LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


22/12/2012

TEORIAS SOBRE A FORMAÇÃO DA TERRA


A FORMAÇÃO DA TERRA

Você sabe qual é a origem de tudo que existe?
Noções preliminares:
As teorias sobre a formação da Terra bem como do universo é um assunto que não tem tanta tradição a serem cobrados pela bancas de vestibulares do país em relação a Geografia. Mas, isso não quer dizer que esse assunto não pode ou venha ser cobrados de forma interdisciplinados em conteúdos cobrados em outras disciplinas como em Biologia, Química e Física e até mesmo em assunto da atualidade. Por isso, vale a pena, você, prestar o máximo de atenção na aula de hoje. Certo?

O que é que você precisa entender sobre esse assunto?

1º - abordagem conceitual de cada uma das teorias;
-destacando as base epistemológica de cada abordagem:
- suas ideias ou conceitos

2º - diferenciar uma da outra
- Relacionar os textos (base da aula) e escrever, em seu caderno, as semelhanças entre as diferenças entre essas concepções.
- Indicar as diferenças que cada uma delas apresentam;
- Como surgiu o Universo, a Terra e até mesmo a origem do próprio homem?
Então vamos lá!!!!!

No inicio desse ano, você aprendeu que as transformações nas paisagens da Terra, isto é, no espaço geográfico vêm acontecendo desde a sua origem.

A respeito da Origem da Terra e do Universo, serão apresentadas duas teorias: uma de caráter religioso, que entendem a criação da Terra como Obra de Deus ou de outros seres superiores. E outra de carácter científico que se apoia nos achados científicos, como as descobertas de fósseis e outras evidências, para explicar a origem/evolução do planeta.

- Mas, qual a origem do Universo?
Essa é uma das perguntas mais intrigantes que alguém pode nos fazer.

- Você sabe qual é a origem de tudo que existe?
- Como surgiu o Universo, a Terra e até mesmo a origem do próprio homem?

a) Criacionismo:  
A explicação religiosa sobre a origem da Terra:
Cada explicação religiosa apresenta particularidades, pois está relacionada à cultura da sociedade que a formulou. No texto a seguir, você poderá constatar isso. O texto foi retirado do Gênesis (um livro do Antigo Testamento, que compõe a Bíblia):

Obs.: ler o livro do Gênesis1:1-19
Leitura do livro de Gênesis - 1No princípio, Deus criou os céus e a terra. 2A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3Deus disse: Faça-se a luz! E a luz foi feita. 4Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. 5Deus chamou à luz DIA, e às trevas NOITE. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia.6Deus disse: Faça-se um firmamento entre as águas, e separe ele umas das outras. 7Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam debaixo do firmamento daquelas que estavam por cima. 8E assim se fez. Deus chamou ao firmamento CÉUS. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o segundo dia.9Deus disse: Que as águas que estão debaixo dos céus se ajuntem num mesmo lugar, e apareça o elemento árido. E assim se fez. 10Deus chamou ao elemento árido TERRA, e ao ajuntamento das águas MAR. E Deus viu que isso era bom. 11Deus disse: Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente. E assim foi feito. 12A terra produziu plantas, ervas que contêm semente segundo a sua espécie, e árvores que produzem fruto segundo a sua espécie, contendo o fruto a sua semente. E Deus viu que isso era bom. 13Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o terceiro dia. 14Deus disse: Façam-se luzeiros no firmamento dos céus para separar o dia da noite; sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos, 15e resplandeçam no firmamento dos céus para iluminar a terra. E assim se fez.16Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir à noite; e fez também as estrelas. 17Deus colocou-os no firmamento dos céus para que iluminassem a terra, 18presidissem ao dia e à noite, e separassem a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom.19Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quarto dia. - Palavra do Senhor.


OUTRA EXPLICAÇÃO:
b) Evolucionismo
TEORIA DO BIG BANG (GRANDE EXPLOSÃO
Essa teoria busca explicar a formação do universo. Ela determina que toda matéria hoje existente no universo estava concentrada em um elemento inicial, a cerca de 20 bilhões de anos atrás. Essa concentração de matéria extremamente densa e quente determinou uma grande explosão, gerando posteriormente as galáxias e corpos celestes que observamos atualmente.


EVOLUÇÃO DO UNIVERSO
Fator de grande discussão no meio científico.
Existem os defensores do universo finito e os defensores do universo infinito, contudo sem um critério formalmente definido.

- Universo Finito: determina que o universo sofrerá no futuro um processo de retração chamado de “Big Crush”.

-  Universo Infinito: baseia-se na ideia de que o universo está em constante evolução.


Para os cientistas, toda a matéria do Universo formou-se a partir de "uma grande explosão" que ocorreu há aproximadamente 15 bilhões de anos. Essa "explosão" recebeu o nome de Big Bang.

Você consegue imaginar o que são 15 bilhões de anos? è muito tempo, sem dúvida. No entanto, esse é o tempo aproximado que muitos cientistas calculam para a idade do Universo.

Segundo a Teoria da Grande Explosão ou Big Bang, no início, a Terra não possuía um formato regular como o atual. Contudo, à medida que foi atraindo maior quantidade de matéria, começou a tomar sua forma relativamente esférica.

