TEORIAS SOBRE A FORMAÇÃO DA TERRA


A FORMAÇÃO DA TERRA

Você sabe qual é a origem de tudo que existe?
Noções preliminares:
As teorias sobre a formação da Terra bem como do universo é um assunto que não tem tanta tradição a serem cobrados pela bancas de vestibulares do país em relação a Geografia. Mas, isso não quer dizer que esse assunto não pode ou venha ser cobrados de forma interdisciplinados em conteúdos cobrados em outras disciplinas como em Biologia, Química e Física e até mesmo em assunto da atualidade. Por isso, vale a pena, você, prestar o máximo de atenção na aula de hoje. Certo?

O que é que você precisa entender sobre esse assunto?

1º - abordagem conceitual de cada uma das teorias;
-destacando as base epistemológica de cada abordagem:
- suas ideias ou conceitos

2º - diferenciar uma da outra
- Relacionar os textos (base da aula) e escrever, em seu caderno, as semelhanças entre as diferenças entre essas concepções.
- Indicar as diferenças que cada uma delas apresentam;
- Como surgiu o Universo, a Terra e até mesmo a origem do próprio homem?
Então vamos lá!!!!!

No inicio desse ano, você aprendeu que as transformações nas paisagens da Terra, isto é, no espaço geográfico vêm acontecendo desde a sua origem.

A respeito da Origem da Terra e do Universo, serão apresentadas duas teorias: uma de caráter religioso, que entendem a criação da Terra como Obra de Deus ou de outros seres superiores. E outra de carácter científico que se apoia nos achados científicos, como as descobertas de fósseis e outras evidências, para explicar a origem/evolução do planeta.

- Mas, qual a origem do Universo?
Essa é uma das perguntas mais intrigantes que alguém pode nos fazer.

- Você sabe qual é a origem de tudo que existe?
- Como surgiu o Universo, a Terra e até mesmo a origem do próprio homem?

a) Criacionismo:  
A explicação religiosa sobre a origem da Terra:
Cada explicação religiosa apresenta particularidades, pois está relacionada à cultura da sociedade que a formulou. No texto a seguir, você poderá constatar isso. O texto foi retirado do Gênesis (um livro do Antigo Testamento, que compõe a Bíblia):

Obs.: ler o livro do Gênesis1:1-19
Leitura do livro de Gênesis - 1No princípio, Deus criou os céus e a terra. 2A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3Deus disse: Faça-se a luz! E a luz foi feita. 4Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. 5Deus chamou à luz DIA, e às trevas NOITE. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia.6Deus disse: Faça-se um firmamento entre as águas, e separe ele umas das outras. 7Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam debaixo do firmamento daquelas que estavam por cima. 8E assim se fez. Deus chamou ao firmamento CÉUS. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o segundo dia.9Deus disse: Que as águas que estão debaixo dos céus se ajuntem num mesmo lugar, e apareça o elemento árido. E assim se fez. 10Deus chamou ao elemento árido TERRA, e ao ajuntamento das águas MAR. E Deus viu que isso era bom. 11Deus disse: Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente. E assim foi feito. 12A terra produziu plantas, ervas que contêm semente segundo a sua espécie, e árvores que produzem fruto segundo a sua espécie, contendo o fruto a sua semente. E Deus viu que isso era bom. 13Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o terceiro dia. 14Deus disse: Façam-se luzeiros no firmamento dos céus para separar o dia da noite; sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos, 15e resplandeçam no firmamento dos céus para iluminar a terra. E assim se fez.16Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir à noite; e fez também as estrelas. 17Deus colocou-os no firmamento dos céus para que iluminassem a terra, 18presidissem ao dia e à noite, e separassem a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom.19Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quarto dia. - Palavra do Senhor.


