DINÂMICA INTERNA DA TERRA: teoria da Tectônica de Placas


Objetivos da Aula:

Fala galera! Tudo bem?
Hoje vamos falar sobre a teoria da tectônica de placa. Essa teoria explicar como e por que
 ocorre alguns fenômenos naturais do interior da Terra com consequencias na superfície terrestre como por exemplo: os abalos sísmicos, o vulcanismo e o tectônismo. Fenômenos estes que ocorrem tanto nos oceanos quanto em terra firme. 

E por que ocorrem esses fenômenos!!??? 

Até a segunda metade do século XIX, pensava-se que o mapa do mundo fosse praticamente uma constante. Alguns, porém, admitiam a possibilidade da existência de grandes pontes terrestres, agora submersas, para explicar as semelhanças entre as floras e faunas da América do Sul e da África. De acordo com a teoria da tectônica de placas, toda a superfície da Terra, inclusive o fundo dos vários oceanos, consiste em uma série de placas rochosas sobrepostas. Os continentes que vemos são espessamentos das placas que se erguem acima da superfície do mar.
Segundo Morgan, esses movimentos são possíveis porque os continentes e os oceanos estão sobre placas que flutuam sobre uma massa flexível denominada ASTENOSFERA. Esses movimentos fizeram com que a crosta terrestre se dividisse em pelo menos de 15 placas tectônica de espessura média de 150  km. Acredita-se que esse movimento ocorre devido a asternosfera recebe tanta energia do interior da Terra o que faz com que esta impulsione as placas tectônicas pelo menos para três tipos de movimentos: convergentes, divergentes e transcorrentes.  Esses diferentes movimentos das placas, é que irão deslocar os continentes e os oceanos.


a) convergente:  é aquele que promove o choque entre elas, ou seja, as placas se movem no mesmo sentido. Quando isto ocorre as consequências podem ser: fortes tremores de terra e intensa atividade vulcânica que podem originar ilhas ou cadeias de montanhas.
b) divergente:é aquele em que as placas se movem em sentidos contrários, formando uma zona de dispersão, ou seja, uma zona de separação.
c) transcorrente::é nesse movimento onde que encontramos a zona de contato entre as placas. Podendo ocorrer terremotos que alteram a superfície terrestre e originando falhas e fraturas na crosta terrestre, ou seja, com áreas elevadas e rebaixadas no terreno. 


Esse é um assunto muito recorrente nos vestibulares, e as questões abordadas na prova de Geografia do Enem muitas vezes abordam assuntos atuais, como a ocorrência de terremotos e de tsunami. 
Como é que esse assunto é cobrado no ENEM!!!!! ???????




 O que você precisa saber sobre esse assunto!!????????????

Veja figura abaixo:














OBS.: Astenosfera: do grego anthenes = fraqueza + sphaira = esfera. parte da camada do manto superior da Terra. Possui fl exibilidade no material que a compõe o que a faz ser moldada os deformada. Está abaixo a cerca de 100 km dos continentes e dos oceanos encontra-se a cerca de 50 km. É uma das camadas interna que formam a estrutura interna da Terra. Ela recebe tanta energia que impulsiona os diferentes movimentos das placas, que irão deslocar os continentes e os oceanos.

Os movimentos convectivos do magma levam às placas a se movimentarem, assim, ocorrem choques de placas com grandes liberações e energia e/ou separações que criam fendas e geram liberação de magma (lava em superfície) de dentro do manto da Terra.
O tipo de evento que ocorrerá depende do sentido do movimento das placas, classificamos três tipos de movimento de placas:

Podemos dar como exemplos para os movimentos expostos acima:

Divergente  Cadeia Mesoatlântica
Convergente – Andes , Himalaia
Transcorrente – Falha de Santo André (Califórina), Haiti


a) divergente

Já o movimento do tipo divergente é aquele em que as placas se movem em sentidos contrários, formando uma zona de dispersão, ou seja, uma zona de separação.


EXEMPLIFICANDO:
Formação da cordilheira Meso-oceânica do Atlântico



Siga o link para ver uma animação:

b) convergente:

O deslocamento de placas do tipo convergente é aquele que promove o choque entre elas, ou seja, as placas se movem no mesmo sentido. Quando isto ocorre as consequências podem ser: fortes tremores de terra e intensa atividade vulcânica que podem originar ilhas ou cadeias de montanhas.

EXEMPLIFICANDO:
 A gravura abaixo detalha em um corte vertical a zona de contato entre a placa de Nazca e a placa Sul-Americana

Nesse tipo de movimento as placas tectônicas se Convergem a mesma direção e acabam se colidindo. Nessa colisão sempre uma delas acaba sendo rebaixada e deslocada para baixo da outra retornando à astenosfera. Geralmente são as placas oceânicas que nesse processo acabam sendo mergulhadas na astenosfera entrando em fusão voltando para o manto, transformando se em magma.

No exemplo acima a placa de Nazca mergulha por baixo da placa Sul-Americana aproximadamente 1 centímetro por ano.



OBSERVAÇÃO: Para um melhor entendimento é interessante você click nos links abaixo: 


c) transcorrente:

É no movimento transcorrente que encontramos a zona de contato entre as placas. Podendo ocorrer terremotos que alteram a superfície terrestre e originando falhas e fraturas na crosta terrestre, ou seja, com áreas elevadas e rebaixadas no terreno.

EXEMPLIFICANDO:


IMPORTANTE:
Segundo Morgan os Limites dessas Placas estão em movimento e que estes não ocorrem da mesma forma.


OBSERVAÇÃO:
Segundo a mesma teoria existem 3 tipos movimentos e que cada um desses movimentos são responsáveis pela origem de um tipo de atividade geológica específica.

Segundo a Teoria os movimentos podem ser:


a) - CONVERGENTES ou ZONAS DE SUBDUCÇÃO


A primeira coisa que você deve saber SOBRE ESSE TIPO DE MOVIMENTO é que ELE é DESCONSTRUTIVO.


IMPORTANTE:
Nesse tipo de movimento existe então a destruição de parte da crosta. Por isso é que esse movimento é considerado Desconstrutivos. OK!!!  
POR QUE?

