CLIMA: Pressão Atmosférica e a influência da ALTITUDE e da LATITUDE


NOÇÕES PRELIMINARES: 

IMPORTANTE: antes de iniciarmos a aula propriamente dita, é necessário fazemos algumas explicações a respito da atmosfera:


Sabemos que a Terra é envolvida por uma camada de gases que é denominada de ATMOSFERA, podendo ser dividida em diversas camadas que variam quanto à composição, espessura e temperatura. Conforme gravura abaixo:



E que essa força tem sua origem no centro da Terra e que ela atrai tudo o que está no planeta, inclusive a atmosfera (camada de gases que circunda a crosta terrestre). Então, quanto mais próximo da superfície for o objeto, maior é a força exercida pela gravidade e, portanto, maior a pressão que a atmosfera faz sobre um ponto.

  
Dessa camadas nos interesa diretamente a TROSPOSFERA camada, que está em contato direto com a superfície da Terra:

É bom lembrar que é nela onde ocorrem fenômenos como ventos, chuvas, nuvens, e que ela tem cerca de 10 km de espessura e Concentra cerca de 75% do volume dos gases atmosféricos(isso é muito importante, lembrar disso pois o aquecimento do ar atmosferico tem haver com essa espesura e composição química).



OK!! Até aqui tudo bem? Então vamos em frente!!!


Também sabemos que ela, é composta de ar e que o AR tem peso. Esse peso deve com certeza exerce uma certa pressão(peso) sobre todos o corpos expostos ao AR em relação a superfície terrestre. OK!!! Nesse caso, o produto desse peso é o que chamamos de  Pressão atmosférica.


Conceituando:
A pressão atmosférica é definida como o peso exercido por uma coluna vertical de ar sobre a superfície. A pressão média, ao nível do mar, é admitida como sendo 1.013,25 hPa (Hectopascal) ou 1 AT (Atmosfera). Verticalmente, nas camadas inferiores da troposfera, a pressão decresce, em altitude, em média, à razão de 1 hPa a cada 9 metros.

PRESTE ATENÇÃO: 


De modo geral, podemos dizer que a variação da pressão atmosférica está ligada à temperatura e esta está ligada à força da gravidade em relação a ALTITUDE e especificamente ao tipo de incidência solar em relação a LATITUDE devido o formato esférico do planeta.

Estranho não!! Sem extresse!! É já eu te explico isso ai melhor.

OBSERVAÇÃO:
Diz-se que a pressão atmosférica é normal quando o seu valor é de 760mm/hg, o que é equivalente 1013 hPa , ou seja a pressão média para o globo terrestre ao nível do mar é aproximadamente: = 760 mm/Hg ou 1013 hPa



IMPORTANTE:
- A pressão considera-se alta quando: > 1013 hPa
- A pressão considera-se baixa quando: < 1013 hPa 

Terminada essa parte da aula vamos aprofundar o assunto! OK!

OBSERVAÇÃO:
A gente aprendeu que a pressão atmosferica funciona como uma coluna de ar que execer um certo peso sobre os corpos expostos à ela sobre a superfície terrestre.

A gente também já aludiu que a pressão atmosférica está intimamente ligada a temperatura.



LEMBRANDO
CALOR é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substância.
TEMPERATURA é uma medida da energia cinética média das moléculas ou átomos individuais.
 

E, que a temperatura varia de um lugar para outro devido a diversos fatores, sendo os principais: a altitude e a latitude.


Sendo assim a pressão variará de acordo com a temperatura do ar, mas temos algumas Exceções, quanto ao produto dessa variação!! OK!!


PRESTA ATENÇÃO:

LATITUDE e a ALTITUDE: produzem AR AQUECIDO........mas o produto desses fenômeno EM RELAÇÃO a PRESSÃO ATMOSFERICA SÃO CONTRÁIOS veja:

- (ALTITUDE)   produz AR AQUECIDO = ar PESADO ......... ALTA PRESSÃO.
- (LATITUDE)  produz AR AQUECIDO = ar LEVE ............. BAIXA PRESSÃO.

PERCEBEU A DIFRENÇA!!??? 

ATÉ AI NADA DE COMPLICAÇÃO MAS, O AR ARQUECIDO PRODUZ: 
 AR PESADO  E AR LEVE DEPENDENDO DO FATOR (latitude ou altitude) QUE A TEMPERATURA ESTIVER SUBJUGADA.



Estranho não!! Sem extresse!! É já eu explico. 

CONTINUEMOS A AULA:


A GENTE PRENDEMOS ATÉ AQUI QUE: quanto maior for a temperatura, menor será a pressão atmosférica, da mesma forma quanto menor for a pressão maior será a temperatura. OBS. Isso se levarmos em consideração APENAS O FATOR DA LATITUDE.

MAS se levarmos em consideração não mais a latitude e sim O FATOR DA ALTITUDE, ocorrerá o inverso, ou seja, quanto maior for a temperatura, maior será a pressão atmosférica e não mas como ocorre no caso da LATITUDE. OK! 

