LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


26/12/2012

CLIMA: IMPACTOS AMBIENTAIS - smog fotoquímico



NOÇÕES PRELIMINARES: 
O ozônio é um gás que existe em toda a atmosfera terrestre em estado puro e livre de impurezas, sendo um subproduto do oxigênio. Um detalhe muito importante que geralmente causa confusão refere-se às características bastante diferentes que o Ozônio apresenta na troposfera e na estratosfera. Enquanto na estratosfera o Ozônio protege a vida por filtrar a radiação ultravioleta do sol, na troposfera ele é prejudicial à vida animal e vegetal. 


Na aula de hoje vamos conhecer um problema ambiental chamado de smog fotoquímico. Então vamos lá!!!

E o que é smog fotoquímico? A primeira coisa que você entender é o porquê dessa palavra um pouco estranha. OK!!
Smog é a junção das palavras:  SMOKE + FOG = SMOG.
                                            (fumaça)  + (neblina) = SMOG
Mas, de que é feito o SMOG FOTOQUÍMICO, qual a composição do smog?

Vejamos melhor:
Simplificadamente, podemos dizer que o Smog Fotoquímico é uma mistura de O e compostos orgânicos, juntos eles formam o smog. Ai você deve está se perguntando ozônio na troposfera?  

A gente sabe que o ozônio na troposfera é um gás bastante nocivo e os seus efeitos dependem das suas concentrações na atmosfera, da duração de exposição, da quantidade de ar inalado e do grau de sensibilidade ao ozônio, variável de indivíduo para indivíduo. Pode manifestar-se por irritações nos olhos, nariz e garganta, dores de cabeça e por problemas respiratórios, tais como dificuldade em respirar, dores no peito e tosse.    

O ozônio tem também um efeito nocivo sobre a vegetação e sobre os materiais.
Este poluente reduz a atividade fotossintética das plantas, o que se torna visível pelo aparecimento de manchas e queda das folhas, redução de crescimento (a partir de certas concentrações e períodos de exposição), e mesmo pela completa destruição de culturas mais sensíveis. 

Os danos provocados pelo ozônio em materiais como a borracha, têxteis e pinturas podem também ser elevados

Agora como é que o Smog fotoquímica é formado?
O Somog fotoquímico tem sua origem   er 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...