LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


28/11/2012

CLIMA: influência da ALTITUDE


NOÇÕES PRELIMINARES:


A paisagem acima é um exemplo clássico corresponde à variação de temperatura pela altitude. Isso acontece devido  a irradiação solar se dá no caso dessa montanha de  forma inclinada (devido ser um acidente geográfico) e pelo fato da montanha ocupar relativamente uma áreas (espaço) da superfície terrestre que deveria ser ocupado pela camada de ar que forma a atmosfera. Essas duas implicações interferem diretamente no processo de receptação e captação e retenção de calor no ar atmosférico onde se situar essas montanhas.OK!! 



a) CONCEITO: 
OBSERVE a gravura abaixo.

Analisando a gravura acima podemos dizer que altitude é a altura de qualquer objeto ou acidente geográfico em relação ao nível do mar. Isto é, distância em metros medida na vertical desde o nível médio das águas do mar até um determinado lugar. 
OBS.:
Ela pode ser:
- Positiva(lugar referente ao ponto A); ou 
- Negativa (lugares referentes aos pontos B e C).



b) ALTITUDE e o CLIMA:

Para o entendimento da ocorrência do fenômeno(da influência da altitude sobre o clima) precisamos observar dois fatores: o tipo de incidência solar  que ocorre no lugar e a expessura da coluna da atmosfera do lugar.


Antes porém, ainda se faz necessário lembrar, dentre todas as camadas que compõem a atmosfera a TROPOSFERA é a camada que está em contato direto com a superfície da Terra. Ele possui um espessura de cerca de 10 Km de altura e nela se concentra cerca de 75% das partículas (moléculas) que forma o volume dos gases atmosféricos que forma a atmosfera. Essa ultima característica confere a essa camada da atmosfera ser o local onde ocorrem fenômenos como ventos, chuvas, nuvens, etc, isto é, os fenômenos atmosféricos. 


b.1) TIPO DE INCIDÊNCIA SOLAR QUE OCORRE NOLUGAR .

Agora veja a figura baixo. Ao visualizar essa gravura é importante que você analise a forma como ocorre a dispersão da iradição solar nas regiões indicadas pelas letras A e B.  


Veja que a dispersão da incidência solar nos ponto A e B ocorrem da mesma forma. E o que isso nos indica? Que o ar atmosferico terá menor capacidade em reter calor.

Observa-se que, os raios se  incidirem de forma transversal sobre a surpefície terrestre nos pontos destacados. E sabemos que ao retornarem para a atmosfera  os raios  “se espalham mais”  refletindo para atmosfera em várias outras direções, o que dininuirá a energia da radiação solar sobre o anteparo(solo). Como isso, a irradiação solar ao se transformar em calor  terá menas intensidade térmica e consequentemente aquecerá  menos o solo



Quanto maior a altitude, mais o ar se torna rarefeito, isto é, quanto mais alto o lugar, menor é a concentração de gases e de umidade, fato que faz com que a capacidade de retenção de calor nas camadas mais elevadas da atmosfera se reduza, diminuindo a temperatura.


Isso explicar a ocorrência de ar FRIO nessas duas áreas, mas existe um outro fator que ajudar a explicar as temperaturas baixas nas elevadas altitude que é a expessura da coluna atmosferica do lugar.
b.2) EXPESSURA DA COLUNA ARTMOSFÉRICA DO LUGAR.
Outro ponto importante  sobre esses fenômeno é a quantidade de partículas de moléculas de gases atmosféricos  que compõem a coluna de ar que forma a atmosfera do lugar.

A gente aprendeu que a pressão atmosferica funciona como uma coluna de ar que execer um certo peso sobre os corpos expostos à ela sobre a superfície terrestre.

Sendo assim a pressão variará de acordo com o peso do AR no caso da altitude, isto está ligado a quantidade de moléculas de gases atmosféricos.