Entendeu até aqui??

Então presta ATENÇÃO!!!Nessa PERGUNTA

- E  se no caso de termos as duas situações, latitude e altitudo agindo no mesmo local? O que ocorrerá?

Bem pessoal a ALTITUDE anulará o efeito da LATITUDE!! Correto?

É ISSO MESMO!!!

PARA VOCÊ COMPREENDER MELHOR ESSES DOIS FENÔMENOS VAMOS EXPLICAR CADA UM DELES BEM DETALHADO OK!

a) LATITUDE:(na exemplificação da latitude usaremos duas regiões distintas do planeta: a região equatorial e a região polar)

LEMBRANDO:
EM RELAÇÃO A LATITUDE:

a.1) REGIÃO EQUATORIAL:A temperatura é alta a.......... pressão será BAIXA.

MOTIVO:
Devido o tipo de incidência dos raios solares. Nesse caso será na região equatorial, onde a incidência solar se dá de forma perpendicular, e isso fará com que o ar tenha maior capacidade de reter o calor na atmosfera. IMPORTANTE: Quando o ar é aquecido, fica menos denso e sobe, o que diminui a pressão sobre a superfície e forma uma área de baixa pressão atmosférica.

a.2) REGIÃO POLAR: A temperatura é baixa a.............. pressão será ALTA

MOTIVO:
Devido o tipo de incidência dos raios solares. Nesse caso será na região polar, onde a incidência solar se dá de forma inclinada, e isso fará com que o ar tenha menos capacidade de reter o calor na atmosfera. IMPORTANTE: Quando o ar é resfriado, fica mais denso e desce formando uma zona de alta pressão.


OBSERVAÇÃO:
Isso ocorrer devido ESSAS REGIÕES possuirem DIFERENTES LATITUDES 

VEJAMOS MELHOR:


Analisando a figura ACIMA podemos observar que: 

- Nas áreas próximas à linha do Equador (BAIXA LATITUDE), os raios solares atingem o planeta de forma mais perpendicular. Veja agora a figura abaixo. 

Observa-se que a incidencia dos raios solares se projetam de modo a formarem um ângulo perpendicular sobre a região equatorial, isto é, um ângulo de 90°


Nesse caso, os raios “ficam mais concentrados” faz-se com que eles sejam refletidos na mesma região(de cima para baixo ou de baixo para cima), e por atingir uma área menor faz com que seja a temperatura maior nessa região.


Então região do Equador = LATITUDE 0° (BAIXAS LATITUDES) ocorrer maior concentração de calor.OK!! Presença de clima QUENTE...maior concentração de calor.OK!!

LEMBRANDO: nas latitudes baixas tende a ocorrer temperaturas mais elevadas 

- Nas áreas próximas aos polos (ALTAS LATITUDE), os raios solares atingem a Terra de forma mais inclinada. Veja agora a figura abaixo.

Observa-se que a inclinação da superfície terrestre é maior em relação aos raios solares, e isso faz com que os raios  “se espalham mais” sobre a superfície refletindo várias outras direções, sendo mais dispersos eles acabam atingindo uma área bem maior e consequentemente, irão aquecer menos essa região fazendo com que a temperatura seja menor.







Então região polar = LATITUDE 90° (ALTAS LATITUDES) ocorrer menor concentração de calor.OK!! Presença de clima FRIO...menor concentração de calor.OK!!

LEMBRANDO: nas latitudes altas tende a ocorrer temperaturas menos elevadas

Observe o mapa abaixo:


Observe no mapa acima que as regiões com a cor vermelha, indicam as áreas do planeta onde ocorrem a presença de colunas de ar mais quentes e as parte mais claras colunas de ar mais frio.

Mas por que isso acontece?

Como sabemos a temperatura é a quantidade de calor existente em um corpo. O calor contribui para a variação de temperatura dos corpos.

Com o aumento da temperatura verifica-se uma “dilatação” do ar, logo as partículas que o constituem ficam mais afastadas, o que leva à diminuição da pressão atmosférica.

Com a diminuição da temperatura as partículas de ar ficam mais próximas, aumentando a densidade do volume de ar, o que leva ao aumento da pressão atmosférica.

Já o contrário ocorre quando o calor de um corpo aumenta, suas partículas se movem rapidamente e sua temperatura fica maior, isto é, se eleva, ele esquenta e dilata.

Pode concluir-se que quando aumenta a temperatura, diminui a pressão atmosférica.

OBS.: O mesmo não ocorrerá no caso da Altitude!

b) AlTITUDE:(na exemplificação da altitude usaremos duas regiões distintas do planeta: as regiões que stão situadas ao nível do mar e a região correspondente as cadeias de montanhas, como os Alpes, Andes etc.)

b.1) ÁREAS AO NÍVEL DO MAR: A temperatura é alta a.......... pressão será ALTA.
  
