DINÂMICA INTERNA DA TERRA: Extrutura interna daTerra


Fala galera!! Tudo Bem!?? Hoje vamos estudar um assunto bastante cobrado nos vestibulares, que é a Estrutura da Terra.


Uma forma de representar a estrutura interna da Terra é dividi-la em três compartimentos conforme mostrado na figura acima: 
- Crosta
- Manto 
- Núcleo. 
Veja a gravura abaixo:



Nessa divisão, a crosta é a camada superficial sólida, com espessura de 35 km. Abaixo da crosta situa-se o manto, que vai até 2. 900 km de profundidade. As rochas do manto comportam-se como um fluido muito viscoso para grandes intervalos de tempo. A camada mais interior é o núcleo, fluido extremamente solido na parte mais interna da Terra. Essa e o modelo de representar a estrutura interna da Terra sob o modelo químico "geoquímico".

Atualmente, representa-se a estrutura da Terra sob o ponto de vista dinâmico, isto é, físico . Vamos agora conhecer algumas diferenças existentes nesses dois modelos. Observe a gravura abaixo:   .


 
Nessa nossa aula vamos aprofundar os nossos conhecimentos da estrutura interna da Terra segundo o modelo da estrutura dinâmica, isto é segundo as características físicas dos materiais. Veja isso melhor na figura abaixo


Vamos agora estudar mais detalhado cada um desses modelos:
a) Modelo Dinâmico)
a.1) LITOSFERA (Crosta + manto superior = 70 a 100 km de espessura). Ela é formada de placas rígidas e móveis, que chamamos de Placas Tectônicas.
   - CROSTA: DIVIDE-SE Continental e Oceânica
           a.1.1) CROSTA CONTINENTAL - Essa pode ainda ser dividida em: em superior  e inferior.
                     OBS.: A diferença de uma para a outra está na espessura. Veja:
                    a.1.1.1) Crosta Continental Superior: vai de 15 a 25 km espessura e que é conhecida também por SIAL devido os minerais ou os elementos químicos mais comuns encontrados nessa espessura da crosta serem o Silício + Alumínio

                     a.1.1.2) Crosta Continental Inferior: 30 a 35 km espessura e que é conhecida também por SIMA devido os minerais ou os elementos químicos mais comuns encontrados nessa espessura da crosta serem o Silício e Magnésio.
           a.1.2) CROSTA OCEÂNICA
                     a.1.2.1) - camada basáltica de 1a 4 km esp. 
                     a.1.2.2) - camada oceânica de 5 a 6 km esp

IMPORTANTE:
Nas regiões montanhosas a crosta pode alcançar 65 km de espessura. A Crosta Continental flutua acima de material muito denso do manto, à semelhança dos icebergs sobre os oceanos. Esse é o Princípio da Isostasia que assegura que as “ leves “ áreas continentais flutuem sobre um Manto de material mais denso.

OBSERVAÇÃO
A descrição acima tratar-se do princípio da ISOSTASIA que assegura que as "leves" áreas continentais flutuem sobre um MANTO de material mais denso.
 Veja a gravura:


 

a.2) ASTENOSFERA que corresponde a um material em = ou - em estado de fusão em que as Placas Tectônicas deslizam.

MESOSFERA = MANTO SUPERIOR = MANTO INFERIOR
ENDOSFERA= NÚCLEOEXTERNO = NÚCLEO INTERNO

VEJAMOS MELHOR:








1ª Questão: As placas tectônicas, assim como toda a crosta terrestre, flutuam sobre o substrato magmático da Terra em um comportamento semelhante ao de blocos de gelo boiando sobre a água, com as estruturas mais espessas e pesadas mais profundamente mergulhadas e as mais leves e finas flutuando mais superficialmente. Essa configuração representa o princípio:

(A) do tectonismo
(B) da isostasia
(C) da assimetria
(D) da derivação continental
(E) do magmatismo

GEOGRAFALNDO COMENTA:
As placas tectônicas flutuam sobre o magma, obedecendo ao princípio da isostasia, com as camadas mais espessas mais “afundadas” e as camadas com uma densidade menor na parte mais superficial.
Alternativa correta: letra B.

