CLIMA: Noções Gerais



Fala galera!! Na aula de hoje vamos estudar um dos assunto mais cobrados nos vestibulares pelo Brasil a fora, que é o tema clima. Até porque ultimamente está na moda falar desse tema nos meio de comunicações (as mudanças cliḿaticas) as mudanças que podem está ou não ocorrendo no clima a nível global no mundo. E também pela importância que o clima tem na organização da nossa vida, seja na nossa vida social ou na nossa organização econômica de um páis de uma região ou do mundo. Então por tudo isso o clima é um tema  bastante recorrente. 

NOÇÕES PRELIMINARES 
Bem pessoal!! Quando a gente abordar o tema clima em uma questão de vestibular a gente vai precisar entender  primeiramente  que devemos entender que o clima é um fenômeno composto por alguns elementos. 
 
ELEMENTOS DO CLIMA

Temperatura – As temperaturas não são iguais em toda a superfície terrestre. Em geral, variam em função da latitude, da altitude e da maritimidade e continentalidade.
Pluviosidade (precipitação)  –  A precipitação varia principalmente em função da latitude e da maritimidade e continentalidade.
Pressão (atmosférica)  –  A pressão atmosférica não é igual em todo o planeta. As diferenças de pressão atmosférica ocorrem porque a Terra recebe quantidades desiguais de radiação solar. A pressão atmosférica exerce grande influência nos tipos de clima. A diferença de pressão dá origem aos ventos e, em última análise, à circulação geral da atmosfera.

Vento é o ar em movimento. São as diferenças de pressão atmosférica, como mencionando, que explicam esse movimento, que ocorre principalmente na horizontal, isto é, de uma área para outra. Mas esse movimento também pode ser vertical, ou seja, da superfície, onde o ar é mais aquecido, para altitudes mais elevadas.
Umidade

São estes elementos que determinam a dinâmica climática global, e que podem variar de acordo com a área selecionada do globo que se deseja estudar.

EXEMPLIFICANDO:
A temperatura do Brasil não é a mesma da Europa, nem a mesma  temperatura da Antártida. E até mesmo dentro do Brasil temos uma série de diferenças de temperaturas, de umidade e de outros elementos climáticos dentro do território brasileiro. OK!

Mas por que, que eles variam tanto de um lugar para outro no planeta ou até mesmo dentro de um país ou região?

Bem pessoal!! Quando vocẽ começa a se questionar a esse respeito, isto é, tenta entender, o porquê dessa variação da temperatura ou da umidade no planeta, etc., A gente vai encontrar explicações para essas interrogações na atuação de alguns fatores geográficos que interferem diretamente ou indiretamente na determinação climáticas do planeta em relação aos elementos já citados. E quais são esses fatores?       
FATORES DO CLIMA

Latitudes- A temperatura varia na razão inversa da latitude. Assim, quanto mais baixa for a latitude, mais elevada será a temperatura.

Altitude- A temperatura também varia na razão inversa da altitude. Assim, quanto maior a altitude, menor a temperatura do ar atmosférico.

Massas de Ar - As variações do tempo atmosférico, que podem ser normalmente muito bruscas num único dia ou em períodos mais longos, são causadas pelo deslocamento das massas de ar. Apesar de as massas de ar se localizar numa imensa região oceânica ou continental, elas se movimentam, entra em choque e empurram umas às outras. Quando uma massa de ar se afasta de sua área de origem, ela leva consigo, suas características originais (umidade, temperatura). É por isso que massas de ar úmidas tendem a provocar chuvas nas áreas que atingem em seu deslocamento. E massas de ar frias costumam provocar queda de temperatura nas áreas para onde se deslocam.

Continentalidade/Maritimidade- As áreas próximas ao mar apresentam, em geral, amplitude térmica pequena, ou seja, sofrem pequenas variações de temperatura. Já as áreas localizadas no interior do continente, onde a influência marítima é menor, apresentam oscilações de temperatura bem mais acentuadas. Cidades com latitudes iguais ou muito próximas, situadas no litoral e no interior dos continentes, apresentam amplitudes térmicas bastante diferenciadas.

Correntes Marítimas - São grandes massas de água que se deslocam pelo oceano com condições próprias de temperatura, salinidade e pressão. Possuem  grande influência no clima, além de favorecerem a atividade pesqueira em áreas de encontro de correntes quentes e frias, nas quais há a ressurgência de plâncton.


Vegetação – As plantas retiram umidade do solo pela raiz e a enviam à atmosfera pelas folhas (evapotranspiração). Além disso, a vegetação impede que os raios solares incidam diretamente sobre a superfície. Assim, com o desmatamento, há uma grande diminuição da umidade e, portanto, das chuvas, além de um aumento significativo das temperaturas médias.

Relevo – Além de estar associado à altitude, que é um fator climático, o relevo também influi na temperatura e na umidade, ao facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar. Por exemplo, no Brasil, a disposição longitudinal das serras no Centro-Sul do país formam um “corredor” que facilita a circulação da massa polar atlântica e dificulta a circulação da massa tropical atlântica.

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:

01–(UFMS) Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?

a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico.
b) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico
c) Temperatura do ar, pressão altitude, hidrografia e massas de ar.
d) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo. 
e). Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.

02– (UNIFEI) Pode-se afirmar que o clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico, ao longo do ano, num determinado lugar da Terra. O clima tem comportamento diversificado, que é caracterizado pela combinação de diferentes fatores. Com relação aos fatores climáticos, assinale a alternativa incorreta.

a) A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas.
b) As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas.
c) As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas, e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela terra.
d) Em maiores altitudes, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, há mais concentração de gases e umidade, o que aumenta a retenção de calor.


03–Os raios solares, ao atingirem a atmosfera terrestre, aquecem os gases da atmosfera. Afirma-se que o aquecimento da atmosfera pelos raios solares é realizado de maneira indireta, pois provém, na maior quantidade, da reflexão deles na superfície terrestre. O calor refletido pela superfície terrestre varia de acordo com:

a) Longitude, latitude, quantidade de vegetação e continentalidade
b) Latitude, longitude ,maritimidade e continentalidade
c) Latitude, altitude, maritimidade e continentalidade
d) Longitude, altitude , quantidade de ausência de vegetação e maritimidade
e) Longitude, altitude, latitude e maritimidade.

04– (UNIFEI) O clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico durante um longo período. Com relação ao clima, analise as afirmativas e assinale a opção correta.

I.      São fatores climáticos a latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade.
II.     Ilhas de calor são um fenômeno climático típico de grandes aglomerações urbanas.
III.   A ação diferenciada das massas de ar ao longo do ano é um dos fatores que explicam a variação do comportamento do tempo.
IV.   A inversão térmica é um fenômeno natural que pode ocorrer em qualquer parte do planeta e geralmente acontece no final da madrugada e no início da manhã, principalmente nos meses de inverno.

a) Apenas I e III estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas I, II e III estão corretas.
d) Todas estão corretas.
CLIMA: Noções Gerais CLIMA: Noções Gerais Reviewed by Gilvan Fontanailles on novembro 20, 2012 Rating: 5

5 comentários

Slider

[recent]

Anuncios!