MOTIVO: Devido a maior concentração de moléculas na base da superficie dessa região a coluna de ar que se forma nessa região mesmo menos denso são mais pessados(devido a grande quantidade de moléculas de ar) e consequentemente formando-se uma maior área de retenção de calor (devido a quantidade de moléculas ali presentes). IMPORTANTE: Nesse caso, a coluna de ar que se forma nessas regiões embora mais quente é também mais pesada devido esta possuir um maior numero de moléculas de ar.

b.2) ÁREAS MONTANHOSAS: A temperatura é baixa a......... pressão será BAIXA.

MOTIVO: Devido o movimento realizado pela força gravitacional as particulas dos gases da atmosfera presente na coluna de ar que se formam sobre as regiões montanhosas migram para as regiões de baixa latitude, com menas moléculas, essa região pede consideravelmente a capacidade de reter o calor.
  IMPORTANTE: No caso da altitude é a quantidade de moléculas presentes na coluna de ar que se forma da superfície é quem determina o peso do ar nesse caso. Nesse caso, a coluna de ar que se forma nessas regiões embora fria não é mais pesada das que se formam em baixas altitudes. Pois é a quantidade de moléculas presentes na coluna de ar que se forma da superfície é quem determina o peso do ar nesse caso. 

 E só isso, não complica! Tal ok!!

Então em relação a ALTITUDE:  Quanto MAIOR A ALTITUDE ........................... ..............MENOR A COLUNA e MAIOR RAREFAÇÃO DO AR........................ O QUE DIMINUI A PRESSÃO- assim a pressão atmosférica será MENOR onde o ar for mais frio (LEVE) = BAIXA PRESSÃO
- A pressão atmosférica será MAIOR onde o ar for mais quente (PESADO) =ALTA PRESSÃO
 

IMPORTANTE:
O QUE VOCÊ TEM QUE APRENDER DESSE ASSUNTO?


A pressão atmosférica corresponde ao peso do ar sobre a superfície da Terra, variando de acordo com a temperatura:
 - nas regiões frias, o ar é mais pesado, aumentando a pressão, no caso da latitude, mas no caso da altitude diminui a pressão;
-  nas regiões quentes, o ar é mais leve, diminuindo a pressão, no caso da latitude, mas no caso da altitude ela aumenta.



Então até a próxima aula!! Valeu pessoal!!!!!

CLIMA: Pressão Atmosférica e a influência da ALTITUDE e da LATITUDE CLIMA:  Pressão Atmosférica e a influência da ALTITUDE e da LATITUDE Reviewed by Gilvan Fontanailles on novembro 25, 2012 Rating: 5

10 comentários

  1. Parabéns Gilvan! Até que enfim alguém explicou essa bagaça com boa vontade, sem medo!
    LATITUDE >> incidência dos raios solares.
    ALTITUDE >> qtd. de moléculas de ar.
    Aprendi de verdade. |o|

    ResponderExcluir
  2. Muito boooom!! Cara,desculpe a expressão, mas você é fodaaaaa!!! Tirou uma dúvida de séculos que muitas pessoas tinha e eu também! Muito professores não sabem tirar essa dúvida!! Parabéeeensss de verdade!!! Valeu cara! Valeu professor!!

    ResponderExcluir
  3. Hoje mesmo discuti com meu professor acerca desse conteúdo. No fim, acabei estando certo, já que estou confirmando com suas explicações. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o conteúdo. Parabéns.
    Só deixo, com todo o respeito, uma humilde dica: procure um revisor ortográfico urgentemente. Os erros gramaticais do texto estão prejudicando muito a leitura. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Desculpe a sinceridade mas "A GENTE PRENDEMOS ATÉ AQUI" foi forte! Não ficaria melhor "NÓS APRENDEMOS ATÉ AQUI"? Boa sorte.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela iniciativa e aula dada com muita humildade e sabedoria. Deu uma aula linda e bem explícita: a variação da pressão com a latitude e altitude.
    Contudo, tenho um reparo a fazer na sua explanação sobre a variação da pressão com a temperatura (quase nas ultimas linhas), diz que... “assim a pressão atmosférica será MENOR onde o ar for “mais frio” (LEVE) = BAIXA PRESSÃO
    - A pressão atmosférica será MAIOR onde o ar for “mais quente” (PESADO) =ALTA PRESSÃO”.
    Trarei aqui um exemplo muito simples: se alguém fuma um cigarro, a fumaça tem tendência a elevar-se (subir) porque o fumo é um gás quente (moléculas dispersas), logo é leve, então o peso do ar é menor (baixas pressões).
    Em contrapartida, se reparar a neblina ou mesmo nevoeiro logo nas manhãs, verás que as gotículas esbranquiçadas tendem a cair para superfície, notando-se pela humidade do chão, este fenômeno clarifica logo que este/s processos de condensação ocorrem em ambientes frios e como o frio tem maior peso, desce para as baixas altitudes, criando altas pressões.

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!