OUTRA EXPLICAÇÃO:
b) Evolucionismo
TEORIA DO BIG BANG (GRANDE EXPLOSÃO
Essa teoria busca explicar a formação do universo. Ela determina que toda matéria hoje existente no universo estava concentrada em um elemento inicial, a cerca de 20 bilhões de anos atrás. Essa concentração de matéria extremamente densa e quente determinou uma grande explosão, gerando posteriormente as galáxias e corpos celestes que observamos atualmente.


EVOLUÇÃO DO UNIVERSO
Fator de grande discussão no meio científico.
Existem os defensores do universo finito e os defensores do universo infinito, contudo sem um critério formalmente definido.

- Universo Finito: determina que o universo sofrerá no futuro um processo de retração chamado de “Big Crush”.

-  Universo Infinito: baseia-se na ideia de que o universo está em constante evolução.


Para os cientistas, toda a matéria do Universo formou-se a partir de "uma grande explosão" que ocorreu há aproximadamente 15 bilhões de anos. Essa "explosão" recebeu o nome de Big Bang.

Você consegue imaginar o que são 15 bilhões de anos? è muito tempo, sem dúvida. No entanto, esse é o tempo aproximado que muitos cientistas calculam para a idade do Universo.

Segundo a Teoria da Grande Explosão ou Big Bang, no início, a Terra não possuía um formato regular como o atual. Contudo, à medida que foi atraindo maior quantidade de matéria, começou a tomar sua forma relativamente esférica.

  
Atividade de Lúdica:
PRIMEIRA PARTE

1º Vídeo: Criacionismo X Evolucionismo - Contradições e Evidências 
2º Vídeo: O BIG BANG



BIG BANG



SEGUNDA PARTE
DEBATE SOBRE AS DUAS TEORIAS MAIS ACEITAS PELOS ALUNOS: TEORIA EVOLUCIONISTA versus TEORIA CRIACIONISTA

01 Questão Discursiva (UTFPR - adaptada) A origem e evolução do universo sempre instigou a humanidade, desde a antiguidade. Várias teorias a respeito foram elaborados pelo homem ao longo do desenvolvimento das ciências.

E escreva um texto de 5 à 10 linhas tentando conciliar ambas as teorias Criacionista e Evolucionista.

c) A origem do Sistema Solor e do planeta Terra:
A ciência explica a formação do Sistema solar pela Teoria da nebulosa.
Observe:
Os esquemas acima são representações artísticas, nas quais as cores e a escala não correspondem à realidade.
Um desses planetas foi a Terra, que se formou há aproximadamente 4,5 bilhões de anos.
Os cientistas acreditam que a Terra também teria se formado pelo agrupamento de inúmeros fragmentos, formando um corpo semelhante a uma esfera compacta e quente.

d) A formação da Terra:

Segundo a Teoria da Grande Explosão ou Big Bang, no início, a Terra não possuía um formato regular como o atual. Contudo, à medida que foi atraindo maior quantidade de matéria, começou a tomar sua forma relativamente esférica.

Alguns milhões de anos se passaram. Enquanto isso a temperatura diminuía e a massa começava a se separar em camadas. A parte externa foi se solidificando, formando a crosta, muito fina no inicio, mas tornando-se mais espessa com o passar do tempo. Só depois que a temperatura da crosta diminuiu o suficiente é que começou a exestir água no estado líquido na superfície terrestre. Ou seja, o nosso planeta evoluiu com o decorrer do tempo. E gradativamente novos elementos lhe foram sendo adicionados, estes aos poucos se transformaram até chegar aos componentes que convivemos hoje como o ar, o solo, água, os quais foram essenciais para o surgimento dos seres vivos.



