A NOVA ORDEM MUNDIAL: e a geopolitica do final do século XX e inicio do século XXI

NOÇÕES PRELIMINARES:

1 - CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS

Década de 1950 e 1960 - Crescimento Econômico

Nesse período houve um forte crescimento de produção nos Estados Unidos, acarretado pela necessidade de abastecer os mercados europeus. A II Guerra
Mundial havia ocasionado uma destruição de vários parques industriais na Europa, o que propiciou o crescimento substancial da produção industrial nos Estados Unidos, que possuem um amplo parque industrial e uma grande reserva financeira.

Década de 1970- Crise e Welfare State

O clima de euforia e superprodução das décadas de 1950 e 1960 diminuem muito na década de 1970, no sentido de que o grande mercado de produção européia já havia se consolidado novamente, não necessitando de tantos produtos vindos da América.
Os Estados Unidos, presenciando um clima de insegurança e recessão, colocaram em prática um plano denominado de Welfare State (estado do bem-estar social). A intervenção do Estado na economia ocorreu a partir da produção de empregos (construção de rodovias, ferrovias, hidroelétricas…) para que a população continuasse inserida no mercado de consumo, fazendo com que a economia não entrasse em recessão.

Década de 1980 - Novos Ramos e Transferência da Dívida

Na década de 1980, o governo Reagan adotou uma política contraditória, em que diminuiria os impostos, ao mesmo tempo aumentaria os juros. Essa política foi apoiada no dólar moeda nacional e também de troca internacional. A política embasava-se na transferência da dívida interna ocasionada pela corrida armamentista, perda nas exportações e déficit público para os países subdesenvolvidos que solicitavam empréstimos, uma vez que, ficaram condicionados a pagar os juros dessas dívidas, favorecendo o enriquecimento dos países credores, principalmente os Estados Unidos.




2 - ORDEM MUNDIAL
O que é uma ordem mundial?


Desde o inicio dos anos 1990, vivemos na chamada “nova ordem mundial”. Qual o significado disso?
Uma Ordem mundial é o Equilíbrio de poder (ou a correlação de forças) no plano internacional. Ou seja, é a situação econômica, militar e político-diplomática do mundo numa determinada fase ou período.

No mundo da geopolítica atual conhecemos pelo menos  três tipos de ordem mundial, a saber: Monopolar, Bipolar e Multipolar

Monopolar: Reino Unido da Grã Bretanha. Século XVIII e XIX. Nesse período, a hegemonia mundial era determinada por essa potência a partir do domínio industrial e marítimo.
Bipolar: o mundo era marcado por dois grandes grupos militares, políticos, econômico e ideológicos: Capitalismo (líder EUA) e Socialismo (líder URSS), os quais ditaram as regras mundiais durante toda a Guerra Fria, proporcionando a bipolaridade mundial.

Multipolar: com a fragmentação da União Soviética e mudança do contexto econômico da China, países caracterizados como os mais fortes da hegemonia socialista, o mundo atravessou um período de divisão entre as potências, proporcionando a evolução global para multipolar. Esse período também marcou uma diminuição do poder quase absoluto dos Estados Unidos, acarretando a divisão desse poder com países que emergiam na nova conjuntura como líderes mundiais, como o Japão (líder na região do pacífico) e a Alemanha (líder na Europa), ocasionando uma maior dinâmica econômica no mundo contemporâneo. Atualmente buscam se desenvolver áreas de influência a partir de blocos econômicos. 

A VELHA E NOVA ORDEM MUNDIAL  
EXEMPIFICANDO:
Durante a maior parte do século XIX, por exemplo, havia uma ordem mundial monopolar, quando uma única grande potencia mundial, o Reino Unido, dominava direta ou indiretamente a superfície terrestre: dispunha de navios de guerra espalhados por todo os mares e oceanos, tinha inúmeras colônias ou territórios em quase todos os continentes, dominava o comércio internacional e também era a maior economia do mundo.

VELHA ORDEM MUNDIL - 
O correu durante a segunda metade do século XX – mais precisamente de 1945 até 1991 –,  na qual existiam duas grandes potências mundiais (ou superpotências, como eram chamadas) que disputavam  a Hegemonia ou supremacia internacional: os estados Unidos da América e a então União Soviética. Os Estados Unidos eram considerados o representante do capitalismo, da economia de mercado, e a União Soviética era a representante do antigo mundo socialista, ou dos países com economia planificada. Essas superpotências tinha uma enorme influência sobre o restante do mundo, pois dispunha de um enorme poderio econômico e militar tinham tropas e instalações militares espalhadas por todo o globo (os Estados Unidos ainda têm), etc. 

