GLOBALIZAÇÃO e o PAPEL DA ONU




A ONU (Organização das Nações Unidas) foi fundada em 1945 (pós-II guerra mundial), foi resultado da união de várias nações, buscando desenvolver um órgão internacional que promovesse a paz mundial. Embora tenha aumentado a sua presença ativa em vários conflitos e programas mundiais, a ONU apresenta uma série de problemas, como o alto grau de burocracia, o elevado endividamento e a submissão aos países centrais.

Estrutura da ONU
-Conselho de segurança (5 membros) EUA, China, Rússia, França e Reino Unido, mais 10 membros eleitos a cada 2 anos – poder de veto.

-Assembléia geral da ONU (representantes dos 186 países membros).

-Tribunal Internacional de Haia (Holanda).

-Secretário Geral (Ban Ki-moon).

Organismos da ONU

OMS: Organização Mundial de saúde.
OIT: Organização Internacional do Trabalho.
UNICEF: Fundo Mundial de Assistência à Infância.
UNESCO: Organização das nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
CEPAL: Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina.

Presença da ONU
Nos últimos anos a participação do órgão foi marcante, principalmente em grandes conflitos, como a guerra do Golfo (Oriente Médio), na Iugoslávia e na África, para onde foi enviada uma grande quantidade de tropas de paz. A ONU aumentou seu prestígio internacional com o início da ordem multipolar, pois o fim dos dois blocos e a expansão econômica de outros países acarretaram várias modificações na estrutura, possibilitando que a ONU atuasse de forma mais expressiva. Atualmente, o Brasil busca integrar-se ao conselho permanente.

Aspecto Econômico
FMI (Fundo Monetário Internacional).
Bird (Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento).
OMC (Organização Mundial do Comércio).
GLOBALIZAÇÃO e o PAPEL DA ONU GLOBALIZAÇÃO e o PAPEL DA ONU Reviewed by Gilvan Fontanailles on janeiro 05, 2013 Rating: 5

4 comentários

Slider

[recent]

Anuncios!