2ª Questão: Sobre o núcleo da Terra, é possível afirmar que:

I. está dividido em interno (sólido) e externo (líquido).
II. é composto pela estrutura “sima”: silício e magnésio.
III. apresenta temperaturas superiores a 3000ºC.
IV. é o responsável direto pelo tectonismo terrestre.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

(A) I
(B) III
(C) II e IV
(D) I e III
(E) I, II, III e IV

GEOGRAFALNDO COMENTA:
I. Correto – o núcleo está dividido em uma camada interna, que é sólida em função da elevada pressão, e uma externa, que se encontra em estado líquido.
II. Incorreto – o núcleo é composto pela estrutura “nife”: níquel e ferro.
III. Correto – o núcleo possui temperaturas que vão dos 3000ºC aos 5000ºC.
IV. Incorreto – o núcleo, apesar de possuir relações indiretas, não é o principal responsável pelo tectonismo terrestre.
Alternativa correta: letra D.

3ª Questão: Em regiões da superfície terrestre onde há a presença de vulcões, é comum encontrar rochas oriundas da solidificação do magma em função do seu acelerado resfriamento. Essas rochas são as:

(A) metamórficas
(B) plutônicas
(C) ígneas extrusivas
(D) sedimentares
(E) graníticas

GEOGRAFALNDO COMENTA:
As rochas oriundas da solidificação do magma na superfície são as magmáticas vulcânicas, mais conhecidas como ígneas extrusivas.
Alternativa correta: letra c.

4ª Questão: (UFRS) Com o desenvolvimento da Teoria da Tectônica de Placas, fenômenos como a formação das cadeias montanhosas e das fossas submarinas foram melhor compreendidos. Com isso, sabe-se que a Cordilheira dos Andes se encontra em uma região da crosta terrestre que

(A) apresenta uma área de colisão de placas tectônicas.
(B) forma margem continental do tipo passiva.
(C) se situa em uma área de expansão do assoalho oceânico.
(D) apresenta uma área falhada pela formação de uma dorsal oceânica.
(E) coincide com limites divergentes de placas.

GEOGRAFALNDO COMENTA:
A formação da Cordilheira dos Andes é resultado do choque entre duas placas tectônicas (Nazca e Sul-americana), que se encontram e soerguem parte do relevo.

Alternativa correta: letra A.

01 Questão (UTFPR) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na seqüência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.
a) I - Núcleo interno, II - Núcleo externo, III – Manto e IV - Crosta.
b) I - Núcleo externo, II - Núcleo interno, III – Manto e IV - Crosta.
c) I - Crosta, II - Núcleo externo, III - Manto e IV - Núcleo interno.
d) I - Núcleo interno, II - Manto, III - Núcleo externo e IV - Crosta.
e) I - Crosta, II - Manto, III - Núcleo externo e IV – Núcleo Interno.

2 – Questão  (Ufpe) O estudo das ondas sísmicas e dos campos magnéticos permitiu o descobrimento e a caracterização de três importantes camadas internas da Terra: a Litosfera, o Manto e o Núcleo. Com relação a esse tema, estão corretas as afirmações abaixo:
(     ) O Manto envolve o Núcleo terrestre, ocupa a maior parte do volume do planeta e se comporta como um fluido que se move lentamente.
(     ) A Crosta Oceânica, uma porção da Litosfera, é composta fundamentalmente por rochas graníticas e não apresenta, em suas camadas inferiores, rochas basálticas.
(     ) Sob a Litosfera existe uma camada de rocha menos rígida, conhecida como Astenosfera; trata-se de uma zona de baixa velocidade sobre a qual "flutuam" as placas litosféricas.
(     ) O Núcleo é formado basicamente por níquel e alumínio; essa camada, que produz o campo magnético do planeta, apresenta elevadas temperaturas.
(     ) A Litosfera acha-se dividida em blocos mais ou menos rígidos designados como "placas"; essas placas são deslocadas por correntes de convecção que se formam no Manto.

A opção correta é:

a) F FVVV                      b) VFVFV
c) FVFFV                       d) VVFFF

3 – Questões – (UEPG-ADAP.) Com relação à constituição interna da Terra, suas camadas e características gerais, assinale o que for correto.