NOVA ORDEM MUNDIAL 
A Nova Ordem mundial, que existe desde o fim de 1991, é complexa. Do ponto de vista de poderio militar, ela pode ser considerada monopolar, ou seja, há apenas uma superpotência no nível planetário, os estados Unidos. Desde os anos 1990, quando a União Soviética deixou de existir e a sua principal herdeira, a Rússia, ingressou numa profunda crise econômica, o que enfraqueceu a sua força militar, os Estados Unidos se tornaram o único país com capacidade de intervir em conflitos importantes em praticamente  todo o globo. Mas essa situação talvez seja provisória, pois a China moderniza constantemente as suas forças Armadas – inclusive o aperfeiçoamento de suas armas nucleares –, e as tropas dos países militarmente fortes da União européia (França, Itália, Reino Unido, e Alemanha) podem acabar se unificando e adquirindo um poderio comparável ao norte-americano.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA NOVA ORDEM MUNDIAL:
 

A NOVA ORDEM MUNDIAL: e a geopolitica do final do século XX e inicio do século XXI A NOVA ORDEM MUNDIAL: e a geopolitica do final do século XX e inicio do século XXI Reviewed by Gilvan Fontanailles on janeiro 05, 2013 Rating: 5

4 comentários

  1. D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O
    (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com o Criador do Reino dos céus na terra:
    (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA:
    (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO:
    (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO:
    Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel:
    (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

    ResponderExcluir
  2. (JR.5.21) Ouvi agora isto, ó povo insensato que tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis; (1TS.4.3) pois esta é a vontade de Deus: A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; (LS.1.12/13) porqu Deus não fez a morte, nem se alegra na perdição dos vivos: Não queirais buscar ansiosos a morte, no descaminho da vossa vida, nem adquirais a perdição com as obras das vossas mãos:
    (HC.2.19) Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no seu interior não há fôlego nenhum: (AT.3.15) Dessarte, matastes o Autor da Vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas: (JB.7.48) Porventura creu Nele alguém dentre as autoridades, ou algum dos fariseus? (RM.3.3) E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? (JB.3.23) Ora, o seu mandamento é este: (MC.12.33) Amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo:
    (JB.4.23) Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores: (LS.19.23) E há quem fala francamente e não diz senão a verdade, (RM.4.3) pois que diz a escritura? (JB.4.24)Deus é Espírito;e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade, (RM.1.20) porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade; claramente se reconhecem desde o principio do mundo, sendo reconhecidos pelas cousas que foram criadas:
    (HB.11.1) Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem: ((SL.100.3) Sabei que o Senhor é Deus, foi Ele quem nos fez e Dele somos; somos o seu povo e o rebanho do seu pastoreio: (CL.3.23/24) Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como sendo para o Senhor, e não parta homens; cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança: A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; (DT.1.38) porque Ele fará com que Israel a receba: (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó Justos, exultai-vos, todos que sois retos de coração; (1TS.3.8) porque agora vivemos, se é que estais firmes no Senhor: (1cO.15.38) Portanto, amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e abundantes na Obra do Senhor, Sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão:
    (LE.12.13) De tudo o que se tem ouvido a suma é: Temei a Deus e guardai os seus mandamentos;porque isto é dever de todo Homem: (JR.21.8) Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte: (JB.14.6) Eu sou o caminho a verdade e a vida: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição: Eu sou o Senhor Vosso Deus: (IS.41.4) Quem fêz e executou tudo isto?(DT.27.26) Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo: (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende ânimo, ó prevaricadores; (LS.14.12) porque o culto aos ídolos é o princípio da corrupção da vida:
    (AT.3.17) Agora, Irmãos, Eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; (IS.9.16) porque os Guias deste povo são enganadores, e os que Por eles são dirigidos, são devorados:(TG.121) Portanto, despojando-vos de toda impureza e acumulo de maldade; acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma:


    ResponderExcluir
  3. Nuevo Orden Mundial.la China,hace tiempo, no inundo de sus productos, llegando a San Victorino, Centro de BOGOTA.D. C., Colombia.S.A. Amén, Shalom.

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!