude, as temperaturas médias e extremas da região, o relevo, o regime de chuvas e o tipo de solo. 

IMPORTANTE:
A distribuição dos biomas terrestres e seus tipos de vegetação e fauna estão diretamente ligados ao clima, uma vez que são diferentes condições de temperatura, chuva e incidência de luz solar nas várias regiões do planeta que facilitam ou impedem a existência de qualquer tipo de vida. Desse modo, praticamente, a cada tipo climático corresponde um bioma, marcado por uma determinada cobertura vegetal. Geralmente se dá um nome local a um bioma em uma área específica.

EXEMPLIFICANDO:
Por exemplo, um bioma de vegetação rasteira é chamado estepe na Ásia central, savana no sul da África, pampa na América do Sul e campina na América do Norte. A savana é chamada cerrado no Brasil.

Os principais biomas terrestre:

Tundra - Suas áreas de ocorrência são as regiões próximas ao oceano Glacial ártico: Alasca, norte do Canadá, Groelândia, norte da Rússia e da Escandinávia. O solo fica congelado a maior parte do ano, a estação mais quente dura mais ou menos 60 dias e a temperatura mais alta não ultrapassa 10 ºC. A tundra, portanto, só cresce nos períodos de degelo. Suas principais espécies são os musgos e os liquens, plantas rasteiras, pois as árvores não sobrevivem nesse tipo de clima. A palavra tundra vem do finlandês tununa, que significa planícies de árvores. Esse é o bioma mais frio do mundo e é basicamente um deserto gelado, pois apresenta poucas precipitações (neve) durante o ano.

Taiga - também chamada de Floresta Boreal porque ocorre apenas no hemisfério norte, entre as latitudes de 50ºN e 60ºN. Os invernos são muitos rigorosos, com queda de neve, e os verões são quentes. Podemos dizer que a Taiga é uma floresta homogênea, pois é formada quase só por coníferas (abertos e pinheiros), que possuem folhas aciculares, resistentes e perenes. Cobre grandes extensões da Rússia, do Alasca, da Noruega, da Suécia, da Finlândia e do Canadá.

Floresta Temperada - Vegetação típica de clima temperado, com estações do ano bem definidas. Recobria as áreas que hoje são as mais povoadas na superfície terrestre – Europa, China, Japão, leste da América do Norte. No hemisfério sul, pode ser encontrada na Austrália, Nova Zelândia e Chile. É uma floresta decícula, pois perde suas folhas no inverno. No outono, as folhas mudam de cor, assumindo um tom avermelhado. É o bioma mais devastado do mundo, pois seu solo fértil foi muito aproveitado para a agricultura. Dentre suas áreas de ocorrência, o maior número de espécies está na América do Norte.

Desertos e semidesertos - Os desertos têm em comum o fato de receber poucas e irregulares precipitações, apresentar baixíssimas taxas de umidade relativa do ar, céu com poucas nuvens e evaporação alta. As temperaturas do deserto apresentam grandes amplitudes térmicas, podendo atingir 50ºC durante o dia e cair para -1ºC à noite. Os solos são sempre muito pobres, pedregosos ou arenosos. Nestas áreas encontramos plantas xerófitas e, em algumas regiões com mais umidade, aparecem as “ilhas de vegetação” – os chamados oásis. 
Vegetação Mediterrânea (ou Chaparral) - Esse bioma pode ser chamado assim porque suas características básicas se destacam nas margens da região banhada pelo mar Mediterrâneo, na Europa, África e Ásia. Mas ele aparece em outras partes do mundo, como o oeste dos EUA (Califórnia), o extremo sul da África do Sul, o oeste e o sul da Austrália. O clima desse bioma é marcado por uma estação muito seca e quente: o verão. O inverno é ameno e chuvoso. Formado por uma vegetação arbustiva ou por bosques de ávores de folhas duras (esclerófilas), esse bioma se estende entre 30º e 40º LN ou LS. Na região do Mediterrâneo (Csa, segundo Köppen), a vegetação de arbustos recebe denominações como:
- garrigue: formação bem aberta, encontrada em solos calcários;
- maqui: formação bem fechada que cresce em solos silicosos.