TEORIAS SOBRE A FORMAÇÃO DA TERRA TEORIAS SOBRE A FORMAÇÃO DA TERRA Reviewed by Gilvan Fontanailles on dezembro 22, 2012 Rating: 5

28 comentários

  1. Gostei, vou passar para os meu alunos!!!

    ResponderExcluir
  2. Deus criou o mundo e todo o que nele há......... todos sabem só que não querem enxergar a verdade, se eu e vc está respirando agora é pq Deus está permitindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita ele manda ele trabalhar por voce e pagar tuas contas. "a nao ele te deu pernas e força de vontade"

      Excluir
    2. O Mundo se divide em duas idealidades: Religião e Ciência. O que precisamos entender é a separar as coisa... Sou cristão, mas não é por isso que vou brigar com minha professora de geografia ou de história e Ciências, e obriga-la a aceitar o que aprendi! Igreja e religião é uma coisa! Escola e ensinos seculares é outra... Aprendamos a respeitar o espaço do outro! Que Deus abençoe!!!

      Excluir
    3. Acredito que Deus e a ciência andam juntos. Acredito no criacionismo na parte em que foi Deus que construiu nosso planeta e acredito no evolucionismo no sentido de como aconteceu. Em gêneses o mundo foi criado em 6 dia , mas não levo isso ao pé da letra , acredito q é um expressão figurada . Não sigo inteiramente nenhuma religião, pois muitas propagam mais ódio e preconceito do que amor, enfim...

      Excluir
  3. O que importa é que Deus é o único criador dos céus e da terra e de todos seres vivos,que acreditem ou não. ele trouxe a existência aquilo que não existia e sem ele nada que foi feito se fez.o homen natural não compreende as coisas de Deus,só entende o q é natural mesmo.e otra só falta a ciência dizer em seus estudo como foram que evoluiram os Demonios.ou vão dizer que eles foram gerados de bactérias esquisitas ou alguma mutação de séries horríveis e aí formou os espiritos satânicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus não depende e nem dependeu de estudos humanos pra criar nada.enquanto o homem fica esplicando passo a passo como tudo foi criado,Deus com a palavra fez tudo dia após dia e se ele quizesse faria tudo em frações de segundo.

      Excluir
    2. quer dizer que vc n acredita na ciência?

      Excluir
  4. Que história é essa de colocar o criacionismo como teoria. Criacionismo é MITO. Para ser algo ser considerado uma teoria é preciso um encadeamento lógico, um método de pesquisa.

    ResponderExcluir
  5. HU3
    Cara..........................................................................
    site empolgante ;-; hahahah

    ResponderExcluir
  6. nmrl, nego é mt ignorante, fica difamando a ciência e a religião, bora aprender a respeitar pf, cada um com suas ideias, agradeço a atenção e salve a América

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns, você acabou de difamar a Religião com sua conversa se você for cristão ore e peça a Deus um entendimento por que nada doque diz a bíblia é fictício essa pessoa apenas escreveu uma relação, um resumo entre um e outro leia e entenda ninguém ta aqui pra chinga vamos ouvir e entender por que, por mais que os cientistas tentam entender ele só tem teorias, nada concluído e eles não conseguem por mais que achem que conseguem... fique na paz.

      Excluir
    2. arruma isso ai mano namoral n to entendo nada

      Excluir
  7. Parabéns ao professor, agradeço pela organização e conteúdo do trabalho, serve a um início de estudos.

    ResponderExcluir
  8. Deus criou o mundo. a maior prova disse foi a comprovada existência de Jesus (Flávio Josefo e os historiadores que se referiram ao cristianismo que o digam). Se fosse tudo mentira Jesus tinha dito que era mentira, mas como ele não se opôs a nada do que o criacionismo disse, só pode ser verdade. Quanto à ciência, a teoria sobre o assunto é especulativa demais, nunca se tem uma certeza e as provas fósseis apresentadas não fornecem datação precisa. Ah, e propósito, saibam que quanto mais antigo é o achado, mais margem de erro tem na datação. obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Com o software Bruno Espião vocês pais conseguem ver todos,
    os sites que seus filhos acessam no celular...

    Acesse: https://brunoespiao.com.br/espiao-de-sites-visitados
    E veja como é fácil ver os site que seus filhos acessam...

    ResponderExcluir
  10. 스포츠중계
    토토


    whoah this weblog is great i like studying your posts. Keep up the great work!

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!