Porque ele é originado pelo choque de placas que se movimentam numa mesma direção. O que va
i ocorrer as seguinte atividades geologicas:

- Fortes tremores de terra;

- Intensa atividade vulcânica;

- e ainda pode originar ilhas ou cadeias de montanhas


b) - DIVERGENTES ou CRISTAIS EM EXPANSÃO.


Também chamadas de “ZONA DE RIFTE”, as placas estão em processo de separação, o material magmático escapa pelas fendas que se abrem no revestimento externo da Terra, formando um novo assoalho oceânico. 
A primeira coisa que você deve saber SOBRE ESSE TIPO DE MOVIMENTO é que ELE é CONSTRUTIVO.


POR QUE?

Porque ele é originado pela separação de placas (não existe choque de placas) isto é, são placas que se movimentam em direção opostas.

Segunda coisa que você deve saber é que esse movimento só ocorre entre palcas oceanicas o que vai ocorrer apenas as seguintes atividades geologicas: Surgimento de uma nova crosta oceanica.

Por que?

Como as placas estão em processo de separação, o material magmático que existe no interior do manto acaba escapando pelas fendas que se abrem no revestimento externo da Terra(isto é crosta), formando um novo assoalho oceânico.



c) - TRANSFORMANTES OU TANGENCIAL ou ainda CONSERVANTES ou TRANSCORRENTES 

A primeira coisa que você deve saber SOBRE ESSE TIPO DE MOVIMENTO é que ELE é CONSERVATIVO.
POR QUE?
Porque essas regiões onde ocorre esse movimento são Zonas de Conservação porque não há destruição de crostas antigas nem há formação de novas crostas. As placas se roçam uma na outra, o que pode ocorrer  as seguintes atividades geológicas: 
- Tremores de terra (terremotos) que podem alterar a superfície terrestre, nesse caso originando falhas e fraturas na crosta terrestre, ou seja, com áreas elevadas e rebaixadas no terreno OK!!!!




Atividade de Fixação

Observe o mapa a baixo e com base na leitura deste responda os enunciados das questões 01 e 02 :


01 Questão A relação entre as margens ativas de placas tectônicas e a morfologia do relevo terrestre está corretamente expressa, EXCETO:
a) pela presença de grandes alinhamentos montanhosos.
b) pela ocorrência de arcos de ilhas.
c) pela ocorrência de superfícies de aplainamento.
d) pela presença de fossas oceânicas.

02 Questão A partir da observação do mapa, é CORRETO afirmar em relação ao movimento das placas tectônicas:
a) Predominam movimentos divergentes, o que indica que os agentes internos, modeladores do relevo terrestre, estão pouco ativos.
b) Porções centrais de placas tectônicas podem tornar-se ativas e gerar novas placas, como está acontecendo no leste africano.
c) Placas tectônicas podem apresentar movimentos paralelos e, nesse contato, gerar cadeias montanhosas.
d) O movimento das placas se faz preferencialmente no sentido Norte-Sul e promove a reciclagem de material crustal.   

03 QuestãoUTFPR) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na seqüência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.
a) I - Núcleo interno, II - Núcleo externo, III – Manto e IV - Crosta.
b) I - Núcleo externo, II - Núcleo interno, III – Manto e IV - Crosta.
c) I - Crosta, II - Núcleo externo, III - Manto e IV - Núcleo interno.
d) I - Núcleo interno, II - Manto, III - Núcleo externo e IV - Crosta.
e) I - Crosta, II - Manto, III - Núcleo externo e IV – Núcleo Interno.

04 Questão Com o desenvolvimento da Teoria da Tectônica de Placas, fenômenos como a formação das cadeias montanhosas e das fossas submarinas foram melhor compreendidos. Com isso, sabe-se que a Cordilheira dos Andes se encontra em uma região da crosta terrestre que
 (A)      apresenta uma área de colisão de placas tectônicas.
 (B)      forma margem continental do tipo passiva.
 (C)      se situa em uma área de expansão do assoalho oceânico.
 (D)      apresenta uma área falhada pela formação de uma dorsal oceânica.
 (E)      coincide com limites divergentes de placas tectônicas.

05 Questão (FATEC) A teoria da “tectônica de placas”, hoje mais do que comprovada empiricamente, explica fenômenos como vulcões, terremotos e tsunamis. Segundo essa teoria, as placas tectônicas
a) atritam entre si nas extremidades da Terra, derretendo as calotas polares.
b) movem-se porque flutuam debaixo dos solos dos oceanos, causando abalos no continente.
c) deslizam sobre o magma do interior da Terra e chocam-se em alguns pontos da crosta.
d) movimentam-se em conjunto, desenvolvendo abalos sísmicos coordenados e previsíveis.
e) encostam uma na outra e bloqueiam seu movimento natural, causando abalos nos mares.

06 Questão UEPIA- (adaptado) Teoria da Tectônica de Placas compreende que a litosfera é segmentada por fraturas, formando um mosaico de placas que deslizam horizontalmente, arrastando os continentes por cima da astenosfera. As placas são geradas junto às dorsais oceânicas, com a formação do assoalho oceânico, e são destruídas nas fossas oceânicas, ditas zonas de subducção. A Cordilheira dos Andes é formada pela colisão de placas convergentes, ou seja, duas placas que se movem uma em direção à outra. Fossas oceânicas e margens continentais ativas são formadas nesses eixos de colisão. Assim A Teoria da Tectônica de Placas explica diversos tipos de estrutura verificados na Litosfera. Observe a ilustração a seguir 


De acordo com essa teoria, esse desenho esquemático ilustra o (a)
a) colisão de placas ocênica e continental.
b) mecanismo de subdução de placas litosféricas.
c) gênese dos arcos de ilhas e subsidência magmática.
d) formação tricheiras oceânicas.
e) expansão do assoalho submarino e a ascensão do magma.

07 Questão (UFLA/2007) Com base no esquema a seguir, pode-se classificar o movimento de criação da dorsal identificada como:


a) Movimento convergente.          b) Movimento tangencial.
c) Movimento transformante.       d) Movimento divergente.
e) Movimento marítimo.

