ASSUNTO: Evolução do pensamento geográfico IV - Geografia Crítica ou Radical


Olá pessoal! Tudo bem? Hoje vamos estudar a última corrente do pensamento geográfico prevista no programa do nosso curso de introdução a ciência geográfica.

NOÇÕES PRELIMINARES:

o espaço geográfico nessa escola geográfica é visto como a própria sociedade (espacializada), fruto da reprodução do modo capitalista de produção.Nessa perspectiva o espaço é movido pelas contradições presentes e por um processo dialético. Por isso, os geógrafos que a defendem passam à criticar de forma viemente o empirismo exacerbado da Geografia Tradicional e todas as outras decorrências da fundamentação positivista, quanto ao apego as velhas teorias, e criticava ainda, dentre muitas coisas colocadas pelas correntes anteriores, a despolitização ideológica do discurso geográfico, que afastava do âmbito dessa disciplina a discussão das questões sociais. 
Dessa forma a geografia crítica luta pela conscientização da população e defesa do saber como instrumento de mudança da realidade das classes menos favorecidas.
Para os geógrafos dessa nova corrente o subdesenvolvimento dos países pobres é fruto da luta de classes que existe desde os primodios (como afirmava Karl Marx), onde a existência e manutenção dos países ricos é sustentada a partir da existência dos países pobres, sendo um parte do outro, em um processo que se forma através do tempo em um materialismo histórico que se constitui pelos processos sociais que se relacionam pela produção e reprodução da base material da vida até os dias de hoje. 
Segundo FERREIRA e SIMÕES (1986, p. 90), as principais críticas surgidas as correntes anteriores são:


- Os modelos em que ela se apóia são insuficientes para explicar a realidade;

- Os modelos encontram-se afastados da conduta real do homem;

- Os modelos procuram apenas descobrir o aspecto que tomaria o mundo em consideração apenas certos pressupostos da racionalidade econômica;

- A Nova Geografia não se preocupa com a resolução dos problemas sociais.

 
A principal função da geografia é agora a de analisar espaço geográfico e nesse espaço os geógrafos devem-se  empenharem na tarefa de elaborar de um método para analisar as contradições sociais no espaço levando ao entendimento deste mecanismo (desigualdade socioeconômica entre as pessoas) o materialismo histórico juntamente com o método dialético, desmascarando as outras escolas geográficas ao demonstrar que o papel dessas escolas é o de legitimar os interesses econômicos das classes dominantes.
Na teoria da dialética espacial as relações espaciais são vistas como refletindo as relações sociais; se, nas relações sociais,algumas pessoas trabalhar para sustentar as outras, então no espaço as pessoas da periferia trabalham para sustentar as pessoas dos centros metropolitanos, inevitavelmente estabelecendo contradições e conflitos espaciais. Assim na descrição obvia do espaço em centro (pais rico) e periferia (país pobre) é rapidamente ultrapassada a fim de se atingi-se a análise mais complexa das relações espaciais. Isto é a existência e manutenção dos países ricos é sustentada a partir da existência dos países pobres, um é parte do outro. A questão agora é não só saber que o espaço produzido é desigual, mas compreender que a sua essência produz essa desigualdade.



Valeu galera até aproxima!!!!

ASSUNTO: Evolução do pensamento geográfico IV - Geografia Crítica ou Radical ASSUNTO: Evolução do pensamento geográfico IV - Geografia Crítica ou Radical Reviewed by Gilvan Fontanailles on março 16, 2012 Rating: 5

2 comentários

  1. realmente a desigualdade e grande sendo que poderia ser planejado para que todos tenha vida normal sem sofrimento ao ser humano so que o grande se favorecendo todos perde porque o ar e o mesmo a terra e a mesma. qual a qualidade de vida que o ser podera ter

    ResponderExcluir
  2. realmente a desigualdade e grande sendo que poderia ser planejado para que todos tenha vida normal sem sofrimento ao ser humano so que o grande se favorecendo todos perde porque o ar e o mesmo a terra e a mesma. qual a qualidade de vida que o ser podera ter

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!