LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


sábado, 22 de dezembro de 2012

TEORIAS SOBRE A FORMAÇÃO DA TERRA


A FORMAÇÃO DA TERRA

Você sabe qual é a origem de tudo que existe?
Noções preliminares:
As teorias sobre a formação da Terra bem como do universo é um assunto que não tem tanta tradição a serem cobrados pela bancas de vestibulares do país em relação a Geografia. Mas, isso não quer dizer que esse assunto não pode ou venha ser cobrados de forma interdisciplinados em conteúdos cobrados em outras disciplinas como em Biologia, Química e Física e até mesmo em assunto da atualidade. Por isso, vale a pena, você, prestar o máximo de atenção na aula de hoje. Certo?

O que é que você precisa entender sobre esse assunto?

1º - abordagem conceitual de cada uma das teorias;
-destacando as base epistemológica de cada abordagem:
- suas ideias ou conceitos

2º - diferenciar uma da outra
- Relacionar os textos (base da aula) e escrever, em seu caderno, as semelhanças entre as diferenças entre essas concepções.
- Indicar as diferenças que cada uma delas apresentam;
- Como surgiu o Universo, a Terra e até mesmo a origem do próprio homem?
Então vamos lá!!!!!

No inicio desse ano, você aprendeu que as transformações nas paisagens da Terra, isto é, no espaço geográfico vêm acontecendo desde a sua origem.

A respeito da Origem da Terra e do Universo, serão apresentadas duas teorias: uma de caráter religioso, que entendem a criação da Terra como Obra de Deus ou de outros seres superiores. E outra de carácter científico que se apoia nos achados científicos, como as descobertas de fósseis e outras evidências, para explicar a origem/evolução do planeta.

- Mas, qual a origem do Universo?
Essa é uma das perguntas mais intrigantes que alguém pode nos fazer.

- Você sabe qual é a origem de tudo que existe?
- Como surgiu o Universo, a Terra e até mesmo a origem do próprio homem?

a) Criacionismo:  
A explicação religiosa sobre a origem da Terra:
Cada explicação religiosa apresenta particularidades, pois está relacionada à cultura da sociedade que a formulou. No texto a seguir, você poderá constatar isso. O texto foi retirado do Gênesis (um livro do Antigo Testamento, que compõe a Bíblia):

Obs.: ler o livro do Gênesis1:1-19
Leitura do livro de Gênesis - 1No princípio, Deus criou os céus e a terra. 2A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3Deus disse: Faça-se a luz! E a luz foi feita. 4Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. 5Deus chamou à luz DIA, e às trevas NOITE. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia.6Deus disse: Faça-se um firmamento entre as águas, e separe ele umas das outras. 7Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam debaixo do firmamento daquelas que estavam por cima. 8E assim se fez. Deus chamou ao firmamento CÉUS. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o segundo dia.9Deus disse: Que as águas que estão debaixo dos céus se ajuntem num mesmo lugar, e apareça o elemento árido. E assim se fez. 10Deus chamou ao elemento árido TERRA, e ao ajuntamento das águas MAR. E Deus viu que isso era bom. 11Deus disse: Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente. E assim foi feito. 12A terra produziu plantas, ervas que contêm semente segundo a sua espécie, e árvores que produzem fruto segundo a sua espécie, contendo o fruto a sua semente. E Deus viu que isso era bom. 13Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o terceiro dia. 14Deus disse: Façam-se luzeiros no firmamento dos céus para separar o dia da noite; sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos, 15e resplandeçam no firmamento dos céus para iluminar a terra. E assim se fez.16Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir à noite; e fez também as estrelas. 17Deus colocou-os no firmamento dos céus para que iluminassem a terra, 18presidissem ao dia e à noite, e separassem a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom.19Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quarto dia. - Palavra do Senhor.


OUTRA EXPLICAÇÃO:
b) Evolucionismo
TEORIA DO BIG BANG (GRANDE EXPLOSÃO
Essa teoria busca explicar a formação do universo. Ela determina que toda matéria hoje existente no universo estava concentrada em um elemento inicial, a cerca de 20 bilhões de anos atrás. Essa concentração de matéria extremamente densa e quente determinou uma grande explosão, gerando posteriormente as galáxias e corpos celestes que observamos atualmente.


EVOLUÇÃO DO UNIVERSO
Fator de grande discussão no meio científico.
Existem os defensores do universo finito e os defensores do universo infinito, contudo sem um critério formalmente definido.

- Universo Finito: determina que o universo sofrerá no futuro um processo de retração chamado de “Big Crush”.

-  Universo Infinito: baseia-se na ideia de que o universo está em constante evolução.


Para os cientistas, toda a matéria do Universo formou-se a partir de "uma grande explosão" que ocorreu há aproximadamente 15 bilhões de anos. Essa "explosão" recebeu o nome de Big Bang.

Você consegue imaginar o que são 15 bilhões de anos? è muito tempo, sem dúvida. No entanto, esse é o tempo aproximado que muitos cientistas calculam para a idade do Universo.

Segundo a Teoria da Grande Explosão ou Big Bang, no início, a Terra não possuía um formato regular como o atual. Contudo, à medida que foi atraindo maior quantidade de matéria, começou a tomar sua forma relativamente esférica.

  
Atividade de Lúdica:
PRIMEIRA PARTE

1º Vídeo: Criacionismo X Evolucionismo - Contradições e Evidências 
2º Vídeo: O BIG BANG



BIG BANG



SEGUNDA PARTE
DEBATE SOBRE AS DUAS TEORIAS MAIS ACEITAS PELOS ALUNOS: TEORIA EVOLUCIONISTA versus TEORIA CRIACIONISTA

01 Questão Discursiva (UTFPR - adaptada) A origem e evolução do universo sempre instigou a humanidade, desde a antiguidade. Várias teorias a respeito foram elaborados pelo homem ao longo do desenvolvimento das ciências.

E escreva um texto de 5 à 10 linhas tentando conciliar ambas as teorias Criacionista e Evolucionista.

c) A origem do Sistema Solor e do planeta Terra:
A ciência explica a formação do Sistema solar pela Teoria da nebulosa.
Observe:
Os esquemas acima são representações artísticas, nas quais as cores e a escala não correspondem à realidade.
Um desses planetas foi a Terra, que se formou há aproximadamente 4,5 bilhões de anos.
Os cientistas acreditam que a Terra também teria se formado pelo agrupamento de inúmeros fragmentos, formando um corpo semelhante a uma esfera compacta e quente.

d) A formação da Terra:

Segundo a Teoria da Grande Explosão ou Big Bang, no início, a Terra não possuía um formato regular como o atual. Contudo, à medida que foi atraindo maior quantidade de matéria, começou a tomar sua forma relativamente esférica.

Alguns milhões de anos se passaram. Enquanto isso a temperatura diminuía e a massa começava a se separar em camadas. A parte externa foi se solidificando, formando a crosta, muito fina no inicio, mas tornando-se mais espessa com o passar do tempo. Só depois que a temperatura da crosta diminuiu o suficiente é que começou a exestir água no estado líquido na superfície terrestre. Ou seja, o nosso planeta evoluiu com o decorrer do tempo. E gradativamente novos elementos lhe foram sendo adicionados, estes aos poucos se transformaram até chegar aos componentes que convivemos hoje como o ar, o solo, água, os quais foram essenciais para o surgimento dos seres vivos.



4 comentários:

  1. Gostei, vou passar para os meu alunos!!!

    ResponderExcluir
  2. Deus criou o mundo e todo o que nele há......... todos sabem só que não querem enxergar a verdade, se eu e vc está respirando agora é pq Deus está permitindo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...