08 Questão Unesp/2005-2 O processo que gerou a atual configuração dos continentes na superfície do planeta Terra resultou da fragmentação e do afastamento das terras emersas que, no princípio, constituíam um único bloco chamado Pangéia. Duas teorias tentam explicar esse processo. São elas:

(A) a das placas tectônicas e a da descontinuidade de Mohorovicic.
(B) a da deriva continental e a da descontinuidade de Gutemberg.
(C) a das placas tangenciais e a das placas continentais.
(D) a das placas tectônicas e a da deriva continental.
(E) as das descontinuidades de Mohorovicic e de Gutemberg.

09 Questão (UEL) té a segunda metade do século XIX, pensava-se que o mapa do mundo fosse praticamente uma constante. Alguns, porém, admitiam a possibilidade da existência de grandes pontes terrestres, agora submersas, para explicar as semelhanças entre as floras e faunas da América do Sul e da África. De acordo com a teoria da tectônica de placas, toda a superfície da Terra, inclusive o fundo dos vários oceanos, consiste em uma série de placas rochosas sobrepostas. Os continentes que vemos são espessamentos das placas que se erguem acima da superfície do mar.

Adaptado de: DAWKINS, R. O Maior Espetáculo da Terra.
São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.257-258.

Com base nas informações contidas no texto, nos mapas e nos conhecimentos sobre placas tectônicas, considere as afirmativas a seguir.
Figura 1: Mapa de Placas Tectônicas. (SIMIELI, Maria Helena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2000.)



 
Figura 2: Mapa de Zonas Sísmicas e Vulcões.
 (SIMIELI, Maria Helena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2000.)

I. As placas tectônicas que dividem as Américas da Europa e da África são divergentes, comprovando a teoria de Wegener, segundo a qual os continentes estão se afastando.
II. As áreas de subducção são locais de encontro de placas tectônicas, resultando em formação de cadeias de montanhas, como os Andes e o Himalaia.
 III. As áreas propensas a tsunamis, como Tailândia e Japão, coincidem com as faixas de incidência de choques entre placas tectônicas.
IV. O Brasil não sofre a influência de tsunamis apesar de possuir um vasto litoral e de localizar-se em uma área de instabilidade tectônica.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

10 Questão Com o desenvolvimento da Teoria das Placas Tectônicas, nos anos 60 e 70, fenômenos como o vulcanismo, os terremotos e a formação de cadeias montanhosas vêm tendo uma compreensão mais aprofundada. Isto permite, inclusive, a previsão de eventos de alta intensidade destrutiva, conforme a possibilidade de que a Califórnia, nos próximos anos, venha a sofrer um grande terremoto, já que, nessa região, a crosta terrestre:

a) apresenta uma zona de encontro de placas tectônicas com expansão do assoalho oceânico.
b) se encontra profundamente fraturada pela formação de uma dorsal oceânica.
c) está sendo empurrada para baixo formando uma fossa abissal.
d) forma uma área de separação de placa com forte epirogênese.
e) se divide em duas placas que deslizam paralelamente em sentidos contrários.

11 Questão As massas continentais que conhecemos não são fixas, mas se separam, se chocam, abrem fendas a levantam montanhas. Com base na teoria da Deriva dos Continentes, aperfeiçoada pela teoria da Tectônica de Placas, é possível admitir que

a) o material magmático que sobe para a crosta terrestre vem impedindo que o "Chifre da África" se separe do restante do continente africano.
b) os continentes, massas flutuantes sobre um mar de magma, tendem a se agrupar em um único megabloco, denominado Pangéia.
c) o "anel de fogo" do Pacífico sofrerá os efeitos do terremoto Big One, exceto a Califórnia situada na borda da placa Norte-Americana, onde a energia acumulada é menor.
d) a África e a América do Sul estão se distanciando, com o alargamento do Oceano Atlântico a o deslocamento da placa Sul-Americana em direção à de Nazca.
e) o surgimento dos Apalaches e das fossas do Pacífico resultou do choque entre as placas Americana a Asiática no período terciário da era atual.

12 Questão (Ufba) – Adaptada – Observe a figura a seguir. Sobre o tema esquematicamente representado, é correto afirmar que:
I – se trata de uma representação da estrutura geológica comumente designada como “fossas tectônicas”.
II –  esse tipo de estrutura geológica ocorre especialmente em áreas da crosta onde acontecem colisões de placas litosféricas. 
III – essa estrutura geológica inexiste no Brasil, uma vez que esse país se situa numa margem passiva da placa sul-americana. 
IV –  essa estrutura geológica ocorre quando os esforços tectônicos atuantes na crosta terrestre são de distensão.
Estão corretas:

a) apenas I, II e IV
b) apenas II e IV
c) I e IV
d) todas estão corretas

13 Questão O bloco diagrama representa o processo de formação de um fenômeno natural de grande magnitude, decorrente da movimentação de placas tectônicas.



 
Assinale a alternativa sobre o local e as condições de movimentação das placas tectônicas e o consequente fenômeno natural.

(A) No fundo do oceano, com terremoto em profundidade, sem deslocamento do solo e propagação de ondas gigantes; tsunami.
(B) Em superfície, sem deslocamento do solo oceânico e propagação de ondas gigantes; maremoto.
(C) No fundo do oceano, com deslocamento do solo sem propagação de ondas; terremoto.
(D) No fundo do oceano, com terremoto em profundidade, deslocamento do solo e propagação de ondas gigantes; tsunami.
(E) Em superfície, com terremoto em profundidade, deslocamento do solo oceânico e propagação de ondas; maremoto.

14 Questão Com relação à constituição interna da Terra, suas camadas e características gerais, é correto dizer-se que
A) a tectônica é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos.
B) o núcleo interno, constituído, principalmente, de ferro e níquel, encontra-se em estado líquido devido às altas temperaturas ali reinantes.
C) o núcleo externo encontra-se em estado sólido e apresenta uma constituição rochosa. Nele, são geradas correntes elétricas que imantam o núcleo interno e criam o campo magnético da Terra.
D) a astenosfera, porção do núcleo terrestre dotada de plasticidade, é a sede das correntes de convecção que movimentam as placas litosféricas.
E) as placas continentais e as oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.

