ASSUNTO: Evolução do pensamento geográfico


Objetivo da aula:

Olá pessoal! Tudo Bem? hoje vamos iniciar uma nova etapa sobre o estudo de introdução a ciência geográfica. Nessa semana vamos tratar sobre o que foi a sistematização do pensamento e ensino da geografia enquanto ciência moderna. e por último caracterizar as principais correntes do pensamento geográfico. OK?

NOÇÕES PRELIMINARES

Bem pessoal! O desenvolvimento da Geografia enquanto ciência passou por muitas correntes até chegar às vertentes atuais, que nos interessam por serem constituintes do currículo atual do ensino de Geografia especificamente do ensino médio, especialmente vamos dá maior ênfase c compreensão do que seja a corrente do pensamento da Geografia Critica, da Geografia Humanística (Cultural) e por fim da Geografia Ambiental. devido essas serem as correntes trabalhadas nos principais vestibulares do Brasil e principalmente no ENEM.A partir dessas noções preliminares podemos iniciar nossa aula propriamente dita

Então vamos lá

I. SISTEMATIZAÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
A sistematização da Geografia teve inicio em meados do século XIX, com Humboldt e Ritter.

Alexandre Von Humboldt: Geógrafo alemão; foi o primeiro a relacionar clima, solo e vegetação, onde em sua obra Kosmos, mostrou que tudo funciona em plena interação.
Karl RitterGeógrafo alemão; descreve a relação entre natureza e o Homem, ou seja, a influência dos fenômenos físicos na atividade humana.

IMPORTANTE:
Estes dois geógrafos criam uma Metodologia própria e um carácter sistemático para trabalhar na análise geográfica. São por isso, considerados os fundadores da Geografia Moderna.

As correntes de pensamento geográfico que conhecemos hoje são derivadas dos trabalhos desenvolvidos por Humboldt e Ritter como já foi salientado. A partir do que eles sistematizaram vamos ter o surgimento de várias correntes de pensamento geográfico, a saber: o Determinismo Ambiental, o Possibilismo, o Método Regional, a Nova Geografia e a Geografia Crítica.

IMPORTANTE SABER:
Segundo CORREA (2000) cada uma delas com suas práticas teóricas, empíricas e políticas, seguindo uma seqüência histórica predomina e, ou coexiste com outra corrente.
Vejamos cada uma delas detalhadamente:
ASSUNTO: Evolução do pensamento geográfico ASSUNTO: Evolução do pensamento geográfico Reviewed by Gilvan Fontanailles on março 08, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!