CLIMAS: IMPACTOS AMBIENTAIS - ilha de calor


ILHA DE CALOR



 ILHA DE CALOR
Outro fenômeno climático típico das grandes cidades, é a “ilha de calor”.

A “ilha de calor” é um fenômeno típico de grandes aglomerações urbanas. Resulta da elevação das temperaturas médias nas zonas centrais das zonas urbana, em comparação com as zonas periféricas ou com as rurais. As variações térmicas podem chegar até 7°C e ocorrem basicamente devido às diferenças de irradiação de calor entre as regiões edificadas e as florestas e também à concentração de poluentes, maior nas zonas centrais da cidade.

A substituição da vegetação por grande quantidade de casas e prédios, ruas e avenidas, pontes e viadutos e uma série de outras construções, que é tanto maior quanto mais se aproxima do centro das grandes cidades, faz aumentar significativamente a irradiação de calor para a atmosfera em comparação com as zonas periféricas ou rurais, onde, em geral,  é maior a cobertura vegetal.

Além disso, nas zonas centrais da cidade, é muito maior a concentração atmosférica de gases e materiais particulados, lançados pelos automóveis e fábricas, responsáveis por um “efeito estufa” localizado, que colabora para aumentar a retenção de calor. Sem contar os milhares ou, dependendo da cidade, milhões de automóveis, que são uma grande fonte de produção de calor, o qual se soma ao calor irradiado pelos edifícios, acentuando o fenômeno da “ilha de calor”.

A elevação da temperatura nas áreas centrais da mancha urbana facilita a ascensão do ar, quando não há inversão térmica, formando uma zona de baixa pressão. Isso faz com que os ventos soprem, pelo menos durante o dia, para essa região central, levando, muitas vezes, maiores quantidades de poluentes. Assim, sobre a zona central da mancha urbana forma-se uma “cúpula” de ar pesadamente poluído.
CLIMAS: IMPACTOS AMBIENTAIS - ilha de calor CLIMAS: IMPACTOS AMBIENTAIS - ilha de calor Reviewed by Gilvan Fontanailles on dezembro 24, 2012 Rating: 5

Um comentário

Slider

[recent]

Anuncios!