LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


08/03/2012

Assunto: Espaço Geografico

Objetivos da aula:


OláPessoal!! Tudo bem? Hoje falaremos sobre noções básicas de algumas categorias geoespacias. Nessa aula você vai aprender diferenciar os principais conceitos da ciência geográfica.

NOÇÔES PRELIMINARES:

Toda ciência é formulada por conceitos. A linguagem geográfica necessita da formulação de conceitos-chave como pré-requisito para a análise dos fenômenos geográficos. Tomando a sociedade como objeto de estudo da Geografia apontamos seus 5 conceitos fundamentais:
- LUGAR (espaço cotidiano);
- PAISAGEM (porção do espaço que vejo e sinto);
- ESPAÇO GEOGRÁFICO (espaço transformado);
- TERRITÓRIO (espaço de poder);
- REGIÃO (espaço diferente).
Todos eles guardam forte grau de parentesco entre si, pois todos se referem a ação humana modelando o Espaço. São ferramentas de análise do espaço geográfico.

O Objetivo da geografia é o estudo do espaço, espaço este físico e social, ou seja, o espaço geográfico, buscando determinar uma compreensão das transformações que alteram e condicionam esse espaço de inter-relações humanas. A palavra geografia vem do grego e significa “descrição da terra”. Durante vários anos, os especialistas dessa ciência restringiram-se a descrever a paisagem, estudando o espaço como algo estático à sociedade.

Contudo, com a evolução da geografia, houve uma mudança de foco de estudo, em que pode se perceber que a análise do espaço vai além da descrição da paisagem, inserindo-se dentro do contexto da análise das relações humanas, entende-se assim que a sociedade participa ativamente da construção do espaço através do trabalho.


Espaço Construído Pelo Homem: são os espaços resultantes da ação antrópica (humana). Esse espaço se transforma pela ação do homem sobre o meio. Exemplos dessa ação são facilmente percebidos no meio ambiente em que vivemos, como nos casos das residências; “shopping centers”; indústrias; dentre outros. Esse espaço pode ser chamado de paisagem cultural

Espaço Construído Naturalmente: esse espaço é determinado por fatores físicos e naturais (ventos, chuvas, temperatura, movimentos internos...). Esses fatores formam a paisagem natural. Exemplos: ilhas, chapadas, dentre outros.

O espaço geográfico é formado pela paisagem natural associado ao meio social, que cresce a cada dia e se torna mais dinâmico. Podemos caracterizar a paisagem como uma “fotografia”, e o espaço geográfico como uma sucessão dessas fotografias, “um filme”.

A sociedade determina a construção do espaço através do trabalho, esse fator ocasiona as diferentes formas de lugar presentes no espaço, no sentido de que o ambiente construído é gerado através de fatores típicos do grupo que vivência o lugar. 

A modificação no espaço geográfico, a qual é realizada pela sociedade, está se tornando cada vez mais intensa. Grande parte das vezes essas transformações têm acarretado grandes prejuízos para o ambiente e para a própria sociedade, por ser feita sem um planejamento eficaz. A ação do homem sobre o espaço se tornou tão intensa que hoje já é possível determinar que não exista mais paisagens plenamente naturais (primeira natureza), pois o homem, direta ou indiretamente, já interferiu no ambiente. Essa interferência é fácil de ser notada, como o desmatamento e o aumento das áreas de deserto; as mudanças climáticas; o buraco na camada de ozônio, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...