01)  A crosta sólida ou litosfera é a fina camada superficial.
02)  O núcleo interno, constituído principalmente de ferro e níquel, encontra-se em estado sólido devido às altas pressões ali reinantes.
04)  A camada sólida e externa da Terra é chamada de litosfera ou crosta terrestre. Subdivide-se em Sial e Sima.
08) A astenosfera, porção do manto dotada de plasticidade, é a sede das correntes de convecção que movimentam as placas litosféricas.
Total ___________

4 – Questões – (Uece) A porção sólida da Terra é uma camada mais ou menos rígida, apresentando uma espessura variada. Tal camada é o(a)
a) magma.
b) litosfera.
c) troposfera.
d) criosfera.

5 – Questões -Com relação à constituição interna da Terra, suas camadas e características gerais, é correto dizer-se que

a) a tectônica é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos.
b) o núcleo interno, constituído, principalmente, de ferro e níquel, encontra-se em estado líquido devido às altas temperaturas ali reinantes.
c) o núcleo externo encontra-se em estado sólido e apresenta uma constituição rochosa. Nele, são geradas correntes elétricas que imantam o núcleo interno e criam o campo magnético da Terra.
d) a astenosfera, porção do núcleo terrestre dotada de plasticidade, é a sede das correntes de convecção que movimentam as placas litosféricas.
e) as placas continentais e as oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.

6 – Questões – (UEM- adptada) Sobre a estrutura da Terra e a sua composição, assinale o que for correto.

(01) A camada sólida e externa da Terra é chamada de litosfera ou crosta terrestre. Subdivide-se em Sial e Sima.
(02) O Sial corresponde à camada externa da crosta. Nessa camada, o silício e o alumínio são os principais minerais presentes.
(04) O Sima corresponde à camada interna da crosta. Nessa camada, predominam as lavas vulcânicas, sendo o silício e a magnetita os principais minerais presentes.
(08) O Nife corresponde ao núcleo da Terra, formado por minerais pesados, com destaque para o níquel, o chumbo e o mercúrio.
(16) Os principais recursos minerais inorgânicos encontram-se no subsolo, isto é, na camada imediatamente inferior à crosta externa.
(32) Os recursos minerais de origem orgânica, como os combustíveis fósseis, encontram-se no manto, que corresponde a uma camada intermediária entre a crosta e o núcleo, mais próxima da superfície do planeta, no fundo oceânico.

(UFPE) A figura esquemática a seguir refere-se à estrutura interna do planeta. Observe-a.

 

Com base nessa figura, analise as afirmações seguintes.
(     )  A estrutura interna da Terra é representada em modelos que se apoiam em dois critérios distintos: as propriedades físicas e a composição química.
(     )  O Manto terrestre, indicado pelo número 1, se situa sob o Núcleo e se estende até 20 km de profundidade; é uma faixa de intensa atividade sísmica e vulcânica.
(     )  O estudo da estrutura interna da Terra tem por base métodos muito diversificados, mas a análise da Astenosfera já é possível mediante observações diretas.
(     )  A camada número 1 apresenta manifestações magmáticas e sísmicas nas áreas de colisão de placas litosféricas; essas áreas são tectonicamente instáveis.
(     )  A crosta oceânica é formada basicamente de basaltos; ela é menos espessa, em geral, do que a crosta continental, sobre a qual residem bilhões de seres humanos.  

Resposta:

 V - F - F - V - V. 

(Unicentro - 2014)O período inicial da formação da Terra foi marcado por temperaturas altíssimas e pelo bombardeamento contínuo por asteroides. Apesar de a situação hoje ser mais estável, o planeta continua a constituir um ambiente bastante dinâmico. Um aspecto interessante dessa dinâmica é a contínua formação, movimentação e destruição das placas rochosas que formam a crosta terrestre. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o fenômeno descrito no enunciado.

(A) Deriva continental.
(B) Orogenia continental.
(C) Região de atrito entre placas.
(D) Tectônica de placas.

(E) Zona de formação de placas.

DINÂMICA INTERNA DA TERRA: Extrutura interna daTerra DINÂMICA INTERNA DA TERRA: Extrutura interna daTerra Reviewed by Gilvan Fontanailles on dezembro 22, 2012 Rating: 5

2 comentários

Slider

[recent]

Anuncios!