FUSOS HORÁRIOS: Noções preliminares





Conteúdos:
- Linhas de Fuso; Meridiano de Greenwich; Linha Internacional de Mudança de Datas (LID); Horário de Verão;
- A posição geográfica planetária do Brasil;
- Fusos horários brasileiros / primeiro fuso / segundo fuso / terceiro fuso;
Objetivos da Aula:
- Compreender o sistema mundial de fusos horários;
- Classificar os diferentes fusos horários que ocorrem no Brasil e entender que isso acontece em razão das dimensões continentais que o país possui;
- Compreender que os fusos situados à direita (leste) de um ponto qualquer terão seus horários adiantados e os que estiveerem situados à esquerda do mesmo ponto terão seus horários atrasados;
- Saber usar o fuso inicial de Greenwich como ponto de referência na resolução de situações problemas envolvendo a localização de um ou mais fusos horários no mesmo hemisfério ou em hemisférios diferentes.  

Fala galera! Tudo bem!! Hoje vamos falar um pouco sobre fuso horário! Iniciaremos nossa aula revisando alguns conceitos gerais sobre,  destacando para isso dois item (linhas imaginarias e o movimento de rotação da Terra) que julgamos necessários para o entendimento do assunto.

NOÇÕES PRELIMINARES: 
O FUSO HORÁRIO NO VESTIBULAR E NO ENEM
Para o estudante do ensino médio que está se preparando para o vestibular ou para o ENEM, uma dica é dar uma olhada no conteúdo sobre fuso horário, pois diversas universidades tem colocado questões sobre fuso em seus processos seletivos e principalmente no ENEM.
Confira agora uma dica de Geografia no Enem
Eixo cognitivo 4: A questão propõe relacionar informações, representadas em diferentes formas (Sistema de Fusos Horários)  e  conhecimentos  em  situações  concretas  (a hora  legal/local  e  sua  relação  com  as  horas  de  outras localidades), para construir argumentação consistente.
Competência  4: A  questão  propõe  ao  aluno  entender as  transformações  técnicas  e  tecnológicas  (Sistema Internacional  de  Fusos  Horários)  e  seu  impacto  nos processos  de  produção  (organizada  mundialmente: globalização), no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
Habilidade 16: A  questão  propõe  ao  aluno  identificar registros  sobre  o  papel  das  técnicas  e  tecnologias  na organização do trabalho (Sistema Internacional de Fusos Horários) e/ou da vida social.

Vejamos a questão:
 
Enquanto os piauienses estão tomando o café da manhã, os italianos já estão almoçando e os japoneses já se preparam para o jantar. Isso ocorre porque foram estabelecidos diferentes fusos horários para os vários países do mundo, conforme a localização geográfica de cada um, com base nas diferenças de luminosidade decorrentes do movimento de rotação da Terra. Sobre essa questão, está correto afirmar que:


a) todos os países localizados ao longo de um mesmo paralelo têm o mesmo fuso horário.
b) a Terra está dividida em 24 faixas de meridianos, que equivalem a 15° cada uma, calculadas em relação ao Equador, chamadas de fusos horários.
c) o estabelecimento da "hora legal" tem base nos fusos horários, considerando as faixas de 15° formadas pelos meridianos terrestres, enquanto a "hora local" tem base na posição dos locais em relação às suas latitudes.
d) considerando que a Terra gira de oeste para leste, o Sol "nasce" primeiro nos países de fusos horários a leste do meridiano zero.
e) cada fuso horário contém paralelos de 15 graus, por isso ocorrem diferenças de horas nos países que se localizam no leste em relação aos do oeste do globo terrestre.

A alternativa correta é a letra: D

GEOGRAFALNDO COMENTA:

a) Incorreta
Os  fusos  horários  são  definidos  por  meridianos  e não os paralelos, portanto, pontos de mesma latitude podem  estar  em  fusos  diferentes.  No  Sistema Internacional  de  Fusos  Horários  todos  os  pontos localizados  em  um  mesmo  meridiano  estão  em  um mesmo fuso. No Sistema Real de Fusos Horários – limite prático – pode ocorrer de áreas de um mesmo meridiano estar em fusos diferentes.
          
b) Incorreta
Os meridianos e os fusos horários são definidos em relação ao meridiano Principal ou de Greenwich e não em relação ao Equador.