Observe a gravura abaixo:


Observa-se que na gravura do lado esquerdo que quanto mais próximo for da superficie terrestre maior será o número de moléculas de gases atmosferico. O oposto ocorre ao se distância da superfície terrestre, observa-se o ar mais com menas moléculas, isto é,  o ar se torna mais rarefeito. Conclui-se que a quantidade de particulas em ambas as colunas de ar não são iguais. E indica que aonde haver maior numeros de moléculas o ar sera mais pesado, e consequentemente mais quente. O contrário ocorr nas elavadas altitude. Com uma coluna de ar não tão alta, menas moléculas (= baixa pressão) o que faz essa atmosfera ter menos capacidade de reter calor  (= ar mais frio) e rarefeito. 

Agora por que isso acontece(MOTIVO)??

A variação da pressão atmosférica está ligada à força da gravidade. Essa força tem origem no centro da Terra e atrai tudo o que está no planeta, inclusive a atmosfera (camada de gases que circunda a crosta terrestre). Quanto mais próximo da superfície, maior é a força exercida e, portanto, maior a pressão que a atmosfera faz sobre um ponto.


Exemplificando:



Com base na análise da temperatura nas três situações descrita na gravura acima pode-se concluir que a temperatura diminui com o aumento da altitude. E que em média, para cada 200 metros de altitude que se sobe, a temperatura diminui  aproximadamente 1º C.

Pegando o ponto A como referência podemos fazer o seguinte raciocínio:
Ponto A =       0 m = 22°C
Ponto B =   600 m = 19°C (  600m/200= 3 ou seja - 3°C)
Ponto C = 1200 m = 16°C (1200m/200= 6 ou seja - 6°C)
IMPORTANTE:
A altitude é tão importante para a determinação da temperatura que mesmo em áreas de baixa latitude(clima quente) podemos encontrar montanhas com neve eterna.

Vejamos agravura abaixo:

Ao visualizarmos uma fotografia como essa acima, refletimos sobre  o porquê da existência de clima tão frio como esse capaz de transformar uma paisagem típica de uma região quente do planeta em verdaeiras geleiras, paisagens típicas da região polar.  
c) A ALTITUDE ANULA A LATITUDE 
Na tabela abaixo são comparadas algumas cidades litorâneas (baixa altitude, nível do mar) com cidades de planalto ou de montanhas(alta altitude), para podermos constatar a influencia da altitude na temperatura.OK!!

Então vamos analisar a tabela?

COMO A ALTITUDE ANULA A LATITUDE
Cidade
Altitude
Latitude
Média Térmica Anual
Vitória
2m
20º19’S
24,4ºC
Belo Horizonte
852m
19º56’S
21,5ºC
Rio de Janeiro
5m
22º54’S
23,8ºC
São Paulo
731m
23º32’S
19,8ºC


O que é que se você conclui dessas informações?

IMPORTANTE:
Isso ocorrer devido ESSAS REGIÕES possuirem DIFERENTES ALTITUDES 

EXEMPLIFICANDO: 
A diferença de temperatura média anual entre São Paulo, a uma altitude de aproximada de 700 m e uma temperatura média de 20,0°C, e Santos, a uma altitude de 5 m e com temperatura média anual de 24,0 °C pode ser entendida através de diferença de altitudes. A diminuição vertical média da temperatura na troposfera é de 6,5°C por km. Isso é o que denominamos de gradiente adiabático atmosférico, ou seja, redução da temperatura do ar por expansão do volume sem que ocorra troca de energia com o entorno.

Veja a gravura abaixo:.



Influência da altitude na temperatura
 
A cidade de Vitória, no Espírito Santo, é praticamente plana, possuindo altitude de 2 m e latitude 20º19’S; sua média térmica anual é de 24,4ºC. Em comparação, a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, apesar de possuir menor latitude (19º56’S), é mais fria, possuindo média térmica anual de 21,5ºC. Isso acontece porque sua altitude é de 852 m, bem mais elevada que a cidade de Vitória.



ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:

1 - (UFES) A altitude é um fator que influencia condições ambientais e, por isso, é levada em consideração na prática esportiva. É CORRETO afirmar que o aumento da altitude causa:

a) aumento da longitude.
b) diminuição da pressão atmosférica.
c) aumento da densidade do ar.
d) diminuição da latitude.
e) diminuição dos valores de insolação

  




Um comentário:

  1. A revisão do texto e correção de erros no uso da Língua Portuguesa precisam ser realizadas antes da publicação.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...