15 Questão Sobre a deriva continental e a tectônica de placas, assinale o que for correto.

01) Há cerca de 250 a 300 milhões de anos, existia uma única grande massa continental, denominada Pangeia, cercada por um único oceano, chamado
Pantalassa. A partir da fragmentação da Pangeia, deu-se origem à configuração atual dos continentes.
02) A isostasia é o estado de equilíbrio dos blocos continentais que flutuam sobre o manto. Os blocos mais espessos, portanto, mais pesados, encontram-se profundamente mergulhados no substrato magmático, enquanto os blocos mais finos e leves encontram-se pouco mergulhados no magma.
04) A litosfera compreende as rochas da crosta, formada por placas rígidas e móveis, conhecidas como placas tectônicas. A mobilidade dessas placas se dá devido à
existência de uma camada logo abaixo da litosfera, chamada de astenosfera, constituída por rochas parcialmente fundidas e menos rígidas.
08) A cordilheira dos Andes é formada a partir do contato entre duas placas tectônicas divergentes: a Placa Sul- Americana e a Placa do Pacífico. Nesse caso, as
placas deslizam lateralmente entre si, não ocorrendo destruição nem formação da crosta, tratando-se, assim, de placas conservativas, embora provoquem falhas e terremotos.
16) A Dorsal Meso-Atlântica é formada pelo contato entre a Placa Sul-Americana e a Placa de Nazca. A Placa Sul-Americana, por ser menos densa, mergulha sob a Placa de Nazca, formando uma subducção no assoalho marinho, que causa o estreitamento do fundo do Oceano Atlântico.
RESPOSTA: Total__________________

16 Questão Cientistas da Universidade de Oxford, Inglaterra, detectaram que as placas tectônicas que formam a África e a Arábia encontram-se em movimento. Imagens de satélite detectaram o aparecimento de uma fratura recente na crosta terrestre, no deserto de Afar (perto do Mar Vermelho). Por monitoramento, observaram que, em apenas três semanas, a fenda atingiu 8 metros de profundidade ao longo dos 60 quilômetros de extensão, tendo preenchimento de magma.

ASSINALE a alternativa que apresenta o nome desse processo.
A)      Colisão entre placas tectônicas.
B)      Zona de Subducção entre placas tectônicas
C)      Divergência de placas tectônicas
D)     Transcorrência entre placas tectônicas.

17 Questão  "Tudo virou um inferno, como se a II Guerra Mundial estivesse acontecendo novamente: 4.500 mortos, 23.760 feridos e 270 mil desabrigados."
              ("ISTO É", 25-01-95).
Com base na figura a seguir, é correta a explicação para o acontecimento que atingiu a cidade de Kobe, no Japão:
a) Em uma falha geológica, houve deslocamento e posterior encontro de placas tectônicas - no caso, a placa Euroasiática com a placa das Filipinas.
b) Houve um processo de orogênese, isto é, movimento horizontal e prolongado que, atuando sobre as camadas de rochas sedimentares, provoca o dobramento dessas camadas.
c) Houve um processo de epirogênese, ou seja, movimento vertical leve e prolongado, capaz de provocar elevações e abaixamentos de grandes extensões continentais.
d) Houve um desmoronamento das rochas no interior da Terra, provocando acomodações das camadas de sedimentos devido ao seu próprio peso.
e) Ocorreu um rompimento da crosta terrestre pela ação de forte pressão causada pelo magma que, através da falha ou fratura, subiu até a superfície.

18 Questão Observe a figura e analise as proposições:
(   ) A distribuição geográfica dos vulcões coincide com as áreas orogenéticas muito antigas.
 (  ) É muito comum a ocorrência do fenômeno vulcânico no interior dos continentes.
( ) Atualmente, não existem vulcões ativos no Brasil. Entretanto, em épocas geológicas passadas, o Brasil foi palco de diversas atividades vulcânicas.
( ) O círculo do fogo do Pacífico forma um alinhamento vulcânico que vai desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas, passando pela costa Ocidental da América do Norte e pelo Japão.
(   ) As principais áreas vulcânicas modernas ocorrem ao longo das costas oceânicas.
A opção correta é:
a) FFVVV                           b) FVVFF                               c) FVFFV                               d) VVFFF
19 Questão  Analise o mapa a seguir:


A distribuição espacial dos terremotos apresentada no mapa coincide com

a) áreas de expansão do assoalho oceânico.
b) dorsais oceânicas.
c) limites divergentes de placas tectônicas.
d) margens continentais passivas.
e) zonas de colisão de placas tectônicas.

20 Questão Sobre os enunciados que se seguem é correto afirmar, EXCETO:

a) A Dorsal Atlântica foi formada pelo resultado do deslocamento divergente entre as Sul-Americana e Africana.
b) A Cordilheira dos Andes foi formada pelo resultado de colisão entre as Placas Sul-Americana e Nazca.
c) Entre as Placas do Pacífico e a Nazca, verifica-se um movimento predominantemente tangencial.
d) Das zonas de agregação podem subir materiais do manto para a crosta.
e) Na zona de subducção, podem ocorrer tremores e atividades vulcânicas.

21 Questão Considere as informações a seguir sobre a tectônica de placas:

I - A crosta terrestre é formada por várias placas litosféricas, que se movem umas em relação às outras, sendo carreadas por lentas correntes de convecção existentes na astenosfera.
II - O Japão, localizado na Placa Eurasiana, desenvolve avançadas tecnologias em construção civil, já que sua borda oriental é uma das regiões de maior incidência de terremotos, tsunamis e vulcões.
III - Os limites de contato entre as placas tectônicas são de três tipos: convergentes, divergentes e transformantes.
IV - A fossa mesoceânica constitui uma fratura que se estende paralelamente às cristas mesoceânicas, enquanto a fossa submarina é um depressão longa e estreita que ocorre junto à margem ativa dos continentes.