c) Incorreta
A  hora  legal  é  definida  pelo  Sistema  internacional de  Fusos  Horários  enquanto  a  hora  local  é  uma adequação desse sistema para a realidade local, ou seja, os países podem modificar a divisão segundo sua realidade territorial ou interesse político.

d) Correta
O  movimento  de  rotação  da  Terra  ocorre  de  oeste para leste, portanto, o movimento “aparente” do Sol ocorre  de  leste  para  oeste.  Daí, as  localidades  e países  que  estão  localizados  a  leste  (por  exemplo, de Greenwich) apresentam horas adiantadas.

e) Incorreta
Cada fuso horário contém 15 meridianos de um grau cada.  Daí  um  fuso  ter  15  graus.  Essa  condição  foi definida da seguinte forma: Se uma volta completa da Terra em relação ao seu próprio eixo – movimento de Rotação tem 360º e dura
aproximadamente 24 horas, tem-se:360º ÷ 24 horas (1 hora para cada fuso) = 15º (cada fuso 15º)
Então pessoal o que você precisa saber sobre esse assunto? De modo geral entender alguns conceitos e os sues significados em relação aos fenômenos relacionados a eles, como por exemplo: o funcionamento do sistema de fuso horário mundial (rotação da Terra esquerda para à direita e que corresponde à  24 hora que são dividida por 360°, onde cada fuso corresponde a 15°= 1 hora) e saber como encontrar fusos a direita ou a esquerda de um ponto qualquer. Então vamos lá galera!! 
 
a) MOVIMENTO DE ROTAÇÃO:
Para completar um giro completo sobre o seu eixo a Terra demora cerca de 24 horas. Como ela é uma esfera ela possui uma abertura angular de 360°.

Devido o seu movimento de rotação a terra se posiciona de forma inclinada em relação os seus pólos no sentido vertical (norte/sul) e horizontalmente em linha reta em relação ao Sol. Dessa forma  a posição astronômica da Terra tomando como referência o Sol, observa-se que os raios solares atingem a superfície terrestre de forma quase perpendicular  (ao mesmo tempo) de norte à sul (no sentido vertical) tingindo apenas uma semi-circunferência,. OK!!!  Observe a figura abaixo:

Devido esse tipo de incidência solar, as horas terrestre foram determinadas através do deslocamento aparente do sol. Contudo, isso causava confusão no momento da determinação do horário de um local em relação aos ostros lugares.
 
Para a determinação do sistema de fuso horário terrestre dividiram-se os 360º da Terra pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultando em 15 graus. Logo, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora. A cada uma das 24 divisões se deu o nome de fuso.
.

360º / 24 horas = 15º
Logo, 15º é igual a 1 hora
Pode-se afirmar também que:
1º = 4 minutos


Como a Terra gira em torno de seu próprio eixo de oeste para leste.




Portanto, todos os locais situados a leste de um ponto qualquer verão o Sol “nascer” antes, e os que estiverem a oeste verão o Sol nascer depois, o que nos permite concluir que:



b) MERIDIANOS:
Ao estudar coordenadas geográficas, você deve ter aprendido que a superfície terrestre é dividida no sentio vertical em 360°, tomando como referência o meridiano de Greenwich, (180° a leste de Greewich e 180° a Oeste de Greenwich), e como o globo terrestre está dividido em 24 fusos. Cada fuso abrange uma determinada hora, e possui (quinze graus)
A hora de Greenwich tornou-se a hora universal, no sentido de que é em relação a ela que se determinam os horários em outros pontos do globo terrestre. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15o, variando entre 0 e 12. Ao contrário, a oeste de Greenwich, as horas diminuem, em idêntica variação. O horário de Greenwich também é chamado de GMT, ou seja, Greenwich Mean Time (mean significando "média").
  


COLACANDO EM PRATICA O QUE VOCẼ APRENDEU

Como  resolver problemas de horário envolvendo mais de um fuso. Para resolver qualquer problema de fuso horário, você deve seguir alguns passos:

1º Passo. Quando as longitudes estão em hemisfério opostos, devem ser somadas. Se forem longitudes em mesmo hemisfério, devem ser subtraídas. Por exemplo:

diferentes hemisférios (opostos)
HEM. OESTE   +    HEM. LESTE
soma


mesmo hemisfério (iguais) 
HEM. OESTE   -   HEM. OESTE
HEM. LESTE    -  HEM. LESTE
    diminui

2º Passo.  O resultado obtido deve ser dividido por 15º, o que permitirá descobrir a diferença horária entre os dois locais.



