O Capitalismo Financeiro ou Monopolista

A partir de 1870 surge uma nova forma de capitalismo, o capitalismo financeiro ou capitalismo monopolista, esse surgimento foi uma das principais mudanças econômicas da História Contemporânea.

Nos anos de 1870 a 1900 acontecia a chamada Revolução Industrial, tanto Os EUA quanto a Europa passava por consideráveis mudanças sociais (transporte e comunicação), industriais (novas fontes de energia e aço) e aumento consideravel da população. Esse novo cenário possibilitou o aumento o aumento da população e incentivou as grandes empresas a ampliar seus negócios.

A partir de então os bancos passaram controlar grandes empresas norte-americanas e europeias. Os grandes grupos financeiros passaram a dominar as empresas e os industriais foram transformados em (trabalhadores) diretores assalariado,s delegados dos verdadeiros proprietários. O capitalismo financeiro ou monopolista apresentou modelos fundamentais, o domínio da indústria pelas inversões bamcarias; a formação das grandes reservas de capitais; a distinção entre a propriedade particular dos dirigentes das empresas e o patrimônio e a responsabilidade econômica  da empresa. Mas a maior característica do capitalismo financeiro ou monopolista foi a expansão imperialista.

A grande acumulação de capital da industria mordena era organizada de acordo com os trustes (fusão de diversas empresas do mesmo ramo), os cartéis (grupos de grandes empresas independentes que estabelecem entre si um acordo com o objetivo de controlar os preços ou o mercado de um determinado setor) e as holding (empresa que domina o controle de ações ). A Holding não intromete na produção, mas recebe seus lucros pagos pelas unidades produtoras.

As sociedades anônimas S/A representam um tipo de empresa comercial com características supostamente democráticas. Essas S/A são constituídas, geralmente, por milhões de proprietários, ou seja, milhões de indivíduos que empregam suas economias comprando ações ações, só que na prática, a direção das S/A está nas mãos de um grupo de diretores, escolhidos por uma maioria de acionistas que monopoliza as ações com direito a voto. Nota-se que na Primeira Guerra Mundial até os dias atuais os monopólios industiais perduaram com ínfimas transformações na estrutura capitalista financeira ou monopolista

Fonte:http://www.brasilescola.com/historiag/o-capitalismo-financeiro.htm
SAIBA UM POUCO MAIS........


A SEGUNDA REVOLUçãO INDUSTRIAL, NEOCOLONIALISMO E IMPERIALISMO
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Na segunda metade do século XIX, a revolução Industrial deixou de ficar restrita à Inglaterra, expandindo-se para a Bélgica, França, Alemanha, Itália, Rússia e Estados Unidos  -  foi um período de profundas transformações, como:
  • mudanças na organização econômica com o surgimento de sociedades bancárias mais poderosas, que passaram a controlar o crédito, interferindo no desenvolvimento do setor industrial.
  • aparecimento das novas estruturas de empresas: sociedade por ações (que eram negociadas nas bolsas de valores)  -  fortalecimento do capital financeiro, que tende a unir-se ao capital industrial.
  • inovações nas fontes de energia: petrolíferas e elétricas (permitindo entre 1868 e 1880 o motor a explosão interna e o desenvolvimento do automóvel e mais tarde da aviação).
  • inovações técnicas e novos inventos:
  • desenvolvimento das indústrias química e metalúrgica: corantes, graxas, combustíveis, explosivos, fotografia, melhoria na produção do aço, alumínio, etc.
  • tecnologia traz conforto aos lares: máquina de costura, fogão a gás, etc.
  • melhoria e novos inventos nas comunicações, como telégrafo elétrico, cabo submarino, telefone, rádio, ferrovias, navio a vapor, trens metropolitanos (o primeiro em Londres em 1860).
O Capitalismo Financeiro ou Monopolista O Capitalismo Financeiro ou Monopolista Reviewed by Gilvan Fontanailles on junho 25, 2012 Rating: 5

Um comentário

  1. Muito bom! Encontrei as duas pesquisas que precisava em um só site! Ótimo!

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!