Assinale a opção que contém as afirmativas corretas.

a) Apenas I, II e III.
b) Apenas I, II e IV.
c) Apenas I, III e IV.
d) Apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
22 Questão (PUC – MG)  A teoria da Tectônica de Placas explica como a dinâmica interna da Terra é responsável pela estrutura da litosfera, sendo INCORRETO afirmar:

a) A litosfera é a parte rígida que compõe a crosta terrestre; é segmentada em placas que flutuam em várias direções sobre o manto.
b) O movimento das placas pode ser convergente ou divergente, aproximando-as ou afastando-as, ou ainda deslizando-as uma em relação à outra.
c) A tectônica é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos. d) As placas continentais e oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.

23 Questão: (FATEC)  O 'tsunami' que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos,

a) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.
b) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.
c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.
d) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul.
e) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.

24 Questão: (FACID) Terremotos são gerados pelos movimentos naturais das placas tectônicas da Terra, que causam ajustes na crosta terrestre, afetando a organização das sociedades, como ilustra a figura abaixo. Em relação aos sismos naturais, é correto afirmar que eles são causados por:


Fonte: camerataallegro.com.br. Acesso em 22/10/2011

a) forças endógenas incontroláveis.
b) energias exógenas excepcionais.
c) forças antrópicas descontroladas.
d) energias antrópicas excepcionais.
e) forças endógenas e antrópicas.

25 Questão: Segundo a Teoria da Deriva Continental, os continentes se separaram a partir de um bloco único denominado Pangéia. Quais são os dois continentes cujo perfil do litoral apresenta um encaixe perfeito, embasando essa teoria?
a) Antártica e Europa b) Europa e Oceania c) Oceania e América do Norte d) América do Sul e África e) África e América do Norte

1 (UEL) As grandes cadeias de montanhas, como os Alpes ou o Himalaia, tiveram origem
a) na era Mesozóica, quando da fragmentação do antigo continente de Gondwana.
b) no Pré-Cambriano, em virtude dos grandes falhamentos ocorridos na crosta terrestre.
c) no Paleozóico, quando os continentes começaram a tomar as formas atuais.
d) há mais de 190 milhões de anos, em conseqüência da movimentação do NIFE, a camada mais interna da Terra.
e) há mais de 60 milhões de anos, graças à movimentação das placas tectônicas.

2. (UEM) Sobre a estrutura da Terra e a sua composição, assinale o que for correto.

(01) A camada sólida e externa da Terra é chamada de litosfera ou crosta terrestre. Subdivide-se em Sial e Sima.
(02) O Sial corresponde à camada externa da crosta. Nessa camada, o silício e o alumínio são os principais minerais presentes.
(04) O Sima corresponde à camada interna da crosta. Nessa camada, predominam as lavas vulcânicas, sendo o silício e a magnetita os principais minerais presentes.
(08) O Nife corresponde ao núcleo da Terra, formado por minerais pesados, com destaque para o níquel, o chumbo e o mercúrio.
(16) Os principais recursos minerais inorgânicos encontram-se no subsolo, isto é, na camada imediatamente inferior à crosta externa.
(32) Os recursos minerais de origem orgânica, como os combustíveis fósseis, encontram-se no manto, que corresponde a uma camada intermediária entre a crosta e o núcleo, mais próxima da superfície do planeta, no fundo oceânico.

3. (UFPE) O estudo das ondas sísmicas e dos campos magnéticos permitiu o descobrimento e a caracterização de três importantes camadas internas da Terra: a Litosfera, o Manto e o Núcleo. Com relação a esse tema, estão corretas as afirmações abaixo:

( ) O Manto envolve o Núcleo terrestre, ocupa a maior parte do volume do planeta e se comporta como um fluido que se move lentamente.
( ) A Crosta Oceânica, uma porção da Litosfera, é composta fundamentalmente por rochas graníticas e não apresenta, em suas camadas inferiores, rochas basálticas.
( ) Sob a Litosfera existe uma camada de rocha menos rígida, conhecida como Astenosfera; trata-se de uma zona de baixa velocidade sobre a qual "flutuam" as placas litosféricas.
( ) O Núcleo é formado basicamente por níquel e alumínio; essa camada, que produz o campo magnético do planeta, apresenta elevadas temperaturas.
( ) A Litosfera acha-se dividida em blocos mais ou menos rígidos designados como "placas"; essas placas são deslocadas por correntes de convecção que se formam no Manto.


4. (Unifesp) Na última década, várias pesquisas na África e na América do Sul confirmaram a hipótese de que elas formavam um continente no passado. Assinale a alternativa que identifica corretamente a era geológica em que a separação ocorreu e o nome do novo continente que ela gerou.
a) Cenozóica; Pangéia.
b) Mesozóica; Gondwana.
c) Pré-Cambriano; Gondwana.
d) Paleozóica; Pangéia.
e) Quaternário; Gondwana.

GABARITO
1 - E
2 - 03
3 - V, F, V, F, V
4 - B

Exercícios de Aula

01ª Questão: (UEPG-ADAP.) Com relação à constituição interna da Terra, suas camadas e características gerais, assinale o que for correto.

01)  A crosta sólida ou litosfera é a fina camada superficial.
02)  O núcleo interno, constituído principalmente de ferro e níquel, encontra-se em estado sólido devido às altas pressões ali reinantes.
04)  A camada sólida e externa da Terra é chamada de litosfera ou crosta terrestre. Subdivide-se em Sial e Sima.
08) A astenosfera, porção do manto dotada de plasticidade, é a sede das correntes de convecção que movimentam as placas litosféricas.

Soma:______________

02ª Questão: (Cesgranrio) No mapa a seguir estão assinaladas regiões que apresentam uma forma de relevo constituída por:


a) dobramentos antigos com rochas do arqueano e do alonquiano.
b) desdobramentos terciários, surgidos inclusive pelo deslocamento dos continentes.
c) consolidação do magma, após intensas erupções ocorridas no quaternário.
d) rochas sedimentares que, pela erosão, transformaram-se em planaltos.
e) levantamentos pré-cambrianos, intensamente trabalhados por glaciais.

03ª Questão:(Cesgranrio) O relevo das terras emersas é extremamente diversificado. Nesse relevo, o que se denomina de DOBRAMENTOS MODERNOS OU RECENTES corresponde a:
a) depressões absolutas.
b) depressões relativas.
c) bacias sedimentares.
d) cadeias montanhosas.
e) dorsais submarinas.