3º Passo.  A diferença horária deverá ser somada à hora conhecida, caso o local que deseja saber a hora, estiver situado a leste daquele horário que já sabemos. Ou então, se o local que deseja saber a hora estiver a oeste daquele já conhecido, a diferença deverá ser subtraída da hora conhecida.


PONTO A LESTE:
hora conhecida + diferença horária = hora do
local pedido no problema


PONTO A OESTE:
hora conhecida - diferença horária = hora do
local pedido no problema


EXEMPLIFICANDO:

Na cidade X, situada a 60º de longitude oeste são 08:00 horas. Que horas serão na cidade Y situada a 90º de longitude leste?

Resolução:

X – 60º de longitude oeste = 08.00h
Y - 90º de longitude leste = ?

01 Passo.  Como as longitudes são opostas. Os valores devem ser somados:

60º oeste + 90º leste = 150º

02 Passo.  Divide-se o valor encontrado por 15º

150º / 15º = 10 horas ou 10 fusos

A diferença horária entre as duas cidades é de 10 horas.

03 Passo.  Desejamos saber a hora em Y. Como Y está a leste de X, significa que devemos somar os valores.

Assim: 08:00 horas + 10:00 horas = 18:00 horas

Resposta: em X, serão 18:00 horas


E lembre-se !!!
Se houver resto na divisão, deveremos
multiplicar esse resto por 4 (quatro), para transformá-lo 
em minutos, porque a cada quatro minutos a Terra
gira 1º em torno de seu eixo.



Exercícios de Aula:

01.   Na cidade X, situada a 60º de longitude oeste são 08:00 horas. Que horas serão na cidade Y situada a 90º de longitude leste?

a)   14:00 horas
b)   15:00 horas
c)   16:00 horas
d)   17:00 horas
e)   18:00 horas

02.   (UFPR) Sobre fusos horários e hora legal, é correto afirmar:

a)   O meridiano de Greenwich passa pela Inglaterra devido à posição estratégica desse país quanto à incidência da luz solar.
b)   No Brasil, a hora legal está adiantada em relação à hora legal dos países do Oriente.
c)   Os fusos horários são definidos em relação a um fuso inicial que marca permanentemente  12 horas (meio-dia).
d)   O fator que determina a hora legal é o comprimento do meridiano pelo qual passa o fuso horário.
e)   Nem sempre os limites teóricos dos fusos são aplicados. Por vezes e por conveniência,  como no caso brasileiro, consideram-se as fronteiras políticas.

03.  (ENEM) O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora.

A partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários.

Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4.

A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8. Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20h 8min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?

a)   9 h 8 min, do dia 8 de agosto.
b)   12 h 8 min, do dia 8 de agosto.
c)   15 h 8 min, do dia 8 de agosto.
d)   1 h 8 min, do dia 9 de agosto.
e)   4 h 8 min, do dia 9 de agosto.

04.   (UNICANTO) Duas cidades separadas por 120° de longitude têm uma distância de:

a)  Quatorze fusos horários
b)   Onze fusos horários
c)   Doze fusos horários
d)   Oito fusos horários

05.   (UEG) Um avião decolou do aeroporto da cidade A (45°W) às 7 horas com destino à cidade B (120°W). O voo tem duração de oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar?

a)   11h
b)   10 h
c)   9 h
d)   8 h
e)   2 h
(Ver gabarito no final da aula)
Exercícios de Aprofundamento:


01.   (UFSM) A viagem de um empresário de Santiago (Chile) a Roma (Itália) está organizada da seguinte forma:

  Sai de Santiago (75° de longitude oeste) às 6 horas do dia 2 de janeiro de 2005 e faz escala em São Paulo (45° de longitude oeste), no Brasil, após quatro horas de viagem.
  Depois de uma escala de 2 horas, decola com destino a Roma (15° de longitude leste), durando 10 horas a viagem. Apresente a soma das alternativas corretas:

01)  O avião chega a São Paulo às 14 horas do dia 2 de janeiro de 2005.
02)  O avião chega a Roma às 6 horas do dia 3 de janeiro de 2005.
04)  A diferença de horário entre Santiago e Roma é de 6 horas.
08)  A diferença de horário entre Santiago e São Paulo é de 2 horas.
16)  É impossível prever a hora de chegada em Roma.