  
Atividade de Lúdica:
PRIMEIRA PARTE

1º Vídeo: Criacionismo X Evolucionismo - Contradições e Evidências 
2º Vídeo: O BIG BANG



BIG BANG



SEGUNDA PARTE
DEBATE SOBRE AS DUAS TEORIAS MAIS ACEITAS PELOS ALUNOS: TEORIA EVOLUCIONISTA versus TEORIA CRIACIONISTA

01 Questão Discursiva (UTFPR - adaptada) A origem e evolução do universo sempre instigou a humanidade, desde a antiguidade. Várias teorias a respeito foram elaborados pelo homem ao longo do desenvolvimento das ciências.

E escreva um texto de 5 à 10 linhas tentando conciliar ambas as teorias Criacionista e Evolucionista.

c) A origem do Sistema Solor e do planeta Terra:
A ciência explica a formação do Sistema solar pela Teoria da nebulosa.
Observe:
Os esquemas acima são representações artísticas, nas quais as cores e a escala não correspondem à realidade.
Um desses planetas foi a Terra, que se formou há aproximadamente 4,5 bilhões de anos.
Os cientistas acreditam que a Terra também teria se formado pelo agrupamento de inúmeros fragmentos, formando um corpo semelhante a uma esfera compacta e quente.

d) A formação da Terra:

Segundo a Teoria da Grande Explosão ou Big Bang, no início, a Terra não possuía um formato regular como o atual. Contudo, à medida que foi atraindo maior quantidade de matéria, começou a tomar sua forma relativamente esférica.

Alguns milhões de anos se passaram. Enquanto isso a temperatura diminuía e a massa começava a se separar em camadas. A parte externa foi se solidificando, formando a crosta, muito fina no inicio, mas tornando-se mais espessa com o passar do tempo. Só depois que a temperatura da crosta diminuiu o suficiente é que começou a exestir água no estado líquido na superfície terrestre. Ou seja, o nosso planeta evoluiu com o decorrer do tempo. E gradativamente novos elementos lhe foram sendo adicionados, estes aos poucos se transformaram até chegar aos componentes que convivemos hoje como o ar, o solo, água, os quais foram essenciais para o surgimento dos seres vivos.



20 comentários:

  1. Gostei, vou passar para os meu alunos!!!

    ResponderExcluir
  2. Deus criou o mundo e todo o que nele há......... todos sabem só que não querem enxergar a verdade, se eu e vc está respirando agora é pq Deus está permitindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita ele manda ele trabalhar por voce e pagar tuas contas. "a nao ele te deu pernas e força de vontade"

      Excluir
    2. O Mundo se divide em duas idealidades: Religião e Ciência. O que precisamos entender é a separar as coisa... Sou cristão, mas não é por isso que vou brigar com minha professora de geografia ou de história e Ciências, e obriga-la a aceitar o que aprendi! Igreja e religião é uma coisa! Escola e ensinos seculares é outra... Aprendamos a respeitar o espaço do outro! Que Deus abençoe!!!

      Excluir
    3. Acredito que Deus e a ciência andam juntos. Acredito no criacionismo na parte em que foi Deus que construiu nosso planeta e acredito no evolucionismo no sentido de como aconteceu. Em gêneses o mundo foi criado em 6 dia , mas não levo isso ao pé da letra , acredito q é um expressão figurada . Não sigo inteiramente nenhuma religião, pois muitas propagam mais ódio e preconceito do que amor, enfim...

      Excluir
  3. Bom site porém, mau organizado

    ResponderExcluir
  4. O que importa é que Deus é o único criador dos céus e da terra e de todos seres vivos,que acreditem ou não. ele trouxe a existência aquilo que não existia e sem ele nada que foi feito se fez.o homen natural não compreende as coisas de Deus,só entende o q é natural mesmo.e otra só falta a ciência dizer em seus estudo como foram que evoluiram os Demonios.ou vão dizer que eles foram gerados de bactérias esquisitas ou alguma mutação de séries horríveis e aí formou os espiritos satânicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus não depende e nem dependeu de estudos humanos pra criar nada.enquanto o homem fica esplicando passo a passo como tudo foi criado,Deus com a palavra fez tudo dia após dia e se ele quizesse faria tudo em frações de segundo.

      Excluir
  5. Que história é essa de colocar o criacionismo como teoria. Criacionismo é MITO. Para ser algo ser considerado uma teoria é preciso um encadeamento lógico, um método de pesquisa.

    ResponderExcluir
  6. HU3
    Cara..........................................................................
    site empolgante ;-; hahahah

    ResponderExcluir
  7. nmrl, nego é mt ignorante, fica difamando a ciência e a religião, bora aprender a respeitar pf, cada um com suas ideias, agradeço a atenção e salve a América

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns, você acabou de difamar a Religião com sua conversa se você for cristão ore e peça a Deus um entendimento por que nada doque diz a bíblia é fictício essa pessoa apenas escreveu uma relação, um resumo entre um e outro leia e entenda ninguém ta aqui pra chinga vamos ouvir e entender por que, por mais que os cientistas tentam entender ele só tem teorias, nada concluído e eles não conseguem por mais que achem que conseguem... fique na paz.

      Excluir
  8. Parabéns ao professor, agradeço pela organização e conteúdo do trabalho, serve a um início de estudos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...