04ª Questão: (Mackenzie) As zonas sísmicas do globo estão associadas:
a) às áreas de contato das placas tectônicas.
b) à presença de estruturas geológicas muito antigas.
c) à formação das bacias sedimentares.
d) aos escudos cristalinos ou maciços antigos.
e) aos dobramentos antigos.

05ª Questão: (Puc-rio) As rochas, antes de serem trabalhadas pela erosão, são "preparadas" por um conjunto de reações químicas ou fenômenos físicos, para a ação de desgaste.
A essa fase que precede a erosão denominamos:

a) abrasão.
b) intemperismo.
c) orogênese.
d) evapotranspiração.
e) estratificação.

06ª Questão: (PUC -PR) A composição da Litosfera por placas tectônicas está relacionada com o conceito de tectonismo e com a Teoria de Wegener da deriva continental. Uma das provas desse dinamismo da crosta é a existência

a) dos desertos costeiros.
b) das dorsais oceânicas.
c) das calotas polares.
d) da precessão dos equinócios.
e) da taiga boreal.

07ª Questão: (PUC -PR) As grandes elevações e rebaixamentos da superfície da crosta terrestre são devidas aos chamados fatores internos do relevo, cujo motor fundamental são as pressões exercidas pelo magma na parte superior do manto. Essa atividade tectônica se revela com maior intensidade e freqüência nas regiões de atrito onde as placas da crosta se tocam. O magma que vem à superfície pelos interstícios cria as mais extensas formações do relevo conhecidas como:

a) cordilheiras marginais.
b) dorsais oceânicas.
c) diaclasamento.
d) cadeias da costa.
e) falésias.

08ª Questão: (PUC -SP) No século XX, muitas dúvidas sobre a estrutura de nosso planeta começaram a ser explicadas de forma convincente e sedutora. Uma das teorias mais importantes que vão nessa direção é a célebre teoria da deriva continental. Verificando que os contornos da América do Sul e da África correspondiam, Alfred Wegener, geofísico alemão, admitiu a hipótese de um continente único (Pangéia), no passado, que teria se dividido em duas partes, devido ao movimento de deslocamento das massas sólidas sobre massas líquidas. Essa hipótese abre caminho para a teoria das placas tectônicas. Assim, juntando-se a teoria da deriva continental à teoria das placas tectônicas, temos o apoio explicativo para um conjunto de fenômenos de nosso planeta.

Assinale a alternativa INCORRETA.

a) A teoria da deriva continental ajuda, em muitos casos, a explicar as semelhanças e as diferenças de espécies animais e vegetais distribuídos nos cinco continentes do planeta.
b) A teoria das placas tectônicas explica a gênese dos dobramentos modernos (Andes, Montanhas Rochosas, Himalaia etc.), que teriam ocorrido a partir do choque dessas placas.
c) Apoiado na teoria das placas tectônicas, o entendimento da dinâmica dos terremotos se torna mais claro, assim como a identificação das áreas mais afeitas a essas ocorrências.
d) A divisão do continente único até a configuração atual modificou a distribuição das superfícies sólidas e líquidas do planeta, resultando em mudanças climáticas ao longo do tempo.
e) Os processos erosivos que esculpem os relevos, dando-lhes as formas conhecidas no interior dos continentes, são explicados, fundamentalmente, com base na teoria das placas tectônicas.

09ª Questão:(Uel) O Himalaia, os Andes e as Rochosas são exemplos de cadeias montanhosas

a) originadas de dobramentos de idade cenozóica.
b) resultantes de blocos falhados de idade proterozóica.
c) originadas de dobramentos de idade paleozóica.
d) resultantes de falhamentos do cristalino de idade mesozóica.
e) originadas de fraturamentos e diaclasamentos de idade cenozóica.


10ª Questão: (Ufes) "Tudo virou um inferno, como se a II Guerra Mundial estivesse acontecendo novamente: 4.500 mortos, 23.760 feridos e 270 mil desabrigados."
                   ("ISTO É", 25-01-95).

Com base na figura a seguir, é correta a explicação para o acontecimento que atingiu a cidade de Kobe, no Japão:


a) Em uma falha geológica, houve deslocamento e posterior encontro de placas tectônicas - no caso, a placa Euroasiática com a placa das Filipinas.
b) Houve um processo de orogênese, isto é, movimento horizontal e prolongado que, atuando sobre as camadas de rochas sedimentares, provoca o dobramento dessas camadas.
c) Houve um processo de epirogênese, ou seja, movimento vertical leve e prolongado, capaz de provocar elevações e abaixamentos de grandes extensões continentais.
d) Houve um desmoronamento das rochas no interior da Terra, provocando acomodações das camadas de sedimentos devido ao seu próprio peso.
e) Ocorreu um rompimento da crosta terrestre pela ação de forte pressão causada pelo magma que, através da falha ou fratura, subiu até a superfície.

11ª Questão: (Ufmg) Analise o mapa a seguir:



A distribuição espacial dos terremotos apresentada no mapa coincide com

a) áreas de expansão do assoalho oceânico.
b) dorsais oceânicas.
c) limites divergentes de placas tectônicas.
d) margens continentais passivas.
e) zonas de colisão de placas tectônicas.

12ª Questão: (Ufpe) O estudo das ondas sísmicas e dos campos magnéticos permitiu o descobrimento e a caracterização de três importantes camadas internas da Terra: a Litosfera, o Manto e o Núcleo. Com relação a esse tema, estão corretas as afirmações abaixo:

(     ) O Manto envolve o Núcleo terrestre, ocupa a maior parte do volume do planeta e se comporta como um fluido que se move lentamente.
(     ) A Crosta Oceânica, uma porção da Litosfera, é composta fundamentalmente por rochas graníticas e não apresenta, em suas camadas inferiores, rochas basálticas.
(     ) Sob a Litosfera existe uma camada de rocha menos rígida, conhecida como Astenosfera; trata-se de uma zona de baixa velocidade sobre a qual "flutuam" as placas litosféricas.
(     ) O Núcleo é formado basicamente por níquel e alumínio; essa camada, que produz o campo magnético do planeta, apresenta elevadas temperaturas.
(     ) A Litosfera acha-se dividida em blocos mais ou menos rígidos designados como "placas"; essas placas são deslocadas por correntes de convecção que se formam no Manto.
V - F - V - F - V

13ª Questão: (Ufpi) Assinale a alternativa que contém os principais agentes internos de formação do relevo.
a) tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos;
b) erosão, abrasão e corrosão;
c) pedogênese, terremoto e erosão;
d) vulcanismo, erosão e sedimentação;
e) abalos sísmicos, deslizamento e pedogênese.

