Demografia: Noções preliminares



Objetivos da Aula:
- Conceituar e apresentar etimologicamente o significado da plavra demografia;
- Apresentar o conceito de população, distiguindo do conceito de população no sentido biologico;
- Apresentar as variáveis que determinam o tamanho, a distribuição e a estrutura da população de forma geral, e especifíca de cada população;
- A presentar o objetivo de estudo da Demografia.


Olá meus amigos! Tudo bem? Hoje faremos uma breve esplanação a respeito da dinâmica da populacional mundial, conteúdo que costumeiramente e cobrado nos principais vestibulares do Brasil, e especialmente na prova do ENEM. Iniciaremos nossa aula com a algumas definições:.

1.1: Etimologia

Demografia (dêmos=população, graphein=estudo) refere-se ao estudo das populações humanas e sua evolução temporal no tocante a seu tamanho, sua distribuição espacial, sua composição e suas características gerais. Em estatística, usualmente a palavra população indica um conjunto de elementos com características comuns. Por exemplo: um conjunto de parafusos poderia constituir uma população.


Obs.: A palavra demografia foi usada pela 1ª vez em 1855 por um belga chamado Achille Guillard. Do grego:
                                DÊMOS = POPULAÇÃO
                                GRÁPHEIN = ESCREVER / DESCREVER / ESTUDAR

Portanto, o objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais.

Quais aspectos da população são o campo de estudo da Demografia? A segunda definição é mais específica.
1.2: Conceito

Demografia formal é o estudo de populações humanas em um determinado momento com relação ao tamanho, a distribuição e a estrutura da população. A demografia formal também analisa as mudanças que ocorrem na população ao longo do tempo, principalmente o crescimento populacional. A maior ou menor ocorrência de nascimentos, óbitos e migrações são as causas básicas do crescimento populacional. Assim, há interesse em estudar dois tipos de variáveis demográficas. Um grupo de variáveis descreve algumas características de interesse da população. Referem-se a um determinado espaço geográfico e a um instante específico do tempo, por isso, compõem a análise estática da população.
São elas:
- TAMANHO da população é simplesmente o número total de pessoas na população.

- DISTRIBUIÇÃO da população é o número de pessoas na população por unidade geográfica ou por situação do domicílio (rural; urbano).

- ESTRUTURA ou COMPOSIÇÃO, isto é, o volume da população=  o número de pessoas na população por sexo (masculino; feminino) e/ou por grupo de idade (em geral, de 5 em 5 anos). Nela é estudada a composição etária e a composição por sexo da população, indiretamente estuda-se a expectativa de vida (além da taxa de crescimento vegetativo) e a estrutura ocupacional da população (divisã por setores = População Economicamente Ativa = PEA, População Economicamente Inativa= PEI e a população ocupada) e ainda a divisão do trabalho pelo sexo . Pode-se compreender também o tipo de regime demográfico, que se formou a partir da análise dessa estrutura populacional, que pode ser Jovem, com tendência para envelhecer, isto é, adulta, e a idosa.

OBSERVAÇÃO:

As demais variáveis, NATALIDADE, MORTALIDADE e MIGRAÇÃO, referem-se a um determinado espaço geográfico e a um determinado período de tempo.


IMPORTANTE: Por isso, na análise demográfica formal, também é estudada a inter-relação entre as variáveis da análise estática e da dinâmica demográfica.

    INTERRELAÇÃO DAS VARIÁVEIS DEMOGRÁFICAS

1) Por um lado, a natalidade, a mortalidade e a migração são fatores que modificam a população.
Exemplo: a manutenção de uma natalidade alta leva a uma população predominantemente jovem;

2) Por outro lado, esses fatores modificadores dependem fortemente dos aspectos gerais da população.



Exemplo: em uma população velha morrem relativamente mais pessoas

3 Estudos populacionais abrangem as variáveis demográficas e também características étnicas, sociais e econômicas da população como desemprego, educação, saúde, etc. Portanto é um campo multidisciplinar, compreendendo disciplinas como economia, sociologia, antropologia, direito, política, epidemiologia, etc.

1.3: Objeto de estudo: tamanho, distribuição, estrutura  ou composição e movimento  das diversas populações humanas.

AVISO IMPORTANTE: em nosso próximo artigo, vamos falar sobre cada um dos caracteres estudados na demografia que é  tamanho, a distribuição e a estrutura da população. Até a proxima. Valeu pessoal. Bons estudos
Demografia: Noções preliminares Demografia: Noções preliminares Reviewed by Gilvan Fontanailles on fevereiro 13, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!