DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO: conceitos básicos:


Objetivos da Aula:
- Levar o aluno a identificar aspectos importantes da dinâmica demográfica, relacionando dados, informações e taxas relativas a essa dinâmica.
- Conceituar os diferentes indicadores demográficos e caracterizar regiões e países mais populosos e mais povoados do globo.

Olá pessoal! Tudo bem? Nessa semana vamos dá continuidade ao nosso estudo sobre população mundial. Iniciaremos com algumas noções preliminares sobre o que é a demografia. Seu objeto de estudo e alguns conceitos básicos de demografia para melhor podemos entender a dinâmica da população mundial que é o nosso assunto de estudo desse bimestre. Ok?
CONCEITOS DEMOGRÁFICOS
Alguns conceitos demográficos são fundamentais para a análise da população, abaixo iremos elencar alguns:

POPULAÇÃO: Conjunto de habitantes de uma dada área, pode ser definido desde o aspecto local ao aspecto global. O campo da geografia que estuda a população é a demografia, que tem como significado o estudo da descrição do povo.
A) População absoluta: corresponde a população total de um determinado local.

Observação: Quando um local tem uma população absoluta numerosa, dizemos que ele é populoso
 

Exemplificando: A China possui a maior população absoluta entre os países do mundo, com aproximadamente 1 bilhão e 300 milhões de habitantes. Ou seja, de cada cinco habitantes do planeta Terra, um é chinês (cerca de 20% dos 6,5 bilhões de habitantes do planeta). Podemos, portanto, afirmar que a China é o país mais populoso do mundo. O Brasil atualmente apresenta-se como o quinto país mais populoso do mundo, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. Essa colocação foi alcançada devido à ocorrência de um rápido e intenso crescimento demográfico.

B) População relativa ou Densidade demográfica: corresponde a média de habitantes por quilômetros quadrados. Isto é, é o total de habitantes dividido pela área que ocupam ou é a média da distribuição da população total pelo território. Um termo atualmente muito empregado para se definir povoado é o termo densidade demográfica.


Quando a população relativa de um local é numerosa dizemos que esse local é muito povoado. E quando ocorre o inverso dizemos que ele é pouco povoado.


 
Exemplificando:  A China possui uma elevadíssima densidade demográfica,com cerca de 135,9 habitantes por quilômetro quadrado. Vejamos o caso do Brasil?

 
REEMBRANDO:
Como se calcula a densidade demográfica de um lugar?
Veja a formula abaixo:



Para o Brasil, por exemplo, temos:


A primeira pergunta que nos vem à mente é: essa densidade demográfica é grande ou pequena? Vamos comparar com o mundo:



Podemos concluir que o Brasil possui uma baixa densidade demográfica, pois está muito abaixo da média mundial. Portanto o Brasil é um país populoso e pouco povoado; isto é, possui uma grande população absoluta, mas uma baixa densidade demográfica.

Vamos agora compará-la com a da China:

Contextualizado:
Apesar da enorme população absoluta, a densidade demográfica do Brasil é baixa comparada a outros países que possui uma população absoluta muito inferior ao Brasil. Pois a densidade demográfica brasileira  chegando a 21 habitantes por quilômetro quadrado.

Evite confundir densidade demográfica com distribuição da população, são dois conceitos diferentes, existem países com elevada densidade demográfica, mas com a população tão mal distribuída como a brasileira, por exemplo, a China: A China possui uma elevadíssima densidade demográfica, mas a sua população está concentrada na sua porção leste (Planície Chinesa, junto ao litoral). 

Superpovoamento: corresponde a um descompasso entre as condições socioeconômicas da população e à área ocupada. Isso quer dizer que, superpovoamento não depende apenas da densidade demográfica, mas principalmente das condições de vida da população. Alguns países com grande densidade demográfica podem não ser considerados superpovoados, enquanto outros com densidade baixa assim o podem ser classificados.

População relativa e superpovoamento




Uma região densamente povoada não é necessariamente superpovoada isso porque o conceito de superpovoamento não diz respeito apenas ao número de habitantes por km2 , mas também se refere ao nível de desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da população em relação à área ocupada. 

Nesse caso, ocorre superpovoamento quando há descompasso do ponto vista das condições socioeconômicas da população em relação à área ocupada. 

A Holanda, por exemplo, e um país densamente povoado (434 hab/km2)mas não é superpovoado (a população desfruta de alto padrão de vida em um espaço muito pequeno), ao passo que países como a Índia (247 hab/km2) e Bangladesh (740 hab/km2) são superpovoados. O superpovoamento é portanto relativo.


 Texto 02
O mundo tem hoje cerca de 6,5 bilhões de habitantes. Essa imensa população não se distribui de forma homogênea pelos continentes e países. Os países de maior população são denominados populosos e aparecem na tabela abaixo:


A soma desses dez países mais populosos é de 3,8 bilhões de habitantes, ou seja, mais da metade do total mundial. Os maiores destaques são a China e a Índia, ambas com mais de 1 bilhão de habitantes cada.

A distribuição da população pelo espaço geográfico é analisada por meio da chamada população relativa ou densidade demográfica. Ela é calculada dividindo-se a população absoluta pela área do lugar. No mundo, por exemplo, existe uma média de 47 hab./km2, mas na Ásia essa média sobe para cerca de 88 hab./km2.

Os países que apresentam população relativa mais elevada são chamados povoados e possuem uma maior densidade demográfica. Nem sempre os que têm maior população absoluta são os mais povoados. Como vimos acima, o número de habitantes por quilômetro quadrado de um país depende da relação entre sua população absoluta e sua área.

Isso significa que um país pode estar na lista dos mais populosos do mundo e não ser um país muito povoado. O Brasil, por exemplo, esta em 5º- lugar na lista dos mais populosos, mas tem apenas 22 hab./km2, bem abaixo da média mundial, devido à sua grande extensão territorial.

Outro caso interessante é quando o país tem um número muito elevado de habitantes por quilômetro quadrado, ou seja, é bem povoado, mas não tem uma população numerosa. Como se explica isso?

A resposta está na pequena extensão territorial desses países. Veja na tabela abaixo alguns dos países mais povoados do mundo:
 
DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO: conceitos básicos: DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO: conceitos básicos: Reviewed by Gilvan Fontanailles on fevereiro 13, 2013 Rating: 5

3 comentários

  1. GOSTARIA DE UM CONCEITO RESUMIDO DE POPULAÇAO POPULOSO

    ResponderExcluir
  2. Vocês poderiam resumir...
    Tema pequeno pra um assunto muito grande, e resumido daria uma melhor compreensão para aqueles que realmente precisam. :)

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!