14ª Questão: (Ufscar) O ano de 1999 foi apontado como um dos mais catastróficos do século com a ocorrência de diversos terremotos que abalaram áreas como a cidade do México, Bangladesh, Turquia, Grécia, Taiwan e Colômbia.

Estes fenômenos estão associados, principalmente,

a) à teoria da isostasia.
b) à tectônica de placas.
c) à espessura da litosfera.
d) à ação erosiva nos terrenos sedimentares.
e) aos dobramentos antigos e à erosão eólica.

15ª Questão: (Ufsm) "A fúria da Terra - um terremoto de 7,6 graus na escala Richter sacudiu a ilha de Taiwan."
("Zero Hora", 21.9.99.)

Os principais terremotos que abalaram o mundo nos últimos 20 anos são causados, principalmente, pelo(a)

I. movimento das placas tectônicas que deslizam sobre o magma que se encontra no interior da Terra e que se chocam em determinados pontos da crosta terrestre, dando origem aos dobramentos modernos.
II. subducção das placas oceânicas (sima) que, por serem pesadas e densas, mergulham sob as placas continentais (sial), formando as fossas marinhas ou regiões abissais.
III. atrito que, ao impedir que as placas se movam, acumulam pressão, provocando um violento movimento na crosta terrestre, que se reajusta em uma nova situação de equilíbrio temporário.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas I e III.
d) apenas II e III.
e) I, II e III.

16ª Questão:(Ufv) No esquema a seguir, aparecem lacunas a serem preenchidas em 1, 2, 3 e 4.



Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE essas lacunas:

a) 1 - Externos, 2 - Internos, 3 - Vulcanismo, 4 - Intemperismo.
b) 1 - Internos, 2 - Intemperismo, 3 - Externos, 4 - Vulcanismo.
c) 1 - Terremotos, 2 - Erosão, 3 - Vulcanismo, 4 - Tectonismo.
d) 1 - Internos, 2 - Externos, 3 - Vulcanismo, 4 - Intemperismo.
e) 1 - Externos, 2 - Internos, 3 - Intemperismo, 4 - Vulcanismo.

17ª Questão: (Unesp) Observe a figura apresentada em seguida.



O destaque na figura corresponde à distribuição
a) mundial da raça branca ou caucásica.
b) mundial dos movimentos epirogenéticos e metalogenéticos
c) mundial dos conflitos religiosos e raciais.
d) mundial das zonas orogenéticas modernas e dos principais focos de abalos sísmicos.
e) das correntes marinhas quentes.


18ª Questão: (Fuvest) O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcânicas trazem novos materiais para locais próximos à superfície terrestre. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo
a) é um dos poucos processos de liberação de energia interna que continuará ocorrendo indefinidamente na história evolutiva da Terra.
b) é um fenômeno tipicamente terrestre, sem paralelo em outros planetas, pelo que se conhece atualmente.
c) traz para a atmosfera materiais nos estados líquido e gasoso, tendo em vista originarem-se de todas as camadas internas da Terra.
d) ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e mudanças em seus estados físicos.
e) é o processo responsável pelo movimento das placas tectônicas, causando seu rompimento e o lançamento de materiais fluidos.

19ª Questão: (G1) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na seqüência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.



a) I - Núcleo interno, II - Núcleo externo, III - Manto e IV - Crosta.
b) I - Núcleo interno, II - Manto, III - Núcleo externo e IV - Crosta.
c) I - Crosta, II - Núcleo externo, III - Manto e IV - Núcleo interno.
d) I - Núcleo externo, II - Núcleo interno, III - Manto e IV - Crosta.
e) I - Crosta, II - Manto, III - Núcleo externo e IV - Núcleo Interno.


20ª Questão: (Pucmg)




Legenda:
1 - Placa do Pacífico
2 - Placa de Cocos
3 - Placa de Nazca
4 - Placa de Caraíbas
5 - Placa Sul-Americana
6 - Placa Norte-Americana
7 - Placa Africana
8 - Placa Rábica
9 - Placa Indiana
10 - Placa Antártica
11 - Placa Filipina
12 - Placa Eurasiana

Observando-se a morfologia dos blocos continentais e sua distribuição pelo globo, é CORRETO afirmar que:

a) as bordas continentais coincidem, em geral, com as bordas das placas tectônicas.
b) o movimento das placas conduziu a uma menor concentração de massas continentais no hemisfério setentrional.
c) as bordas continentais ativas continuam sujeitas ao processo de acréscimo lateral e enrugamento pelo aporte de material pastoso do manto e pressão do movimento contínuo das placas.
d) o movimento das placas é invariavelmente convergente, o que leva a um esforço de formação do relevo.

21ª Questão:. (Pucmg) A estrutura geológica da superfície terrestre constitui o embasamento do modelado do relevo, em contínuo processo de transformação. São grandes estruturas geológicas, EXCETO:
a) Os escudos cristalinos ou maciços antigos, resultantes da solidificação do material magmático e da ascensão de suas formações rochosas até a superfície.
b) As bacias sedimentares, de formação antiga ou recente, resultantes da ação destrutiva da erosão sobre os maciços e da posterior deposição do material erodido sobre áreas rebaixadas ou de sedimentação em períodos mais recentes.
c) Os dobramentos modernos, originados do entrechoque de placas, formando os episódios mais recentes de acomodação tectônica.
d) Os círculos de fogo, formadores de áreas de elevada instabilidade tectônica, com elevada incidência de atividade vulcânica, terremotos e maremotos.