Soma_________

02.   (UFPR) Se na efetivação de uma ligação telefônica entre duas cidades brasileiras, aqui denominadas A e B, forem 21 horas na cidade A e 23 horas na cidade B no dia 20 de novembro de 2001, é correto afirmar:

01)  As duas cidades têm um afastamento de, no máximo, 10 graus de longitude.
02)  As duas cidades estão necessariamente na mesma latitude.
04)  O fuso horário que passa pela cidade A tem valor menor que o que passa pela cidade B.
08)  A cidade A é, obrigatoriamente, litorânea e está localizada junto ao Oceano Atlântico.
16)  A diferença horária entre as duas cidades deve-se ao horário de verão; portanto, quando o horário de verão for suspenso, os horários nas duas cidades coincidirão.
32)  As duas cidades têm as mesmas coordenadas geográficas.
64)  A diferença de altitude entre as duas cidades é o fator determinante da diferença horária existente entre as mesmas.

03.  (UFPR) Leia o texto abaixo:
São 19 horas em Kyoto no Japão, cidade localizada a 135º leste de Greenwich, e a televisão japonesa anuncia em rede a ocorrência de um terremoto. Várias localidades do mundo recebem simultaneamente a notícia, dentre elas as cidades de Varsóvia, na Polônia, localizada a 21º leste, e Vancouver, no Canadá, localizada a 123º oeste.

Com base no texto, determine as horas de recebimento da notícia nas duas cidades.

Varsóvia  = __________________
Vancouver = __________________

04.   Um navio emitiu um S.O.S. às 16 horas, hora local. O S.O.S. foi captado num porto onde os relógios marcavam 21 horas. Nesse exato momento em Londres eram 11 horas.

Pergunta-se:

a)   Qual a longitude do navio, no momento em que emitiu o S.O.S.?
b)   Qual a longitude do porto que captou o S.O.S.?
c)   Qual a posição do navio em relação ao porto?

-->
(ENEM) – O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. As bolsas de valores estão articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horários, como ocorre com as bolsas de Nova York, Londres, Pequim e São Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo, estão envolvidas com exportações e importações de mercadorias precisam conhecer os fusos horários para fazer o melhor uso dessas informações.

Considerando que as bolsas de valores começam a funcionar às 09:00 horas da manhã e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se afirmar que os horários em que ele deve consultar as bolsas e a sequência em que as informações são obtidas estão corretos na alternativa: 

a) Pequim (20:00 horas), Nova York (07:00 horas) e Londres (12:00 horas);
b) Nova York (07:00 horas), Londres (12:00 horas) e Pequim (20:00 horas);
c) Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas) e Nova York (07:00 horas);
d) Nova York (07:00 horas), Londres (12:00 horas), Pequim (20:00 horas);
e) Nova York (07:00 horas), Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas).

-->
RESOLUÇÃO:
Resposta: C

Dunga comemora adaptação do time ao fuso horário
O técnico Dunga comentou nesta terça-feira que um dos maiores acertos da preparação da seleção brasileira de futebol para esta Olimpíada foi ter viajado logo para a Ásia, resolvendo a questão do fuso horário.
(JC, 05.08.2008)

(UFABC) – Considerando a diferença dos fusos horários observados no mapa, um evento esportivo que ocorreu em Pequim(1) às 8 horas da manhã do dia 12 de agosto foi visto em São Paulo(2), ao vivo, às

a) 21 horas do dia 11 de agosto.
b) 8 horas da manhã do dia 10 de agosto.
c) 9 horas da manhã do dia 13 de agosto.
d) 20 horas do mesmo dia.
e) 9 horas da manhã do dia 11 de agosto.

RESOLUÇÃO: Resposta: A


FUSOS HORÁRIOS: Noções preliminares FUSOS HORÁRIOS: Noções preliminares Reviewed by Gilvan Fontanailles on janeiro 31, 2013 Rating: 5

7 comentários

  1. Gilvan,muito útil essa lista de exercícios e a parte “Exemplificando”. Pude aplicar em sala de aula, o que ajudou bastante os alunos a compreenderem fusos horários. Parabéns! Sucesso

    ResponderExcluir
  2. ohhhhh ohohhohoohohohohhohoohho fode sah buceta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk q bosta ein velho

      Excluir
    2. toma no seu cu velho kkkkkkkkkkkkkkkk seu arrombado

      Excluir
    3. KSKDSAKADSAKDSAKSADKSDASASKSAKSAKSAKSAKSAKSAKSAKASKSSAKSAKKSDK NEM FUDENDO

      Excluir

Slider

[recent]

Anuncios!