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Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


16/03/2012

ASSUNTO: PRINCÍPIOS GEOGRÁFICOS



Objetivo da aula:

Olá! pessoal !!! Tudo bem?
Hoje vamos iniciar um dos últimos assunto tratado no estudo da introdução a geografia. Tratam-se da do estudo dos Princípios geográficos.

NOÇÕES PRELIMINARES:

São utilizados em atividades que vão desde a análise de relações internacionais, até a seleção de locais apropriados construções; desde o planejamento do uso do solo para pequenas comunidades, até o planejamento regional de projetos de desenvolvimento que afetam grandes áreas; desde o ensino na escola fundamental, até a compreensão e a minimização de danos causados por desastres naturais.

Então vamos lá... 

1- Princípio da extensão -Friedrich Ratzel (1844- 1904).

Isto é, localiza e delimita áreas em um mapa; identificando a paisagem, o espaço, ou o fato geográfico a ser estudado; ou seja, um território que esteja em crescimento econômico, cultural e político, tem que se expandir. A idéia de expansão era associada ao tamanho do território e Ratzel entendia que todo território esta em movimento, ou em crescimento ou desaparecendo.

OBERVAÇÃO: O princípio diz que é preciso delimitar o fato a ser estudado, localizando-o na superfície terrestre.

Exemplificando: Quando apresentamos a área de um país.
2- Princípio da analogia- também chamado Geografia Geral, exposto por Karl Ritter (1779-1859) e Paul Vidal de La Blache (1845-1918).

Isto é, comparação das realidades estudadas; estabelecendo características das diversas áreas do planeta. Esse principio entende que a geografia deve descrever áreas (clima, vegetação, relevo, economia) diferentes e assim, iniciar a comparação.

OBERVAÇÃO: Estes autores mostraram que é preciso comparar o fato ou área estudada com outros fatos ou áreas da superfície terrestre, em busca de semelhanças e diferenças.

Exemplificando. Comparação do rio São Francisco com Nilo africano por exemplo.

3- Princípio da causalidade- formulado por Alexander Von Humboldt (1769-1859),

Isto é, causas e efeitos no Meio geográfico

OBERVAÇÃO: que diz respeito à necessidade de explicar o porquê dos fatos.

Exemplificando: A causa do terremoto no Haiti (movimento das placas tectônicas).
4- Princípio da conexidade ou interação apresentado por Jean Brunhes (1869-1930).

Isto é, um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente. Ele sempre vai estar ligado (conectado) com outras disciplinas do conhecimento humano. É a análise geográfica que parte da relação entre determinadas áreas e momentos históricos específicos.

OBERVAÇÃO: Segundo Jean Brunhes, os fatos não são isolados, e sim inseridos num sistema de relações, tanto locais quanto inter-locais.
Exemplificando: A crise imobiliário nos EUA afetou o mundo.

5- Princípio da atividade- formulado também por Brunhes
Isto é, estudo das constantes modificações do Meio, ou seja; entende que a geografia deve analisar a realidade levando em consideração a continuidade dos fatos, que a relação sociedade x natureza é contínua e ininterrupta.
OBERVAÇÃO: que afirma ter os fatos um caráter dinâmico, mutável, o que demanda o conhecimento do passado para a compreensão do presente e previsão do futuro.
Exemplificando: O clima sofre ação dos elementos naturais.

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

1.Indique os Princípios Metodológicos da Geografia de acordo com as características abaixo:

a) Localizar o fato geográfico: _____________________________________________________
b) Buscar semelhanças e diferenças: _________________________________________________
c) Investigar o caráter dinâmico dos fatos: _________________________________________
d) Buscar os "porquês" dos fatos: ___________________________________________________
e) Buscar o elo ou ligações entre os fatos: _________________________________________

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