22ª Questão: (Pucpr) "Uma a uma, as ilhas do Havaí nasceram...", destaca o artigo publicado na revista "National Geographic" de outubro de 2005. O texto, dessa forma iniciado, prossegue explicando a origem recente - no padrão geológico de tempo - do arquipélago. A formação do Havaí está relacionada:

a) às erupções vulcânicas, através das forças tectônicas, assim como o arquipélago japonês e Fernando de Noronha.
b) à formação de arrecifes de corais sobre bancos de areia, situados no topo de uma cadeia de montanhas submersas e sem atividade vulcânica.
c) ao rebaixamento do nível dos oceanos durante a última idade do gelo, no Pleistoceno, entre 20.000 e 15.000 anos atrás.
d) à separação das terras havaianas em relação ao continente asiático, provocado pelo deslize da Placa do Pacífico, sobre a qual se situa o arquipélago, para a direção leste.
e) ao soerguimento de parte do assoalho do oceano Pacífico devido a movimentos isostáticos da crosta terrestre.

23ª Questão: (Uece) A porção sólida da Terra é uma camada mais ou menos rígida, apresentando uma espessura variada. Tal camada é o(a)
a) magma.
b) litosfera.
c) troposfera.
d) criosfera.

24ª Questão: (Ufpe) As afirmativas a seguir abordam certos aspectos relacionados às rochas encontradas na crosta terrestre. Analise-as.
(     ) As rochas que afloram na superfície terrestre não apresentam sempre o mesmo aspecto; isso decorre da ação dos seguintes fatores: origem, composição química, textura e estrutura das rochas.
(     ) As rochas vulcânicas, ao contrário das sedimentares, caracterizam-se pela abundância de poros e de fósseis, pois se formam na superfície da crosta terrestre.
(     ) O granito é a mais comum das rochas intrusivas; caracteriza-se pela textura desorientada e granulação grossa. No Brasil, os granitos surgem em terrenos dos Escudos pré-cambrianos.
(     ) As ocorrências de rochas basálticas, em várias regiões brasileiras, testemunham fases de vulcanismo, de diferentes idades, que se verificaram no País, em face da complexa dinâmica crustal.
(     ) As rochas sedimentares clásticas ou detríticas são aquelas que resultam da precipitação de determinados compostos químicos, como, por exemplo, carbonatos, sílica e outros.
V - F - V - V - F

25ª Questão: (Ufpe) A Deriva dos Continentes e a Teoria da Tectônica de Placas são os dois modelos teóricos das geociências que, no século XX, causaram uma revolução dos conceitos relativos, sobretudo, aos processos geológicos internos. Sobre esses assuntos, o que é correto afirmar?
(     ) A hipótese da Deriva dos Continentes foi elaborada pelo geógrafo Alexander Von Humboldt e se apoiou na teoria do "Caos Continental", estruturada por Ratzel.
(     ) A hipótese da Deriva dos Continentes propõe que o posicionamento relativo das massas continentais mudou de forma consideravelmente ao longo do tempo geológico.
(     ) A teoria da Tectônica de Placas fornece uma explicação geométrica e cinemática de como a expansão do fundo oceânico e a deriva das placas litosféricas ocorrem numa superfície aproximadamente esférica.
(     ) A velocidade e a taxa de expansão das placas litosféricas variaram ao longo do tempo geológico, demonstrando, assim, que as forças responsáveis pelos movimentos dessas placas também modificaram-se.
(     ) Os aspectos paleoclimáticos que foram apresentados pelo autor da hipótese da Deriva dos Continentes não podem ser empregados como argumentos favoráveis à teoria da Tectônica de Placas.
F V V V F

26ª Questão: (Ufrs) Como desenvolvimento da Teoria da Tectônica de Placas, fenômenos como a formação das cadeias montanhosas e das fossas submarinas foram melhor compreendidos. Com isso, sabe-se que a Cordilheira dos Andes se encontra em uma região da crosta terrestre que
a) apresenta uma área de colisão de placas tectônicas.
b) forma margem continental do tipo passiva.
c) se situa em uma área de expansão do assoalho oceânico.
d) apresenta uma área falhada pela formação de uma dorsal oceânica.
e) coincide com limites divergentes de placas.

27ª Questão: (Ufrs) Assinale a afirmação correta em relação aos movimentos tectônicos e ao vulcanismo.
a) Os movimentos tectônicos são provocados por forças basicamente exógenas, atuando de forma lenta e prolongada na estrutura e no modelado da crosta terrestre.
b) As forças tectônicas, que atuam predominantemente no sentido vertical sobre as camadas de rochas resistentes, originam as grandes cadeias montanhosas.
c) O material vulcânico que se acumula na superfície produz o chamado relevo cárstico, caracterizado pelas formas dômicas derivadas da sobreposição contínua de material piroclástico.
d) A diferença, em energia liberada, de um terremoto de nível 5 para outro de nível 6 na Escala Richter é equivalente à diferença, em energia, de um terremoto de nível 6, para outro de nível 7.
e) O surgimento da Dorsal Meso-Atlântica corresponde a áreas de divergência de placas litosféricas, onde ocorrem fenômenos vulcânicos e tectônicos.

28ª Questão: (Unifesp) Na última década, várias pesquisas na África e na América do Sul confirmaram a hipótese de que elas formavam um continente no passado. Assinale a alternativa que identifica corretamente a era geológica em que a separação ocorreu e o nome do novo continente que ela gerou.

a) Cenozóica; Pangéia.
b) Mesozóica; Gondwana.
c) Pré-Cambriano; Gondwana.
d) Paleozóica; Pangéia.
e) Quaternário; Gondwana.

DINÂMICA INTERNA DA TERRA: teoria da Tectônica de Placas DINÂMICA INTERNA DA TERRA: teoria da Tectônica de Placas Reviewed by Gilvan Fontanailles on dezembro 22, 2012 Rating: 5

12 comentários

  1. a resposta das Questões 1 e 2 por favor

    ResponderExcluir
  2. vai toma no cu site ruim do krl , quem fez essa merda não entende nada de ORGANIZAÇÃO , alem disso só faz as pessoas perderem tempo nessa porra de site . desculpem a critica

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!