DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

Objetivo da aula:

- Identificar os diferentes aspectos e fatores que determinam a mobilidade da população e seus diferentes tipos. 
- Compreender assuntos relacionados à população, sua distribuição no globo e características regionais.
- Identificar os fatores históricos, físicos, econômicos e demográficos que influenciam na distribuição da população mundial e as características dessa mobilidade.


Olá meus amigos! Hoje falaremos a respeito da distribuição da populaçao mundial pelo globo, assunto que costumeiramente e cobrado nos vestibulares. Iniciaremos nossa aula com a seguinte observação. Vejamos o mapa abaixo. Observando o mapa percebe-se que a distribuição da população Mundial se dar de forma desigual, sendo que existem áreas bastante povoadas (altas densidades demográficas) áreas quase desabitadas (baixa densidade demográfica).

NOÇÕES PRELIMINARES:

Observem o mapa abaixo:



O ue podemos observar no mapa em relação a distribuição da população mundial por continente, por exemplo?

Na analise da distribuição da população no globo, nos continente, notamos que:
- A Ásia é o continente mais populoso, com quase 60% do total mundial, mas a sua população é mal distribuida;
- A Ásia é, também, o continente mais povoado, com quase 80 hab/km2;
- A Oceania é o continente menos populoso e menos povoado;
- A Antártida e o continente não habitado (despovoado).

Agora por quê existem áreas com Alta e Baixas densidade demográfica:

Alguns trechos da superfície terrestre apresentam grande concentração de habitantes por km2, como regiões próximas ao litoral.
Exemplificando: um exemplo de espaço geográfico com grande concentração populacional é o sul e sudeste asiático. Lá vivem mais de 2 bilhões de habitantes com uma concentração de mais de 1000 hab./km2.

E em alguns trechos da superfície terrestre que apresenta, pequenas concentrações populacionais, são regiões quase desabitadas.
Exemplificando:  como exemplo podemos citar  Regiões polares (desertos frios) e os Regiões desérticas (desertos quentes). Nessas regiões a concentração é INFERIOR a 1 hab./km2. São verdadeiros vazios demográficos. 

OBSERVAÇÃO: Existem alguns fatores de ordem natural e humanos que julgamos influênciar na ocupação do espaço geográfico mundial pelas populações humanas ao longo da história da humanidade.
 
A concentração populacional ou vazios demográficos (áreas quase desabitadas) podem ser explicadas por vários motivos e estes estão organizados segundo duas categorias de fatores: naturais: podem ser: favoráveis e desfavoráveis e os de ordem histórico socioeconômicos. Vejamos:
a) Naturais

a.1) Favoráveis:
- Existência de água permanente;
- Proximidade do litoral
- solos férteis;
- clima propício a agropecuária.  

a.2) Desfavoráveis:
- Clima muito quente ou muito frio (deserto quente ou deserto frio)


- Vegetação nativa, não modificada pela ação humana.
- região montanhosa e muito acidentada.

b) Fatores histórico e econômicos: estes estão muito ligados aos fatores naturais favoráveis.
Decerto que o crescimento da população e a ocupação ou não de uma determinada área estão relacionados de uma forma direta ou indireta à capacidade produtiva que um agrupamento humano tenha alcançado. A E essa capacidade produtora se junta os fatores de ordem social e política que também exercem importante influência. Como os fatores citados são bastante diferente em cada região do globo, a evolução demográfica também se faz de modo diferente. Vejamos o caso do Brasil.

EXEMPLIFICANDO:

DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

O Brasil, a exemplo de vários países no mundo, apresenta uma má distribuição populacional, apresentando áreas concentradas e vazios demográficos demonstrando a irregular distribuição. Desta forma, o Brasil se caracteriza como um país populoso, mas não plenamente povoado. Esse fato se dá por vários fatores como, vejamos:

- Formação Histórica
: o Brasil sempre buscou desenvolver e ocupar a região litorânea, devido a maior facilidade de integração econômica.
-Fator Econômico: falta de empenho no desenvolvimento de áreas pouco assistidas no país, o que determina os vazios demográficos.


OCUPAÇÃO ESPACIAL: Observe o mapa do Brasil que se segue:







Você já parou para pensar no por quê dessa distribuição da população brasileira ser tão irregular no território brasileiro?

No mapa observe-se que:

- O Sudeste é a região mais populosa e povoada, já o Centro-Oeste é menos populoso, enquanto o norte ou a Amazônia é a região menos povoada.
-No geral, as grandes concentrações de população estão localizadas nas proximidades do litoral, numa faixa com cerca de 300 km com densidade superior a 100 hab./km2.
-Já faixa que abrange o Maranhão, Pará e Mato Grosso do Sul possui uma Densidade Populacional regular de no máximo 10 hab./km2.
-E nas áreas que correspondentes ao Amazonas e Roraima possuem densidades que não ultrapassam os 2 hab./km2.

Podemos concluir que:

Áreas Densamente Ocupadas:
- Região sudeste: região mais densamente povoada do Brasil, destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais;
- Região Nordeste: zona da Mata (litoral).
- Região Sul: as capitais e cidades litorâneas.

Vazios Demográficos:
- Polígono da seca.
- Pantanal Mato Grossense.
- Região Amazônica (destaca-se o Norte e a parte ocidental).

Distribuição da população Brasileira

Com vimos no início da aula o Brasil é um país populoso, mas também é um país pouco povoado. Mas por que isso ocorre? No início da aula foi falado que quando um país, por exemplo, tem uma área territorial muito grande, a sua concentração de habitantes vai ser quase sempre pequena. Podemos pegar o Brasil como exemplo disso. Ele tem uma população absoluta, que é a 5ª maior do globo e possui uma área territorial que é também a 5ª maior do globo, quando distribuímos sua população pelo seu território observamos que a sua população relativa é muito abaixo da média da população relativa mundial e de outros países como China e a Índia, o que torna o Brasil um país pouco povoado. OK?



EXERCÍCIOS DE AULA:
1ª Questão: (UEL) Observe o mapa:


Assinale a alternativa que explica corretamente o tipo de mapa apresentado.
a) Mapa hipsométrico porque representa as áreas de maiores altitudes nas quais se concentra a população brasileira.
b) Mapa de densidade demográfica porque representa áreas de maior e menor concentração populacional.
c) Mapa altimétrico porque as áreas claras representam áreas de baixa densidade populacional.
d) Mapa geomorfológico porque as classes da legenda representam áreas mais elevadas, mais escuras e áreas mais baixas em tons mais claros, com alta densidade populacional.
e) Mapa de ocorrência urbana porque mostra a concentração populacional nas cidades brasileiras por número de habitantes.
DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL Reviewed by Gilvan Fontanailles on fevereiro 13, 2013 Rating: 5

15 comentários

  1. caramba! AULA PERFEITA! muito boa, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Por Acaso a senhorita está vendo algum futebol aqui hsuahsuahsauhsaushaushaushaushua


      Excluir
  3. Aula maravilhosa. Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!