CLIMA: IMPACTOS AMBIENTAIS - smog fotoquímico



NOÇÕES PRELIMINARES: 
O ozônio é um gás que existe em toda a atmosfera terrestre em estado puro e livre de impurezas, sendo um subproduto do oxigênio. Um detalhe muito importante que geralmente causa confusão refere-se às características bastante diferentes que o Ozônio apresenta na troposfera e na estratosfera. Enquanto na estratosfera o Ozônio protege a vida por filtrar a radiação ultravioleta do sol, na troposfera ele é prejudicial à vida animal e vegetal. 


Na aula de hoje vamos conhecer um problema ambiental chamado de smog fotoquímico. Então vamos lá!!!

E o que é smog fotoquímico? A primeira coisa que você entender é o porquê dessa palavra um pouco estranha. OK!!
Smog é a junção das palavras:  SMOKE + FOG = SMOG.
                                            (fumaça)  + (neblina) = SMOG
Mas, de que é feito o SMOG FOTOQUÍMICO, qual a composição do smog?

Vejamos melhor:
Simplificadamente, podemos dizer que o Smog Fotoquímico é uma mistura de O e compostos orgânicos, juntos eles formam o smog. Ai você deve está se perguntando ozônio na troposfera?  

A gente sabe que o ozônio na troposfera é um gás bastante nocivo e os seus efeitos dependem das suas concentrações na atmosfera, da duração de exposição, da quantidade de ar inalado e do grau de sensibilidade ao ozônio, variável de indivíduo para indivíduo. Pode manifestar-se por irritações nos olhos, nariz e garganta, dores de cabeça e por problemas respiratórios, tais como dificuldade em respirar, dores no peito e tosse.    

O ozônio tem também um efeito nocivo sobre a vegetação e sobre os materiais.
Este poluente reduz a atividade fotossintética das plantas, o que se torna visível pelo aparecimento de manchas e queda das folhas, redução de crescimento (a partir de certas concentrações e períodos de exposição), e mesmo pela completa destruição de culturas mais sensíveis. 

Os danos provocados pelo ozônio em materiais como a borracha, têxteis e pinturas podem também ser elevados

Agora como é que o Smog fotoquímica é formado?
O Somog fotoquímico tem sua origem   er 





CLIMA: IMPACTOS AMBIENTAIS - smog fotoquímico CLIMA: IMPACTOS AMBIENTAIS - smog fotoquímico Reviewed by Gilvan Fontanailles on dezembro 26, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!