Estepe (campos de regiões temperadas) - Esse bioma é seco, frio, com vegetação rasteira. Geralmente as estepes estão na faixa de transição entre o deserto e a floresta, longe da influência marítima e perto de barreiras montanhosas. São encontradas principalmente nos EUA, na Mongólia, na Sibéria, no Tibete e na China. Nas estepes os verões são quentes e os invernos muitos frios; em altas latitudes, cai muita neve. Com um pouco mais de chuva, a estepe poderia ser classificada como pradaria; com um pouco menos, como deserto.

Pradarias (campos de regiões temperadas) - Este tipo de vegetação herbácea (rasteira) recebe o nome de pradaria, na América do Norte, e pampas, na América do Sul (Brasil e Argentina), onde o clima é mais úmido. As pradarias do hemisfério sul recebem mais chuvas do que as do hemisfério norte. Na América do Norte, ocupam uma área que se estende desde o Canadá (Alberta, Saskatchewan e Manitoba), continuando pelas planícies Centrais dos Estados Unidos, até o Texas, ao sul, e Indiana, a oeste.

Savanas - São formações típicas de regiões de clima tropical, com estação chuvosa e outra seca. Localizam-se entre o bioma da floresta tropical e o dos desertos. Existem vários tipos diferentes de savanas; as mais conhecidas são africanas, onde vivem muitos leões, zebras, girafas, elefantes, gazelas, entre outros animais. A savana apresenta dois “andares” de vegetação tropófila: um mais alto, formado por árvores; e outro mais baixo, composto de gramíneas. Na América do Sul, as savanas ocupam áreas da Venezuela e da Colômbia (llanos), na bacia do rio Orenoco; o cerrado, vegetação correspondente no Brasil, cobre grande parte da região Centro-Oeste. Também encontramos savana no norte da Austrália, onde se destacam os eucaliptos,e na Índia, onde é denominada jungle.

Florestas Tropicais e Equatoriais Úmidas - A área de ocorrência desse bioma é delimitada pelos dois trópicos (zona tropical) e atravessada pelo Equador. Portanto, é o domínio de elevadas temperaturas e grande quantidade de chuva. Apesar de podermos distinguir subtipos de florestas tropicais, elas têm algumas características comuns: heterogêneas, perenes, higrófilas, latifoliadas. No bioma das florestas tropicais encontramos a maior biodiversidade, ou seja, a variedade de espécies de plantas, animais e microorganismos encontrados em todos os biomas da Terra. Nas áreas próximas ao Equador, as florestas são mais fechadas, apresentam-se estratificadas em acamadas, com árvores de várias alturas e tipos, com muitos cipós em seus troncos e galhos. Os principais exemplos são a floresta Amazônica, a floresta do Congo (África) e a da Indonésia (Ásia). 
VEGETAÇÃO: Formações vegetais do mundo (Noções Gerais) VEGETAÇÃO: Formações vegetais do mundo (Noções Gerais) Reviewed by Gilvan Fontanailles on junho 01, 2013 Rating: 5

11 comentários

  1. Muito bom, vai me ajudar bastante na hora da prova. Porque vou ler(acima), copiar e ler novamente.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom !!!! Obrigada por transmitir seu conhecimento para alunos de todo o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Mto bom espero q me ajude a receber uma nota boa

    ResponderExcluir
  4. poderia ter sido melhor, se pudesse dar uma nota seria 2 obrigado mesmo assim !

    ResponderExcluir
  5. Verdade este site é muito defeituoso espero que ajudem, pois esta com um conteúdo muito falho

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com você caro amigo ANÔNIMO, esse conteúdo de wikipedia não engana ninguém kk, ctrl C+ Ctrl V Fudi## no próximo melhore, obrigado pela atenção

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!