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Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


28/02/2013

CORRETES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO - Escolas geográficas

FALA GALERA!! TUDO BEM!!??
Hoje vamos falar...
Didaticamente vamos dividir as correntes em dois blocos distintos, a saber: a Geografia Tradicional e a Geografia Crítica.
 
Geografia Tradicional: esse ramo da geografia trabalhava com a idéia de que o ambiente natural determinava as características da sociedade. Essa vertente trabalhava com a descrição da natureza, relacionando muito pouco o papel ativo do homem no meio.
Nesse grupo temos então as as seguintes escolas geográficas:
- O Determinismo Ambiental alemão:
- O Possibilismo francês:
- A Pragmática  ou Teórica-Quantitativa
- O Método Regional.
Geografia Crítica: também, conhecida como geografia marxista, busca explicar a atuação do homem no meio geográfico, pelo aspecto das transformações sociais. O objetivo é integrar a relação entre trabalho, sociedade e natureza, buscando diferenciar os espaços construídos segundo os interesses da sociedade vigente. Esse ramo da geografia possui um caráter mais analítico e politizador. 


Agora galera!! Como é que esse assunto pode ser cobrado no ENEM?????
 ELABORAMOS UMA QUESTÃO ESTILO ENEM


ENEM 2009 - C2/ H9 Considere o trecho do artigo abaixo.



"Nascendo na Alemanha, a Geografia moderna teve seus primeiros grandes mestre nesse país; a escola alemã de Geografia notou-se por seu caráter determinista, cuja principal nome é Frederic Ratzel. Em oposição ao determinismo alemão surgiu, na França,o possibilismo, corrente que teve Em Vidal de la Blache seu maior expoente,consolidando a escola francesa de Geografia. Foram essas duas escola que exerceram a maior influência no estabelecimento da Geografia brasileira, durante as primeiras décadas do século XX: o pensamento alemão, presente sobretudo nos órgãos do Governo, e o francês principalmente nas recém-criadas faculdades, cujos professores vieram da França.

O método regional foi uma corrente que esteve em voga em fins do século XIX e princípio do século XX, especialmente na França e na Inglaterra,devido e ao grande império colonial pertencentes a esses dois países. Após a década de 50, novos paradigmas urgiram na Geografia, afetando também a produção geográfica brasileira; primeiro, a chamada Nova Geografia ou Geografia Quantitativa, ligada à Estatística e à matemática; esta foi, posteriormente, cedendo espaço para a Geografia Crítica, a partir do final dos anos 70, que utilizava a teoria marxista como base ideológica. Esta é, atualmente, a corrente mais difundida no Brasil, sobretudo através da Obra de Milton Santos."

O artigo trata a gênese da Geografia Moderna e suas correntes epistemológica. Como base no artigo, é correto afirmar que:

a) a Geografia é uma ciência estática, sua produção acadêmica pode ser resumida nas postulações de Ratzel e Vidal de La Blache.
b) a Geografia Moderna teve seus principais grandes mestres nesse país; a escola alemã de Geografia notou-se por seu caráter determinista, cujo principal autor é Vidal de La Blache.
c) em oposição ao possibilismo alemão: surgiu, na França, o determinismo, corrente que teve Vidal de La Blache.
d) a origem de diferentes paradigmas das correntes geográficas, tais como a deterministas, possibilista, regional, quantitativa, está relacionada a diversas formas de poder político e econômico dos Estados.
e) após a década de 50, novos paradigmas surgiram na Geografia, afetando também a produção geográfica brasileira; primeiro, a chamada Nova Geografia ou Geografia Quantitativa, que  utilizava a teoria marxista como base ideológica.

GEOGRAFALANDO COMENTA:

Competência de área 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial

a) INCORRETA  
a Geografia é uma ciência DINÂMICA, sua produção acadêmica NÃO pode ser resumida nas postulações de Ratzel e Vidal de La Blache.Visto que outras contribuições como por exemplo: Método Regional (Estudos das diferenciações das áreas) metódologia desenvolvidas por Richard Hartshorne; a Geografia Teórico-Quantitativa ou Nova Geografia, caracterizada pelo uso de métodos matemático-estatísticos e por fim a GEOGRAFIA CRITICA  que ver o espaço geográfico nessa escola geográfica é visto como a própria sociedade (espacializada), fruto da reprodução do modo capitalista de produção.Nessa perspectiva o espaço é movido pelas contradições presentes e por um processo dialético.

b) INCORRETA 
a Geografia Moderna teve seus principais grandes mestres nesse país; a escola alemã de Geografia notou-se por seu caráter determinista, cujo principal autor é Frederic Ratzel e não Vidal de La Blache.

c)INCORRETA 
em oposição ao possibilismo alemão: surgiu, na França, o possibilismo e não o determinismo, corrente que teve Vidal de La Blache.

d) CORRETA 
a origem de diferentes paradigmas das correntes geográficas, tais como a deterministas, possibilista, regional, quantitativa, está relacionada a diversas formas de poder político e econômico dos Estados.

e) INCORRETA
 após a década de 50, novos paradigmas surgiram na Geografia, afetando também a produção geográfica brasileira; primeiro, a chamada Nova Geografia ou Geografia Quantitativa, que  utilizava a geografia Pragmática é um instrumento da dominação burguesa. Um aparato do Estado capitalista. Suas características têm bases técnicas e planejamentos, uso da razão para orientar o desenvolvimento capitalista, tornando o conhecimento geográfico abstrato; assim os modelos matemáticos servem para analisar o espaço, agir sobre a natureza e fortalecer os investimentos do Estado em regiões homogêneas e funcionais, através de meios estatísticos teoria marxista como base ideológica.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO



1ª Questão: Assinale a alternativa que corresponde à Escola de Pensamento Geográfico e seu divulgador que estiver corretos respectivamente escola e divulgador.



A
Determinismo
Vidal de La Blache
B
Possibilismo
Hartshone
C
Método Regional
Frederich Ratzel 
D
Nova Geografia
Milton Santos
E
Geografia Crítica
Yves Lacostes



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